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Analise a empresa como um todo, principalmente a direção

Em primeiro lugar a alta cúpula deve ter em mente que a implementação da ISO 9001 não é um processo único, e sim integrado em todas as áreas. Desta forma, a gestão do negócio como um todo sofrerá alterações, e todos devem estar abertos às mudanças que acontecerão.Da mesma forma, ainda que um ou mais colaboradores sejam eleitos para cuidar do processo, haverá uma grande demanda de trabalho para todos os envolvidos, sendo assim necessária uma reorganização do tempo e da disponibilidade da diretoria.

Além disso, implementar um sistema de gestão pela qualidade baseado nos requisitos da ISO 9001 vai exigir recursos, por isso deve haver uma concordância também com o departamento financeiro, além de um planejamento detalhado, para que não aconteçam sustos e necessidade de recursos de última hora.

Por fim, o profissional designado para a função também deve ter um perfil específico. Além de pró-atividade, motivação e bom relacionamento com todos os departamentos da empresa, este deve ser persistente, pois as dificuldades durante o processo de obtenção do selo ISO 9001 não são poucos.

O alinhamento gera resultado

Estes itens parecem óbvios, mas muitas organizações não têm estas condições alinhadas, e isso atrapalha o processo de certificação. Por isso, é interessante que haja uma avaliação das condições da mesma para que a implementação da ISO 9001 seja feita da maneira mai eficiente possível.

 

Consultoria ISO 9001

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria