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3 ações que ajudam a evitar acidentes no seu local de trabalho

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Os acidentes de trabalho são um dos motivos que mais afastam trabalhadores e funcionários, por longos períodos de tempo da sua jornada profissional. Para evitar simples machucados, ou até lesões mais graves, o trabalho de conscientização de sua equipe deve ser muito bem feito e orientado por profissionais especialistas no cuidado com a saúde do trabalhador. Esse trabalho de sensibilização é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é a equipe responsável por avaliar o ambiente em que os funcionários se encontram e apontar os possíveis riscos de suas funções.

Para saber melhor como a CIPA pode atuar no seu local de trabalho, diminuindo os riscos de acidentes e para a saúde de seus funcionários, confira nesse artigo três ações que são implantadas por essa equipe de segurança do trabalho.

Campanhas informativas

A CIPA é sempre responsável por organizar campanhas, palestras e atividades que ajudam a conscientizar o trabalhador com relação aos riscos apresentados no seu ambiente de trabalho para a sua integridade física e a sua saúde. Essas palestras, que devem acontecer com uma periodicidade relativamente alta, são ótimas oportunidades para que os funcionários tirem dúvidas e aprendam um pouco mais sobre os cuidados que devem ser tomados na sua rotina de trabalho.

Observar falhas de ergonomia

Um dos grandes riscos para a saúde do trabalhador em um ambiente de trabalho é oferecido pela falta de cuidado com a ergonomia. Cadeiras mal posicionadas, mesas muito altas ou muito baixas, telas de computador sem proteção: todos esses pequenos cuidados podem atingir, a longo prazo, a saúde de um funcionário da empresa. Cabe a CIPA saber identificar esses problemas e orientar os supervisores responsáveis por essas mudanças.

Valorizar o uso de EPIs

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é essencial para garantir a segurança física de funcionários que atuam em várias funções de risco. Esse uso, entretanto, é frequentemente negligenciado por muitos trabalhadores, que acreditam não precisar dessas proteções extras para evitar acidentes.

A CIPA deve orientar, alertar e, em último caso, notificar esses funcionários que ignoram o uso de EPIs, para que esse pequeno ato de negligência não resulte em acidentes mais graves para uma empresa ou uma instituição de trabalho.

O cuidado com a segurança do trabalhador é a única maneira de diminuir o risco de acidentes e de afastamento de funcionários em uma empresa ou instituição, garantindo também aumento da produtividade e da saúde de toda a sua equipe.

Você quer saber como instalar uma rotina de segurança do trabalho e treinar uma equipe de CIPA para reduzir o número de acidentes na sua empresa? Entre em contato com a Templum e descubra mais sobre o nosso trabalho!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas. Visite seu site para saber mais.
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