Auditoria ISO

Auditoria e certificação ISO 9001

Para uma organização obter a certificação ISO 9001, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O Inmetro oferece, em seu site, uma série de orientações para a seleção e a contratação dos serviços de certificação:

“São relacionadas abaixo algumas sugestões que devem ser observadas pela Organização para a certificação de seu sistema de gestão da qualidade, quanto a escolha do Organismo de Certificação.

Orienta-se que, quando do processo de seleção e contratação, a Organização defina ações para identificação de potenciais conflitos de interesse.

a) O Organismo de Certificação deverá:
• demonstrar ao potencial cliente que ele é acreditado pelo Inmetro, organismo de acreditação signatário do acordo de reconhecimento mútuo (MLA) do International Accreditation Forum – IAF , e que atende, portanto, às normas e regulamentos, que lhe permitam auditar e conceder certificações (acreditadas) de sistema de gestão da qualidade com base na norma ABNT NBR ISO 9001:2000;
• demonstrar a competência de seus auditores, os quais devem atender aos requisitos mínimos de qualificação estabelecidos no âmbito do SBAC. Uma lista de auditores registrados e o Código de Ética de Auditores, podem ser acessados através do site: www.cic.org.br;
• comprovar a competência dos seus auditores, os quais devem ser qualificados através de competência técnica, treinamentos específicos e experiência;
• demonstrar que cumpre os critérios estabelecidos pelo IAF – International Accreditation Forum, quanto ao dimensionamento da quantidade de dias das auditorias e quanto à qualificação dos auditores em relação ao escopo da certificação, disponibilizando e explicando, formalmente, o documento do IAF ao cliente para que possa esclarecer suas dúvidas quanto as propostas apresentadas.

b) A Organização contratante deverá:
• evitar selecionar e contratar seu organismo de certificação acreditado somente com base no menor preço. Analise, com cuidado, o teor de sua proposta e o histórico de certificações realizadas;
• analisar com cuidado, nas propostas comerciais apresentadas pelos Organismos de Certificação, se o número de homens-dias propostos para a realização dos serviços está compatível com o volume e a complexidade do serviço a executar. Desconfie de propostas que apresentem o número de homens-dias muito diferente das outras propostas;
• exigir da proponente (Organismo de Certificação) uma proposta contemplando pelo menos:
- objetivos dos serviços a serem prestados
- escopo dos serviços a serem fornecidos
- (abrangência) escopo dos processos, núcleos organizacionais, áreas da empresa, etc., que serão objeto de avaliação e certificação
- recursos envolvidos
- evidência formalizada de cumprimento dos critérios do IAF relativos ao
dimensionamento dos escopos auditados, em forma de uma memória de
cálculo
- plano de trabalho
- preço
- forma de pagamento
• dar preferência a obter o certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC;

Nota: Como a certificação com base na ABNT NBR ISO 9001:2000 é voluntária, ela pode dar-se fora ou dentro do SBAC – Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Quando pertecendo ao SBAC, o Organismo de Certificação tem, necessariamente, que ser acreditado pelo Inmetro, que supervisiona e monitora a qualidade dos serviços prestados.

• dar preferência à escolha de certificadora que use auditores registrados no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade – SBAC. Isso significa que ele foi submetido a uma avaliação de terceira parte.

Consulta sobre Auditores Registrados: www.cic.org.br – clicar em RAC.

Para maiores informações sobre os Organismos de Certificação, acesse a Base de Dados do ABNT/CB-25 nos endereços abaixo. Nessa Base encontrará a relação de todos os Organismos de Certificação, os acreditados e os que não são acreditados pelo Inmetro.

http://www.abntcb25.com.br/cert9000.html, escolha a língua que deseja consultar e click em: Organismos de certificação

Caso deseje verificar a relação dos Organismos de Certificação acreditados pelo Inmetro, acesse: http://www.inmetro.gov.br

[call_to_action] [intro]

Certificação ISO 9001 com Rapidez e Agilidade

Este artigo é uma cortesia da Templum Consultoria Online. A Templum prepara sua empresa para conquistar a certificação ISO 9001 da forma mais inovadora do mercado. Time especializado. Suporte a um clique de distância. Disponível 24 horas. Auditoria presencial.

Preciso da certificação ISO 9001!

[/intro] [/call_to_action]

Quer mais informação sobre a ISO 9001?

Veja todos os artigos sobre a implementação da 9001 no Canal do Conhecimento Templum

57 comments

  • Boa Tarde!
    Tenho uma empresa de consultoria de construção civil, gostaríamos de certificar as obras com selo de qualidade total, como devemos proceder temos que estar cadastrado no INMETRO, se contratamos um engenheiro que tem o curso iso 9001 e normas técnicas é suficiente?

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Andrezza, seja bem vinda em nosso blog!

      A sua empresa para atuar como organismo de certificação no PBQP-H deve seguir as seguintes orientações:

      Os Organismos de Avaliação de Conformidade (O.A.C.) do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras são organismos públicos, privados ou mistos, de terceira parte, credenciados pelo INMETRO e autorizados pela Comissão Nacional a emitir Certificados Conformidade do SiAC.

      Os O.A.C.s devem comprovar o atendimento dos seguintes requisitos (conforme o art. 13 do Regimento do SiAC):

      a) atender aos requisitos de credenciamento de Organismo de Avaliação de Conformidade (O.A.C.), estabelecidos pela CGCRE/INMETRO, para a especialidade técnica para a qual se queira emitir certificados de conformidade;

      b) ter declarado formalmente à Comissão Nacional sua anuência ao Regimento do SiAC e à documentação de referência dele decorrente;

      c) possuir Comissão de Certificação (C.C.) para a especialidade técnica para a qual queira emitir certificados de conformidade, com composição tripartite (fornecedores, clientes e neutros);

      d) possuir corpo próprio de auditores e especialistas, atendendo às exigências do Capítulo VIII do Regimento Geral do SiAC.

      Além desses requisitos, os OACs autorizados têm também a obrigação de enviar à Comissão Nacional, a cada emissão do Certificado de Conformidade, relação atualizada das empresas por ele certificados, da qual constará, no mínimo, a identificação da empresa, a especialidade técnica e o sub-setor em questão, o nível de certificação atribuído e o prazo de validade dos certificados de conformidade concedidos.
      (fonte: http://pbqp-h.cidades.gov.br/projetos_siac_certificadores.php)

      Espero que possamos tê-la ajudado. Qualquer duvida, por favor nos avisar.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Oi, actualmente trabalho como Agente de Medicina Geral e ao mesmo tempo estou cursando Saude Publica e Gestao Ambiental (ultimo ano). Estou interessado em fazer curso de Auditoria para ISO 9001 e ISO 14001. Sera que e possivel fazer a distancia? Se sim quais os requisitos e pagamentos. Obrigado (Mocambique-Africa)

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá João!

      Seja muito bem vindo em nosso blog! Sua participação é muito importante para nós!

      Em relação aos cursos, todos aqueles oferecidos pela Templum são ministrados ao vivo e online, sendo portanto uma ótima opção para você que procura conhecimento à distância.

      Você pode conferir a nossa relação completa de cursos no site: http://cursos.templum.com.br/

      Teremos o curso de auditor da 9001 na próxima semana. Veja os horários e se inscreva.

      Esperamos por você!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Boa tarde,

    Vou fazer o curso de auditor interno e só depois farei o de interpretação da Norma.
    Quando me inscrevi, me informaram que eu não precisaria ter inicialmente o de interpretação.
    Isso pode impactar na formação?

    Att.

    Responder
    • Olá Mariane!

      É aconselhável que você faça o curso de interpretação antes, dessa forma seu aproveitamento no curso de auditor será muito maior. Caso não consiga inverter a ordem, procure se informar o melhor possível sobre os fundamentos da norma e sua estrutura. em nosso blog você consegue muita informação. de uma olhadinha neste link:

      Responder
    • Olá Anderson, bom dia!
      Para você inciar o processo para ser um auditor de ISO são basicamente necessário 3 passos;

      1- Ter o curso de interpretação da Norma escolhida
      2- Fazer o curso de auditor interno
      3- Acompanhar ou realizar algumas auditorias direcionada a norma.

      Sugiro a você o acompanhamento de algumas auditorias após a realização dos treinamentos, tendo essa bagagem você poderá fazer o curso de Lead da norma, assim poderá se tornar uma auditor conforme deseja.

      Lembrando, para ser auditor só os cursos não ajudaram nesse processo, você precisa realizar auditoria para se familiarizar com os métodos.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum

      Responder
  • Entrei na construtora em 9 de 2010, para trabalhar como Técnica de Seg. Trabalho, em Agosto de 2011 a empresa que trabalho pagou um curso de Formação de Auditores da Qualidade ISO 9001: 2008/ISOP 19011:2002 para mim,o patrão não aceitou a me pagar o adicional de estimulo, mas mesmo assim eu faço as duas funções, fico só na qualidade só no periodo de Auditoria, mas o que mais me incomoda é o fato de ninguem faz nada direito como deveria ser, isso só acontece próximo a Auditoria e ai é um verdadeiro corre corre, escondem o que esta errado. O que eu poderia fazer para mudar isso.

    Responder
    • Ivete, boa noite!
      Este problema encontramos em grande parte das organizações, o processo de implementação da ISO só é finalizado para que a empresa fique melhor aos olhos dos clientes, principalmente aqueles que solicitam para a organização a certificação, caso contrário param de comprar.
      Mas hoje temos que trabalhar com inteligência e continuamente, temos que ter um processo de treinamento, reuniões e palestras sobre a qualidade constantemente só dessa forma iremos plantar a sementinha da compreensão. No começo será um descaso por parte da maioria, mas depois de algum tempo, você poderá colher frutos o importante no processo é você envolver pessoas chaves, que tem facilidade na comunicação e interação com os demais colaboradores.
      Mostre também a alta direção os resultados de satisfação dos clientes, indicadores de monitoramento e sempre os envolvam nas reuniões de analise critica.

      Ivete, esse é um processo duro e demorado só com muita dedicação e paciência você terá o retorno esperado.
      Espero que eu tenha ajudado.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum

      Responder
  • Boa Tarde!
    Trabalho em uma empresa em que já tem ISO 9001, porém a moça que cuidava desta parte, deixou de trabalhar, e eu fiquei responsavel, porém estou com medo de deixar algo importante sem ser visto!
    Teria algum guia, para que possa seguir, sem ter preocupação de deixar algo a desejar?!

    Obrigada
    Graziela

    Responder
    • Olá Grazy!

      Esta situação é muito comum! O ideal nesta situação é que tenha o apoio de alguém com experiência para te ajudar na evolução de seu SGQ. Uma boa saída é a contratação de consultorias especializadas. Uma alternativa interessante é a que pode te auxiliar durante todo o processo, com um time de especialistas muito experiente e o melhor de tudo, vocês investirão apenas 6 parcelas de R$ 595. De uma olhadinha: http://templum.com.br/precos/#aba-6

      Um grande abraço,

      Igor

      Responder
  • Bom dia.
    Tenho feito uma busca minuciosa de cursos para auditoria interna em ISO 9001, e até agora RIGOROSAMENTE TODOS os cursos encontrados ocorrem de forma intensiva, ou seja, 8 horas/dia em dias consecutivos.
    Vocês conhecem algua entidade que possua opções deesse tipo de curso aos sábados ou em dias úteis em horáriio noturno ?
    Grato,
    Wilson

    Responder
    • Olá Wilson
      Seja bem vindo a nosso blog, com relação a sua pergunta temos solução.
      Nós da Consultoria Online Templum observamos a necessidade das pessoas em realizar cursos de qualificação direcionado a qualidade, mas sempre esbarrando em datas para tais realizações.
      Então hoje estamos dando a oportunidade para quem queira realizar sua vontade em aprender, assim estamos dispondo cursos nos finais de semana.

      Interpretação da Norma ISO 9001, 14001 e 18001
      Auditoria Interna 9001, 14001 e 18001
      Representante da Direção
      Ação Corretiva, Preventiva e Não Conformidade

      Estes são alguns que estamos realizando, entre em contato conosco e vamos tornar seu sonho e desejo em realidade.

      Entre em contato: 19 3705.3322

      Teremos o prazer em atende-lo!

      Rivaldo Silva
      Auditor

      Responder
  • Bom dia,
    vou contratar uma empresa para nos auditar conforme a ISO9000. Como calculo a quantidade de homens/hora? Existe uma tabela com a relação tamanho da empresa x tempo de auditoria?

    obrigado,

    Daniel

    Responder
    • Prezado Daniel

      Agradeço a sua participação no Blob.

      Respondendo ao seu questionamento, cada organismo certificador possui um preço determinado para auditorias de certificação.
      O valor da certificação depende muito dos itens da norma que serão auditados; no caso de empresas que possuem exclusões o custo da auditoria é menor.
      Existe sim uma tabela que relaciona o número efetivo de pessoal e a duração da auditoria, mas o custo é determinado por cada organismo certificador.
      Sugiro que solicite os orçamentos e faça uma comparação de preços, bem como de credibilidade da certificadora.

      Cristiane
      Equipe

      Responder
  • Parabéns pelo site, as informações como também as respostas são claras para todos que acessam para tirar duvidas ou para aperfeiçoar conhecimentos nesta area.
    Peço a gentileza de nos informar se a empresa Acreditado pelo Inmetro, não venha possuir no Escopo Acreditação algum código IAF que não tem no perfil do cliente, por exemplo, empresa cliente Metalurgia, seria cod. 17(metais basicos e produtos metalicos fabricados), poderia assim fornecer Certificação? Atualmente verifiquei que o Acreditado pelo inmetro tem sómente dois códigos, a saber, Cod 19 (Equipamentos oticos e elétricos)e cod 28 (construção civil).
    Como estamos para escolha de Acreditado e verificamos este impasse, e resolvemos tirar duvidas.

    Grato pela atenção,

    Depto Qualidade.

    Responder
  • Bom dia!
    Por favor, é possivel fornecer um exemplo de plano de auditoria? Estou participando de um treinamento e terei que auditar uma empresa, mas, não tenho idéia de como fazer.

    Att.
    Fabiana

    Responder
    • Prezada Fabiana, boa tarde!

      Muito obrigada pela sua participação em nosso blog.
      Acabo de enviar em seu email um exemplod e plano de auditoria interna baseado na norma ISO 9001:2008.

      Espero ter ajudado!
      Atenciosamente,
      Thais Cargnelutti
      Equipe Isoonline

      Responder
      • Boa tarde, teria como você me enviar este exemplo de plano de auditoria, sou acadêmica e em nossa aula de auditoria teremos que auditar um laboratorio? teria como nos auxiliar de que forma poderemos realizar esta auditoria?

        Responder
        • Daniela Albuquerque

          Olá Amanda, seja bem vinda em nosso blog!

          Sua participação é muito importante.

          Enviamos via e-mail um modelo de plano de auditoria. A forma de condução de uma auditoria é a mesma independente do tipo de atividade. Você deve conhecer todos os processos a serem auditados (escopo) e distribuir os itens normativos de acordo com o objetivo de cada processo.

          Espero que possamos tê-la ajudado!

          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque

          Responder
  • Olá!
    Gostaria de saber como fazer uma auditoria com base no manual de qualidade de um laboratório usando a norma ISO IEC 17025-2005.E também como seria feito o relatório da mesma.Estou muito aflita pois não sei por onde começar.
    Desde ja o meu muito obrigada.

    Responder
    • Bom dia Gisela,
      Primeiramente antes de realizar auditoria voce deve planejá-la. O planejamento consiste na elaboração de um plano de auditoria contendo dados como escopo, áreas a serem auditadas e requisitos aplicaveis. Depois disso é necessário elaborar um guia para voce conduzir a auditoria podendo ser através de um check-list. O check-list deve conter os requisitos da norma, situação (conforme, não conforme, oportunidade de melhoria) e um campo para descrever as evidências encontradas. Após preenchimento do check-list e realizada a reunião de encerramento, voce preenche o relatório da auditoria interna que contem um resumo da auditoria, as não conformidades e oportunidades de melhoria encotradas.
      Vou encaminhar no seu email um exemplo dos documento acimas citados.
      Espero ter ajudado,
      Atenciosamente,
      Thais Cargnelutti
      Equipe Isoonline

      Responder
  • Boa noite!!

    Tenho uma empresa que presta serviços para outras empresas no ramos de pintura de pisos industriais. Como consigo um lista de pretendentes ao iso?
    Desta forma poderemos oferecer nossos serviços para os mesmos.
    Obrigado.

    Responder
    • Natanael

      Bom dia!

      Primeiramente agradeço sua participação em nosso Blog.

      Referente à sua pergunta o senhor esta se referindo a uma lista constando relação de empresas certificadas ou uma relação de certificadoras?
      Se estiver se referindo a certificadoras existem algumas relacionadas no site do INMETRO, o mais importante é verificar se são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

      Segue link do site: http://www.inmetro.gov.br/organismos/resultado_consulta.asp?sel_tipo_relacionamento=7

      Cristiane Gonçalves
      Equipe

      Responder
  • Boa tarde ,
    faço curso de gestão ambiental, graduação tecnológica. Nesse periodo estou estudando auditoria. Ten ho que simular uma auditoria (Plano de auditoria e lista de verificação). Gostaria de contar com a ajuda de vcs na questão de formular as perguntas a serem feitas aos auditados. A NBR 14001… estou tendo muitas dific uldades. Agradeço imensamente a ajuda. No aguardo. Obrigada

    Responder
    • Prezada Claudia,
      Muito Obrigada pelo seu contato em nosso blog.
      Estou enviando em seu email um exemplo de plano de auditoria interna e lista de verificação.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato novamente!
      Atenciosamente,
      Thaís Cargnelutti
      Equipe Isoonline

      Responder
      • Bom dia Thais,

        Primeiramente, parabéns à equipe pelo blog e o conjunto de informações disponibilizadas.

        Recentemente, fui transferida para atuação na área de pré-auditoria para certificação ISO, em geral iremos atuar na preparação das empresas para obterem a certificação. Você teria como me disponibilizar o modelo do plano de auditoria interna e lista de verificação, que você menciona no comentário anterior?

        Desde já agradeço.

        Responder
  • Este mês estamos contratando uma empresa para realizar nossa primeira auditoria interna pós ISO, quem deve definir o escopo, o auditor ou nosso RD?

    Responder
    • Olá Maria Teresa, tudo bem?
      Normalmente a auditoria interna é realizada para todo escopo da certificação, assim garantindo uma boa amostragem em seus processos. Mas caso a organização queira realizar auditorias parciais quem deverá definir o escopo para certificação é a alta direção ou o próprio RD.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

      Responder
  • Olá , estou cursando Gestão Ambiental, vou fazer uma simulção de auditoria para implantação da ISO 14000.Quais documentos a empresa deve apresentar no setor de RH para o auditor? O que o auditor vai me perguntar?
    Agradeço se me ajudarem.

    Responder
    • Bom dia Adriana,

      Normalmente no setor de Rh são verificadas as conformidades dos ítens 4.4_Implementação e operação, 4.4.1 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades e 4.4.2 Competência, treinamento e conscientização.

      É esperado que a empresa defina responsabilidades, funções e autoridades, além de treinar e garantir que todos os envolvidos no processo estejam conscientes dos impactos ambientais significativos oriundos de seu trabalho e sejam capazes de exercê-lo.
      Um dos pontos cobrados pelo auditor são evidencias de que cada colaborador tenha competência para realizar as tarefas atribuídas a ele. Essas evidencias podem vir de um certificado de um curso, um treinamento, uma avaliação de competência, de um histórico escolar, etc.
      Normalmente os auditores lhe farão perguntas abertas, tais como:
      Como a organização define funções, responsabilidades e autoridades?
      Me mostre evidencias de que a organização treina seus colaboradores quanto aos aspectos ambientais relacionados as suas funções.
      Me explique ……..
      Porque……
      Me fale…..
      Os post`s abaixo poderão lhe ajudar com algumas dicas sobre auditoria:
      http://certificacaoiso.com.br/auditoria-interna-vamos-mandar-embora-a-bruxa-que-existe/
      http://certificacaoiso.com.br/como-saber-se-os-processos-estao-sendo-executados-como-deveriam/

      E lembre-se de consultar a NBR 19001:2011 que define diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.

      Caso necessite de mais informações, estamos à disposição.

      Boa sorte na sua simulação!

      Atenciosamente,

      Aline Tonon
      Equipe Iso Online

      Responder
  • Olá, boa tarde. Vou apresentar um trabalho sobre certificação ISO na faculdade.. e tem um tópico de é “como preparar seus funcionários para uma auditoria externa”.

    gostaria de saber se poderiam me ajudar respondendo essa pergunta, e se possível colocar “nome completo e formação/cargo” na resposta, pois vou citar como se fosse uma entrevista. E vou ceder os devidos créditos ao site também.

    desde já agradeço.
    Romulo.

    Responder
    • Olá Rômulo, seja bem vindo a nosso blog

      Hoje melhorou muito o processo de auditoria para certificação, claro que a modificação da versão da norma ISO 9001 ajudou, mas os auditores estão percebendo que não adianta coagir e sim é necessário verificar, se as atividades estão sendo realizadas e registradas.
      Mas vamos a sua pergunta, como preparar os colaboradores para uma auditoria externa;

      Primeiramente você deverá reuni-los para informar que a auditoria será basicamente realizada direcionada em cada atividade, e dizer que o documento utilizado para isso, serão os procedimentos de trabalho.

      O que um auditor é treinado para verificar é; se tudo aquilo que você diz que faz e determina, esta sendo feito, registrados e mantidos. Por mais que você fale sempre terá pessoas que sentiram o tal friozinho na barriga, mas isso é normal.

      O necessário é, tranquiliza-los quanto as anotações e comentários e deixar claro que ele (auditor) não esta auditando as pessoas e sim os processos. Pois não conformidades sempre serão passiveis em um processo, é necessário acha-las para melhorar as atividades.

      Meu nome é;
      Rivaldo Silva

      Sou auditor Lead ISO 9001 e responsável pelo departamento técnico da Consultoria Online Templum, este ano já realizei mais de 20 auditorias internas e nenhuma foi reprovada na certificação, todas recomendadas.

      Fique sempre a vontade para utilizar nosso blog.

      Responder
  • Olá!
    Sou estudante de inspeçao de qualidade e gostaria de uma ajudinha em uma apresentaçao (27-12-2011) com criatividade sobre auditoria,beneficios,razoes,objetivos.
    Agradeço a atençao!

    Responder
    • Olá Lane! Agradecemos o seu contato.
      A primeira dica é: Defina quais são os objetivos da sua apresentação. O que você quer prover com esta apresentação?
      Por exemplo, seus objetivos principais são: apresentar os princípios e práticas de auditoria, os tipos de auditorias existentes, prover conhecimento sobre auditorias baseadas em processos, descrever as responsabilidades do auditor, orientar sobre o comportamento adequado do auditor.
      Depois de ter os objetivos claros, estruture, defina os tópicos de sua apresentação. Pois assim você terá facilidade na busca de informações relevantes ao que você quer mostrar.
      Sua apresentação pode começar com uma Introdução, apresentando o conceito de auditoria e a sua importância.
      Auditoria é: É um processo sistemático, também documentado e independente para obter evidências; é um exame cuidadoso das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) aos seus objetivos.
      Em seguida apresente os objetivos que você determinou, apresente a definição, incluindo os tipos de auditorias existentes, que são de primeira, segunda e terceira parte. Você pode apresentar o ciclo da auditoria baseada no PDCA, e também mostrar as responsabilidades e comportamentos da equipe auditora, técnicas de como auditar e documentos utilizados na auditoria.
      Espero ter te ajudado Lane. Boa sorte na sua apresentação.

      Responder
  • Boa noite.

    Atualmente trabalho com auditoria voltadas a procedimentos e processos. Pretendo seguir carreira na área de auditoria e gostaria de fazer cursos, ou pos graduação, porém estou na dúvida sobre um bom curso e instituto de ensino. Poderia me indicar algum?

    Nesta ultima semana também li bastante coisas sobre certificações, poderia me explicar como funciona? Existem cursos para que eu seja um Auditor com certificação? por exemplo ISO? Posso adquirir essas certificações? se sim, onde?

    Agradeço muito a ajuda.
    Obrigado

    Responder
    • Bom dia Marcos,
      A certificação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é feito por uma empresa acreditada pelo INMETRO que é contratada pela empresa que requer a certificação. Então o auditor da empresa certiificadora faz a auditoria buscando conformidades com os requisitos normativos em questão. E ao final da auditoria o auditor elabora o relatório com seu parecer.
      Para você se tonar um Auditor Líder você precisa fazer o curso que é oferecido pelas próprias empresas certificadoras. Você encontra a lista dessas empresas no site do INMETRO (http://www.inmetro.gov.br/organismos/index.asp).
      Com relação a indicação de cursos, gostaria de saber em qual estado/cidade você está.
      Atenciosamente,
      Thais Cargnelutti
      Equipe

      Responder
  • Boa tarde.
    Estou fazendo um trabalho sobre a certificação ISO. Gostaria de saber mais detalhes sobre o processo de manutenção do certificado.
    Encontrei muitas coisas sobre a auditoria até a fase de conquista do certificado, mas, tem poucos sites que falam sobre sua manutenção. O periodo de uma auditoria a outra, o que pode ocorrer durante esse tempo esses tipos de informações que também são necessarias.
    Obrigada

    Responder
    • Bom dia, Luana.

      Primeiramente gostaríamos de agradecer seu acesso em nosso blog, sempre que precisar fique a vontade para nos consultar.

      Então vamos lá;

      A manutenção da certificação ISO é o processo extremamente importante para a organização. Após tanta dedicação para implementar, o trabalho não acaba por aí, é preciso manter continuamente o sistema em conformidade com a norma ISO 9001, para isso é necessário realizar algumas atividades periodicamente.

      • Planejar uma nova auditoria interna;
      • Verificar se todos os documentos da organização estão sendo controlados;
      • Manual e politica da qualidade da organização devem ser reavaliados;
      • Verificar o plano de treinamento esta atualizado;
      • Observar os indicadores, e apontamento de ações realizadas em auditoria anterior;
      • Verificar se a avaliação de todos os colaboradores foi realizada;
      • Observar se os registros e evidencias estão sendo mantidos e;
      • Verificar r realizar uma nova reunião de analise critica com a direção.

      Dessa forma podemos garantir que realizando esta analise você com certeza terá estará garantindo a conformidade dos processos para a manutenção do SGQ.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

      Responder
  • Bom Dia Rivaldo,

    Ainda não temos, por escrito, uma Norma ou uma documentação de gestão. Como seria, especificamente esse sistema !? Tenho dúvidas. Estamos iniciando a empresa e estamos mantendo organizada, padrão Programa 8S.

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

    Sds, Juliano

    Responder
  • Olá, Boa Tarde,

    Estamos iniciando uma empresa de Transporte e Logística (cargas fracionadas). Ao todo, são 11 unidades espalhadas no estado. Qual tipo de auditoria podemos iniciar, o que auditar ? Lembrando que temos um sistema de transporte, enfim. Poderia nos dar alguma dica, e/ou material que nos posso dar um foco ?!

    Grato.

    Responder
  • Boa Tarde!
    Vou fazer uma audditoria no meu curso de Técnico em Qulidade.Auditoria em sala de aula, como se fosse uma simulação.Você poderia me ajudar com um exemplo de ((plano de auditoria externa)).

    Responder
  • Boa Tarde!

    Estou fazendo meu TCC sobre auditoria, sitando o que aconteceu no banco panamericano, você teria alguma orientação ou dica para me dar?

    Desde já Obrigada!

    Responder
  • Olá bom dia. Vou fazer minha primeira auditoria como auditor de ISO 9001 aqui na empresa, vc teria alguma ajuda de como devo me comportar, quais pontos a serem explorados para me enviar? desde já obrigado.

    Responder
    • Marcos bom dia
      Auditoria sempre nos causa expectativas, mas é um processo simples e muito importante para nossa organização.
      Espero que eu possa te ajudar com algumas dicas, mais saiba que uma auditoria é sempre diferente das outras.

      Antes de iniciar uma auditoria voce deve verificar os documentos existentes na organização, assim terá certeza das atividades e processos existentes para a auditoria. Sempre que realizo uma auditoria utilizo 3 documentos importante que facilita muito no processo;

      Manual da qualidade, lista mestra de documentos e ata de reunião de analise critica. Assim voce terá informações necessárias para uma boa auditoria.
      Lembre-se você não esta em busca de não conformidades e sim de evidencias objetivas (registros que estão citados nos procedimentos e instruções de trabalho).

      Deixe as pessoas tranquilas para facilitar a entrevista
      Caso seja necessario, repita a pergunta para que o entrevistado possa compreender o que realmente voce quer.

      E uma única dica, divirta-se com a auditoria só assim você vai sentir-se seguro e confiante.

      Boa sorte!

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

      Responder

Deixe uma resposta