Benefícios do SASSMAQ para transporte de produtos químicos

O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade elaborado pela Comissão de Transportes da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), sendo direcionado à segurança do transporte de produtos químicos perigosos.

Com a implementação, a indústria sabe quais são os riscos, como evitá-los, diminuir riscos de vazamento, explosão, ou outros acidentes, de uma forma eficiente.

O setor geralmente já cumpre o Mopp (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), treinamentos para direção defensiva no trânsito, para o que fazer quando ocorre algum vazamento, etc. Tem que haver, ainda, controle de manutenção e preocupação com o meio ambiente.

A consultora na Templum Consultoria Online, Fernanda Silveira, explica a seguir os benefícios do SASSMAQ para a indústria de transporte rodoviário de substâncias químicas.

Aumento da rede de fornecedores e mais vendas

O SASSMAQ não é obrigatório, mas é um controle e garantia que tudo está sendo feito.

Consequentemente, é um modo de afirmar aos clientes da empresa que tem capacidade de transportar um produto perigoso com segurança; sendo assim, há maior possibilidade de aumentar as vendas do produto. Além de diminuir custos em eventuais acidentes.

Controle do transporte e maior segurança

As etapas do processo que o SASSMAQ pede dependem do que é transportado e sua periculosidade. Isso porque o sistema de gestão serve para o controle absoluto do transporte.

Caso o produto transportado for inflamável, por exemplo, deve haver medidas de segurança cabíveis ao produto: controle estático, equipamentos contra incêndio no caminhão, placa de identificação sobre o que está sendo transportado, entre outros cuidados.

Outro benefício do controle de riscos no transporte é que, se ocorrer um acidente, a empresa pode provar que não teve total responsabilidade sobre o acontecido.

Cumprimento às legislações de um estado ou país

No caso de transporte das substâncias a outros estados ou países, segundo o módulo rodoviário do SASSMAQ, é preciso respeitar as legislações e particularidades locais de segurança e transporte, para se adequar à qualidade pedida pelo sistema de gestão.

SGI completa a garantia de qualidade e segurança

Se a empresa também produz o produto químico perigoso, é indicado também o Sistema de Gestão Integrado (SGI). Enquanto o SASSMAQ garante a qualidade do transporte e segurança neste processo, o SGI envolve a certificação ISO 9001 (qualidade de produto e atendimento ao cliente), ISO 14001 (gestão ambiental da empresa) e OHSAS 18001 (segurança dos trabalhadores).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *