Como a correta divulgação da ISO 9001 pode melhorar os seus resultados na empresa

CorretaDivulgacao9001_Resultados-02

A conquista da certificação ISO 9001 não é apenas um marco importante para a sua empresa, mas também uma realização que você e todos os seus funcionários devem realmente se orgulhar. Mas para que o negócio desfrute de todas as vantagens internas proporcionadas pela sua implantação – maior eficiência, custos mais baixos e menos reclamações de clientes, bem como as externas – aumentos nas vendas e maior competitividade, será necessário manter o sistema de qualidade ‘vivo’.

Em outras palavras, não basta apenas implementar a ISO 9001 e pronto. Para que agregue valor e possa ser apreciada da melhor forma possível pelos clientes, ela precisa ser bem divulgada, através de estratégias de marketing direcionadas para tal certificação. Assim, se tornará uma aliada estratégica da empresa e um dos seus principais cartões de visita. E pensando a ajuda-lo nesta questão, preparamos algumas estratégias que podem ser utilizadas para divulgar o seu certificado ISO 9001:

ISO 9001: Como divulgar o certificado

Ao explorar diversas estratégias de marketing, com foco tanto nos clientes como em seus funcionários, você poderá divulgar a sua certificação ISO 9001, que servirá como um lembrete do compromisso da empresa com a inovação e qualidade – atributos que a diferenciam de seus concorrentes e a destacam no mercado. Separamos algumas ideias:

Cartões de visita
Você poderia incluir a marca da certificação ISO 9001 em todos os cartões de visita da empresa. E junto com eles, entregar aos clientes pequenos cartões impressos, com uma mensagem como: “é com grande orgulho que anunciamos a nossa implantação bem-sucedida da ISO 9001. Isso mostra que o nosso compromisso com a qualidade é evidente em todas os nossos processos e atividades”.

Vídeos e apresentações multimídia
A ISO 9001 deve ser citada em vídeos institucionais e apresentações multimídia. O logotipo da certificação pode ser inserida ao lado do nome da empresa ao térmico de cada uma. Se possível, adicione um anúncio que informa sobre a sua certificação, seja da imprensa ou da própria newsletter da organização.

Press Releases
Comunicar a imprensa acerca da certificação também é uma ótima estratégia de marketing. Assim, sites de notícia, blogs e jornais locais poderão anuncia-la para o público.

Materiais de comunicação
E-mails, cartas, papeis timbrados, entre outros meios de comunicação, poderiam ser utilizados para divulgar a sua Certificação ISO 9001. Apenas uma mensagem no rodapé de cada um deles já seria suficiente, como “nossa empresa elevou o seu compromisso com a qualidade e é agora uma ISO 9001 certificada”.

Placas e banners
Na área da recepção ou na sala de conferências, fixar uma placa ou banner com o logotipo da certificação é uma ótima maneira de comunicar seu compromisso com a qualidade para qualquer visitante e funcionário.

Certificados
Certificados emoldurados poderiam ser entregues a todos os colaboradores, como um reconhecimento de sua contribuição para a conquista da ISO 9001. Essa estratégia também pode aumentar a conscientização, motivação e comprometimento de cada um.

Brindes
Os brindes, como camisetas, canetas e cadernos de anotações, contendo a logomarca da certificação, poderiam ser entregues numa reunião com parceiros de negócio ou potenciais clientes para ela ser divulgada de maneira sutil fora da empresa, ou distribuídos entre os membros da equipe para aumentar sua consciência e motivação.

Newsletter interna
O boletim de notícias da empresa também pode ser utilizada para divulgar a certificação ISO 9001, bem como suas fases de implantação e descrições dos benefícios que ela já gerou para o negócio.

Web Site, blog e redes sociais
O blog da empresa, assim como as suas páginas em redes sociais, deve anunciar a certificação obtida. No Web Site, ela pode ser inserida na página “sobre”, na linha do tempo da organização e no rodapé da página.

Conclusão
Estas ideias lhe ajudarão a organizar uma campanha de marketing completa e eficaz, para que a empresa possa atingir todos os benefícios de sua certificação. Dessa forma, ela mostrará aos seus clientes que segue inúmeros procedimentos para garantir a qualidade de produtos ou serviços. Devemos lembrar-lhe que existem algumas regras para divulga-la, como não modificar ou alterar o seu logotipo, não informar que seus produtos ou serviços são aprovados ou certificados pela ISO e referir-se à ela apenas pela denominação completa de ISO 9001:2008.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas. Visite seu site para saber mais.
Ricardo Tocha
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *