Os acidentes de trabalho são um dos motivos que mais afastam funcionários, por longos períodos da sua jornada. Para evitar simples machucados, ou até lesões mais graves, o trabalho de conscientização de sua equipe deve ser muito bem feito e orientado por profissionais especialistas no cuidado com a saúde do trabalhador. Esse trabalho de sensibilização é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Esta comissão é responsável por avaliar o ambiente em que os funcionários se encontram e apontar os possíveis riscos de suas funções.
A CIPA x Prevenção de segurança do trabalho
Para saber melhor como a CIPA pode atuar no seu local de trabalho, diminuindo os riscos de acidentes e para a saúde de seus funcionários, confira três ações que são implantadas por essa equipe de segurança do trabalho.
#1ª Dica CIPA – Campanhas informativas
A CIPA é sempre responsável por organizar campanhas, palestras e atividades que ajudam a conscientizar o trabalhador. Nestas seções são explicados sobre os riscos no ambiente de trabalho e a integridade física e saúde do colaborador. Essas palestras, que devem acontecer com uma periodicidade relativamente alta, são ótimas oportunidades para que os funcionários tirem dúvidas e aprendam um pouco mais sobre os cuidados que devem ser tomados na sua rotina de trabalho.
#2ª Dica CIPA – Observar falhas de ergonomia
Um dos riscos para a saúde em um ambiente de trabalho é oferecido pela falta de cuidado com a ergonomia. Cadeiras mal posicionadas; mesas muito altas ou muito baixas; telas de computador sem proteção; todos esses pequenos cuidados podem atingir, a longo prazo, a saúde de um funcionário da empresa. Cabe a CIPA identificar esses problemas e orientar os supervisores responsáveis por essas mudanças.
Dica de leitura: Custos dos acidentes de trabalho
#3ª Dica CIPA – Valorizar o uso de EPIs
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serve para garantir a integridade dos que atuam em funções de risco. Esse uso, entretanto, é frequentemente negligenciado por muitos trabalhadores. Infelizmente muitos acreditam que não precisam dessas proteções extras para evitar acidentes.
A CIPA deve orientar, alertar e, em último caso, notificar esses funcionários que ignoram o uso de EPIs. Somente com muita insistência é possível extinguir atos de negligência!
O cuidado com a segurança do trabalhador é a única maneira de diminuir o risco de acidentes e de afastamento de funcionários em uma empresa ou instituição, garantindo também aumento da produtividade e da saúde de toda a sua equipe.