Como a ISO 9001 pode ajudar as empresas em tempos de crise?

Crise, crise e mais crise! Infelizmente a situação do nosso país chegou a este estado terrível. Antes de prosseguir com o tema do post, me responda: Se você estivesse vendo alguém se afogar, qual seria sua primeira atitude? Discutir as razões daquela pessoa estar se afogando ou buscar uma ajuda real para salva-la?

Obviamente, você buscaria algum tipo de ajuda!

Apesar de simples a resposta para este questionamento, há muitas semelhanças na situação hipotética da pergunta com a época que estamos vivendo no Brasil.

Empresários estão cada vez mais desesperados pois os indicadores de saúde da economia brasileira não apresentam nenhuma evolução positiva. Pelo contrário, muitos especialistas econômicos indicam um ano de poucos avanços. Em alguns casos previsões até de retrocesso no cenário tanto macro, quanto microeconômico.

Não pretendo discutir os responsáveis por este momento no Brasil. Ao invés de longas debates tentando descobrir os causadores da crise, considero mais prudente indicar meios reais para a sobrevivência do seu empreendimento.

A história mostra que empresas capazes de superar períodos críticos como este, alcançam um novo nível de maturidade para os momentos de abundância logo após as recessões.

Crises são cíclicas, ou seja, elas sempre irão existir. Além disso, elas costumam ter começo, meio e fim.

O que você sugere?

A Templum Consultoria Ilimitada acredita fielmente na capacidade da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, como a ISO 9001, para superar os obstáculos apresentados em qualquer tipo de empresa.

Crises servem para aumentar a preocupação do empreendedor na forma como seu negócio pode se diferenciar do seu concorrente. E a ISO 9001 é este elemento diferenciador.

A ISO 9001 abre a visão dos empresários para o desenvolvimento de uma gestão mais voltada ao cliente final da organização. As crises fazem as pessoas ponderar rigorosamente o seu comportamento de compra, já que os riscos inerentes deste período causam maiores medos e receios. Sendo assim, alcançar uma cultura voltada ao cliente da organização pode garantir vantagens significativas no mercado.

Nem tudo são flores!

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, a Templum Consultoria Ilimitada, entende que um erro dos gestores ao implementar uma ISO 9001 está fundamentada na seguinte declaração: “Preciso da ISO 9001, pois meu maior cliente está exigindo.”

Não está errado você procurar implementar um Sistema de Gestão de Qualidade por este motivo. Porém, isto deve ser apenas o pontapé inicial.

A ISO 9001 integra um conjunto de ferramentas, nas quais habilitam empresas a melhorarem continuamente seus processos, produtos e serviços. Através da observância criteriosa do que é proposto pela norma, qualquer instituição pode tornar a gestão de sua organização mais eficiente e propensa a uma cultura de excelência.

A seguir compartilharei dois vídeos de cases de sucesso. Preste muita atenção!

Vídeo 1

Vídeo 2

Excelente! O vídeo deve ter te motivado a pelo menos considerar a hipótese de implementar uma ISO 9001. Agora, pretendo apresentar dois argumentos que considero a base de como a ISO 9001 pode auxiliar sua empresa em tempos de crise.

1°) A ISO 9001 ensina o que é controle.

Tempos críticos, onde há escassez de recursos, a palavra “controle” adquire uma relevância maior. Controle de custos, controle de despesas, controle de funcionários, controle de matérias primas, enfim controle geral de tudo e de todos.

Todavia, muitos repetem a palavra controle apenas como um “mantra”. Quando o objetivo é tornar o controle uma ação real para obter ganhos de produtividade e maior lucratividade, os empreendedores esbarram na falta de ferramentas e técnicas para tal realização.

Uma das formas, da ISO 9001, considerada essencial para alcançar o maior controle em todas as atividades da sua organização é a abordagem de processos.

Um Sistema de Gestão da Qualidade habilitará toda a empresa a identificar como funciona detalhadamente o fluxo de processos da organização. Com a identificação dos processos, será possível verificar os gargalos, nos quais geram índices de desperdícios e retrabalhos excessivos, nos quais interferem no resultado final de todos os setores.

A coisa mais comum vista entre os pequenos e médios empresários é sua “habilidade” de se enrolar ao explicar como funciona o fluxo de todas atividades da sua organização.

Saia dessa!

Elimine gastos desnecessário e adote a ISO 9001 para gerenciar melhor os seus processos.

2°) A ISO 9001 auxilia o gestor a entender a razão de ser de sua empresa.

Crises costumam roubar a identidade de muitas organizações.

Líderes gerenciais costumam encarar qualquer situação para levantar recursos financeiros em períodos de instabilidade. Não estou criticando, afinal é necessário fazer algo para a sobrevivência do seu negócio. No entanto, a identidade de sua organização deve permanecer inalterável mesmo em dias como estes.

A ISO 9001, através do requisito “Contexto da Organização”, influencia diretamente a mentalidade dos envolvidos na busca incessante pela Missão, Visão e Valores. Não vou me alongar neste texto explicando estas ferramentas, mais ambas desenvolvem algo no qual chamarei de “senso de propósito”.

Senso de propósito é a razão de ser de sua organização. Por exemplo, muitos autores e estudiosos já chegaram a conclusão que o parque da famosa organização Disney foi criado para dar aos seus clientes experiências memoráveis.

Não sei ao certo se a Disney já passou por algum momento de crise, mas uma certeza eu tenho: mesmo que passe seu senso de propósito permanecerá inalterável.

A ISO 9001 direciona toda a empresa a perseguir insistentemente o senso de propósito da sua instituição.

Qual a sua decisão?

As opções para sobreviver em meio a uma tribulação como esta, são inúmeras. Ao digitar o termo “crise” na barra de pesquisa do Google, você encontrará milhares de artigos de alto nível propondo diferentes soluções para o mesmo problema.

Nós, da Templum Consultoria Ilimitada, recomendamos que você explore mais sobre os benefícios da implementação da ISO 9001. Para isto, navegue por nosso blog, estude, envie comentários, faça sugestões, envie críticas. Queremos poder contribuir com um #brasilmaisforte.

Por último, indico um artigo recente, no qual ensina como lucrar com a ISO 9001.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *