,

Câmara Municipal de Sete Lagoas é a primeira do país a alcançar versão 2015 da ISO 9001

Em apenas nove meses de trabalho, tempo recorde segundo especialistas, a Câmara Municipal de Sete Lagoas conseguiu a certificação ISO 9001 com a mais atual versão, 2015.

A segunda e última fase da auditoria realizada por representantes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aconteceu nos dias 26 e 30 de setembro. O Legislativo de Sete Lagoas é o primeiro órgão público do Brasil a conseguir a última versão do certificado.

Foto: Ascom CâmaraFoto: Ascom Câmara

Tecnicamente a “prestação de serviço de apoio administrativo ao processo legislativo” foi o alvo da certificação. Na prática, todos os processos nos departamentos administrativos foram otimizados para que a população seja mais bem atendida e o trabalho parlamentar mais agilizado. O Representante da Direção (RD) e Controlador Geral da Câmara, Gilmar Junior, exemplifica que “agora o cidadão procura algum serviço na secretaria e tem retorno rápido”.

Processos nos setores de informática, patrimônio e almoxarifado também foram implantados e auditados garantindo a partir de agora mais eficiência, agilidade e, principalmente, economia do recurso público. “Não há maios gastos desnecessários com material de consumo, por exemplo. O almoxarifado trabalha com estoque mínimo garantindo eficiência”, completa Junior.

O trabalho teve início em fevereiro, quando os processos começaram a ser implantados com auxílio do consultor em gerenciamento, Carlos Eduardo, que afirmou na época que a Câmara seria exemplo para o Brasil quando o selo fosse alcançado. Atualmente no país 20 Câmaras possuem a chancela, mas ainda com a versão 2008.

Foto: Ascom CâmaraFoto: Ascom Câmara

A certificação ISO 9001 foi uma das promessas do atual presidente Fabrício Nascimento (PRB) que já alcançou resultados positivos com o selo em empresas privadas. “Com o sistema de gestão de qualidade, todas as atividades de departamentos como recursos humanos, compras, gestão de estoque e administração trabalham com foco em otimização, redução de custos e melhoria dos resultados. As medidas garantem ainda mais transparência, além de respeito ao cidadão e ao recurso público”, avalia o gestor.

O que é ISO 9001

A expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

De acordo com a Templum Consultoria, especialista em ISO 9001, ter um selo de gestão da qualidade traz, além da padronização dos serviços e melhoria nos processos, confiabilidade maior da população em relação aos serviços públicos. Desta forma, aos poucos a imagem de que toda repartição é burocrática e lenta vai sumir gradativamente, afinal, todos esperam receber um bom atendimento e ter seu problema solucionado da maneira mais fácil e rápida.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Coordenadora técnica em Templum Consultoria Ilimitada
Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESAMC), especialista em Sistemas de Gestão Integrada em ISO 9001:2008; ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2008. É coordenadora técnica na Templum Consultoria Ilimitada.
Daniela Albuquerque

Últimos posts por Daniela Albuquerque (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *