Chocolate artesanal: Qualidade para vender mais

As fabricantes e micro empresas de chocolates artesanais intensificam, nesta época de Páscoa, as produções de ovos, trufas e outros produtos de chocolate. Garantir a qualidade do produto é uma ótima ferramenta de marketing e aumento de vendas – e as Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela legislação, dão essa garantia.

A nutricionista e consultora de BPF, Planejamento Estratégico e norma ISO 9001 na Templum Consultoria, Natália Mafra, conta quais são as exigências e cuidados para obter e manter as BPFs.

Quem não pratica BPF não garante a qualidade

As BPFs garante a qualidade em todas as etapas de produção do alimento. Quem não cumpre não garante a qualidade do produto, e oferece risco à saúde do consumidor e à imagem da empresa.

Quem não cumpre pode ser interditado

Os produtores de alimentos, como os ovos de Páscoa, recebem periodicamente (geralmente uma vez ao ano) a fiscalização da Anvisa. Caso seja verificado o não cumprimento de algo da legislação, o estabelecimento é notificado. Se as irregularidades não forem sanadas, dependendo do caso, o estabelecimento pode ter o prazo de adequação estendido ou ser interditado, com multa.

Higiene pessoal e do ambiente são essenciais

As BPFs determinam que o manipulador do alimento deve estar com vestimenta adequada, devendo usar sapatos fechados, roupas claras, touca ou rede para cobrir os cabelos. O uniforme deve ser trocado todos os dias. O uso de adornos não é permitido.

Higiene pessoal é fundamental. As mãos devem ser lavadas várias vezes durante o trabalho. Esmalte e alianças devem ser evitados, barba e bigode não são permitidos. Outro rigor é que o manipulador deve fazer exames de check-up periódicos.

Um fator importante da produção também é o cuidado com os utensílios e a bancada de trabalho, que devem estar devidamente higienizados.

A água usada para higienização e limpeza dos utensílios e das mãos, deve ser potável e a caixa d’agua deve ser limpa no mínimo semestralmente. Se a água for usada como ingrediente, há mais rigor na qualidade da mesma.

Temperatura adequada ao produto

As matérias-primas devem ter qualidade e serem de fornecedores confiáveis. A limpeza e a temperatura dos veículos são ótimos indicadores de qualidade. Aproveite o momento da entrega para avaliar seus fornecedores.

Ao armazenar alimentos perecíveis é primordial controlar a temperatura. Verifique o funcionamento dos motores de refrigeração e a vedação das portas dos freezers e geladeiras. Além de manter a qualidade dos produtos você economizará energia elétrica.

Os alimentos que precisam ficar em locais secos, devem ser ventilados e ter sua validade controlada. Cuidado com a embalagem do alimento, que deve ser totalmente fechada para proteger o alimento contra contaminação.

Controle de pragas a todo o momento

O controle de pragas é muito importante. Controle o acesso, abrigo e proliferação de pragas a todo momento. Mantenha os ralos fechados, as portas bem fechadas e com proteção o rodapé dela, retire o lixo constantemente e dedetize o ambiente com frequência.

Quem revende também deve se preocupar

As Boas Práticas de Fabricação também devem ser cumpridas por quem comercializa, pois parte da legislação é aplicável ao revendedor.

Ganhos com as BPFs

Garantia e confiança: As boas práticas na fabricação e comercialização de chocolates artesanais e ovos de Páscoa vão garantir a confiabilidade e a qualidade do produto, livre de contaminação;

Desperdício evitado: Do ponto de vista econômico, ela evita o desperdício, pois irá comprar matéria-prima confiável e ter controle de validade dos produtos em estoque;

Boa imagem da empresa: A empresa que não passa confiança em seu produto é muito ruim, pois se o consumidor tem uma intoxicação alimentar por comer aquele alimento, ele vai deixar de adquirir o produto e ainda vai espalhar a outras pessoas que poderiam ser consumidoras; além do mais, o marketing negativo espalha e muitas vezes o fabricante ou fornecedor nem sabe;

Marketing: Quem tem Boas Práticas de Fabricação pode usar isso no marketing para se destacar no mercado.

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