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Benefícios da Certificação ISO

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Existem diferentes tipos de certificações ISO, cada uma com suas propostas para as empresas. Independente disso todas tem em comum o objetivo de introduzir reformas, arrumar o que não está dando certo e incentivar a organização rumo à modernização administrativa.

A proposta da certificação ISO baseada na gestão da qualidade é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.

Existem inúmeros benefícios destas certificações, por isso vamos falar um pouco deles aqui para vocês.

ISO 9001 e suas vantagens

Esse sistema de gestão da qualidade de padrão internacional cujo propósito é melhorar o desempenho organizacional com foco nos negócios pode ser aplicado a qualquer porte de empresa, produto ou serviço.

Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

Algumas empresas, atualmente, só realizam contratos com fornecedores que possuam essa certificação, por isso é cada vez mais necessário se readequar para obter mais uma vantagem competitiva.

Ele pode ser um ótimo caminho para uma organização que planeja seu crescimento ou expansão, também facilita na hora de treinar novos colaboradores ou para quando houver necessidade de substituições e quando existem atividades muito complexas na organização.

Confira alguns benefícios da certificação

Organização interna

Ao gerenciar os processos da empresa, cada colaborador saberá qual a sua função. Desta forma, as atividades são desenvolvidas de forma ordenada, com boa comunicação entre os setores. O dinamismo será um dos resultados deste mapeamento de processos.

Melhorias no desempenho dos negócios

Você estará na frente do concorrente ao possuir esta certificação. Usando os sistemas de gerenciamento todas as atividades são monitoradas, são estabelecidas metas e objetivos para  os setores da empresa, a medição de desempenhos e resultados é feita frequentemente. Você verá as melhorias em todos os departamentos em curto, médio e longo prazo.

Credibilidade da marca

Com a certificação sua empresa terá mais credibilidade no mercado, através da imagem de ser uma organização comprometida com a gestão de qualidade de seus produtos e⁄ou serviços prestados.

Redução de custos

Além da economia de recursos e desperdícios desnecessários, sua empresa reduzirá custos com o retrabalho, refugo, produtos com defeito, além de garantir mais rentabilidade e reconhecimento dos clientes.

Satisfação dos clientes

Essa é uma das etapas obrigatórias no processo de implantação da certificação ISO 9001. Medir a satisfação dos clientes é obrigatória. Você terá segurança de que todas as necessidades de seus clientes serão atendidas.

Colaboradores motivados

Com a ISO 9001, sua empresa alcançará níveis de excelência em gestão da qualidade e isso resulta em colaboradores mais participativos, pois a comunicação melhora, os processos definem padrões de eficiência no trabalho e envolvimento na solução de problemas. Seus colaboradores serão mais eficientes e se sentirão mais motivados.

O processo de implantação da ISO pode não ser tão simples, mas se houver dedicação e empenho de todas as pessoas e setores da empresa, com certeza ficará mais fácil. Motivar toda equipe na busca desta melhoria é fundamental para que dê certo.

A contratação de uma consultoria especializada é fundamental para o sucesso da implantação. Melhor ainda se esse trabalho não “pesar” no bolso da empresa, pois pode sair caro pagar o deslocamento e despesas de consultores durante este processo.

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