Programa 5S

O que é 5S?

5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

Os princípios utilizados pelo programa 5S para alcançar a  melhoria contínua e a qualidade total não são diferentes ds alguns princípios fundamentais para o crescimento humano e profissional.

O 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.

O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke. A principal vantagem do programa 5s é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas.

Saiba como implementar o programa 5S

O programa 5s pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.

Isso ocorre porque o programa 5S trabaha os seguintes aspectos:

  • Seiri – organização, utilização, liberação da área

O principal objetivo da primiera etapa do programa 5S é tornar o ambiente de trabalho mais útil e menos poluído, tanto visualmente como espacialmente. Para tal, deve-se classificar os objetos ou materiais de trabalho de acordo com a frequência com que são utilizados para, então, rearranjá-los ou colocá-los em uma área de descarte devidamente organizada. O resultado desse primeiro passo do programa 5s é um ambiente de trabalho estruturado  e organizado de acordo com as principais necessidades de cada empresa.

  • Seiton – ordem, arrumação

O segundo passo do programa 5s é uma continuação do primeiro. Seu conceito chave é a simplificação. A partir da organização espacial previamente feita, essa etapa visa dar aos objetos que são menos utilizados um local em que eles fiquem organizados e etiquetados. Assim, agilizam-se os processos e há maior economia de tempo.

  • Seiso – limpeza

O terceiro item o processo 5S consiste na limpeza e  investigação minuciosa do local de trabalho em busca de rotinas que geram sujeira ou imperfeições. Qualquer elemento que possa causar algum distúrbio ou desconforto (como mal cheiro, falhas na iluminação ou barulhos) deve ser consertado. O principal resultado é um ambiente que gera satisfação nos funcionários por trabalharem em um local limpo e arrumado, além de equipamentos com menos possibilidades de erros ou de quebra por conta da constante fiscalização.

  • Seiktsu – padronização

O quarto conceito do programa 5S consiste na manutenção  dos três iniciais, gerando melhorias constantes para o ambiente de trabalho. Nessa etapa, deve-se definir quem são os responsáveis pela continuidade das ações das etapas iniciais do processo 5s. Com um ambiente mais limpo, há grande chance de os funcinários também buscarem maior cuidado com o visual e com a saúde pessoal, garantindo ainda mais equilibrio e bom desempenho no trabalho e contribuindo ainda mais para o andamento do processo rumo à qualidade total.

  • Sheitsuke – disciplina; autodiscilplina

Quando o quinto e último processo do programa 5s está em execução, quer dizer que o programa está em andamento perfeito. A disciplina, que pode ser considerada a chave do programa 5S, existe quando cada um exerce seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho, do desempenho e da saúde pessoal, sem que ninguém o cobre por isso.

Porque implementar o programa 5S?

Os resultados obtidos pela aplicação de um programa 5S são impressionantes, desde que toda a equipe participe ativamente de sua implementação. Podemos descrever algumas vantagens:

  • Aumento da qualidade do produto ou serviço;
  • Aumento da produtividade;
  • Fornece a base necessária para implementar outros programas de qualidade;
  • Facilita a detecção de erros, objetos fora do lugar e outros problemas que precisam de atenção;
  • Prevenção de acidentes;
  • Melhoria do ambiente de trabalho;
  • Melhoria da qualidade de vida;

Existe certificação para programas como 5S e 8S?

O 5S e o 8S são programas que visam implementar na empresa valores para uma prática real voltada para a gestão da qualidade, mas não são normas técnicas e por isso não existem certificações reconhecidas pelo INMETRO ou outro órgão acreditador.

Porém, existem algumas empresas que conferem o certificado de implementação ou manutenção do programa, entretanto essa certificação é responsabilidade dessas empresas, não sendo reconhecida em outros órgãos, tendo nesse caso uma função ilustrativa para reconhecimento e motivação da empresa.

Além disso existem no mercado diversos treinamentos direcionados para a realização de auditoria interna para 5S ou 8S, pois como são programas evolutivos, é fundamental o acompanhamento sistemático das suas práticas antes de seguir para as próximas etapas e é muito bom quando essas auditorias são realizadas pelos próprios funcionários da empresa para aumentar o comprometimento e o envolvimento das pessoas em sua adesão.

E a sua empresa? Já aderiu a essas práticas voltadas para a qualidade?

[call_to_action] [intro]

Certificação ISO 9001 com Rapidez e Agilidade

Este artigo é uma cortesia da Templum Consultoria Online. A Templum prepara sua empresa para conquistar a certificação ISO 9001 da forma mais inovadora do mercado. Time especializado. Suporte a um clique de distância. Disponível 24 horas. Auditoria presencial.

Preciso da certificação ISO 9001!

[/intro] [/call_to_action]

Quer mais informação sobre a ISO 9001?

Veja todos os artigos sobre a implementação da 9001 no Canal do Conhecimento Templum

25 comments

    • Daniela Albuquerque

      Olá Kaique,

      Muito Obrigada pela sua participação em nosso blog!

      O aprendiz é um adolescente que está matriculado em um programa de aprendizado em uma instituição e que coloca essas atividades teóricas em prática em alguma empresa. Existe uma lei específica que regulamenta essa atividade, que é a LEI No 10.097.

      As atividades são definidas segundo a grade de aulas da instituição que está matriculado e o objetivo é fazer com que ao término do contrato, o aprendiz esteja pronto para ser inserido no mercado de trabalho.

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Kaique,

      Em relação ao 5S, o que acontece é que quando chegamos no “quinto S”, que é Shitsuke ou Disciplina, vemos que não tem como diferenciar os espaços em que vivemos como profissional e pessoal, ou seja, ao chegar nesse nível, automaticamente você já terá trazido os conceitos desse método para a sua vida pessoal.

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Boa tarde,
    Fui escolhida na empresa em que trabalho como coordenadora dos 5s no setor de controle e planejamento de obras residenciais. Gostaria de saber se há alguma forma dinâmica para a apresentar e instruir os demais colaboradores.
    Aguardo retorno e obrigada pela atenção,
    Bárbara Oliveira

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Bárbara,

      Seja bem vinda em nosso blog!

      Existem várias dinâmicas, como a realização de fotos iniciais, apresentação de estratégias e também o famoso saco preto que é uma auditoria bem humorada para indicar os aspectos iniciais do programa 5S.

      Ainda nessa semana faremos um curso específico sobre esse assunto em que pode se aprofundar melhor nessas estratégias. Veja no link a seguir as informações para esse treinamento: http://cursos.templum.com.br/portfolio/curso-de-5s/

      Estamos à disposição para ajudá-la!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Boa tarde,

    Prezado Senhores:

    Estou no comitê interno da implementação de 5s na fábrica.
    Contudo hoje estaremos fazendo abertura da apresentação de 5s.Nosso comitê conta com 21 pessoas de diversos setores. Nosso interesse principal é começar com os 2 primeiros sensos.E conseguindo adequar a paresntação aos 2 primeiros sensos. Desde de já agradeço a está explicação apresentada ,pois com isso conseguimos nos orientar em uma programação de apresentação.Pois trabalhei 5 aos na Yazaki onde o 5s é 100% praticado.

    ATT:

    Alexsander.Mello
    Supervisor de Kaisen

    Responder
  • Bom dia!

    Atualmente trabalho na manutenção do programa 5S, na empresa em que trabalho realizamos algumas avaliações referentes ao 4º S, como avaliação ambiental, nela estão contidas algumas medições, como: iluminação, calor (conforto térmico) e ruído. Além de ergonomia, entre outros. Esta é a melhor forma de avaliar o 4º S? Como deve ser a melhor maneira de auditar? Onde encontro materiais sobre as práticas de auditoria para a manutenção o programa?

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Clauciane,

      Tudo bem?

      Muito Obrigada pela sua participação em nosso blog.

      Em relação à sua pergunta, por tratar-se do senso de saúde e asseio, você pode auditar os seguintes pontos:
      - Utilização de E.P.I, quando necessário
      - Segurança na área de trabalho
      - Elaboração de Mapa de Risco na Empresa
      - Sinalizações indicativas para segurança
      - Uniforme adequado
      entre outros.

      Para que possa ter um conteúdo mais avançado pelo assunto, sugiro que participe do curso Conceitos e Aplicações do 5´S que disponibilizamos ao vivo e online.

      Você pode verificar a relação completa dos nossos cursos em http://cursos.templum.com.br/todos-os-cursos/

      Espero que possamos tê-la ajudado. Estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • gostaria de saber, se alguém trabalha na gestão da qualidade de algum hospital e se tem alguma dica. Se possuem materiais de auxilo, que possa me enviar. Obrigado!

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Raíssa, tudo bem?

      Seja bem -vinda em nosso blog. Ficamos muito felizes com a sua participação.

      A área da saúde é muito ampla e existem diversos requisitos estatuários obrigatórios, então sem uma questão específica fica difícil poder lhe ajudar, porém recomendo que adquira um livro chamado “Qualidade e Acreditação em Saúde”, da editora FGV. É um livro muito fácil e que possui algumas dicas bem interessantes para essa área.

      Obrigada pela sua participação.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Bom dia!
    Sou aluno recém formado no curso técnico em segurança do trabalho e acho o programa de 5´s um ótimo aliado na prevenção de acidentes,assim que eu estiver trabalhando na área vou fazer questão de colaborar para a implantação deste programa caso a empresa não tenha ainda. Obrigado!

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Fabiano,

      Seja bem vindo em nosso blog.

      Muito pertinente o seu comentário.

      Realmente o programa 5´S é um grande aliado da empresa na prevenção de acidentes. Ao implementar esse programa, conte conosco!

      Atenciosamente,

      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Boa tarde!
    Sou Adriano Mendes (RD),
    Certificamos 3 Fundições (Itu e Indaiatuba) em conjunto com projeto de 5S;
    O responsável pelo projeto pode ser por diversos gestores da empresa, sabendo q é necessário o conhecimento pleno e dominio, para uma avaliação eficaz.

    TEMPLUM Consultoria,
    Parabens pelo trabalho.

    Abraço.
    Adriano Mendes.

    Responder
    • Olá Adriano, bom dia!
      Obrigado pelo comentário, trabalhamos para sempre ajudar ou auxiliar as pessoas nos processo de implementação em qualquer sistema de gestão. Caso tenha alguma observação ou comentário, favor nos encaminhar.
      Seremos prontamente agradecido.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum

      Responder
    • Talita seja bem vinda
      A resposta para sua pergunta é sim, você poderá utilizar os 5 sensus em qualquer ambiente de trabalho, sugerimos que você tenha uma equipe para tal atividade, pois terá facilidade em direcionar as atividades na organização.

      Rivaldo Silva

      Auditor Templum

      Responder
  • Pingback: Programas 5S e 8S: diferenças e aplicações | DESTRHA

    • Prezado Sirnei,

      Assim como a ISO 9001 qualquer profissional de qualquer área pode implementar um programa de 5S.
      Mas o mais interessante é que seja formado uma Equipe de Implementação formada por no mínimo 2 pessoas de diferentes setores e 1 pessoa da alta administração.
      É indispensável que a equipe tenha disponibilidade para conduzir o processo, orientar, esclarecer dúvidas e fazer visitas rotineiras de acompanhamento.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas,

      Atenciosamente,
      Thaís Cargnelutti
      Equipe Templum

      Responder

Deixe uma resposta