Como a revisão da ISO 9001:2015 afeta a minha empresa?

Até a publicação oficial da norma ISO 9001, prevista para setembro de 2015, você não precisa fazer muita coisa. Se você já é certificado, eu aconselho que você monitore as mudanças e converse com seus gerentes sobre o impacto das mudanças no seu negócio. É aconselhável dar uma olhada nos processos e procedimentos já mapeados e entender o que tem de novo na versão ISO 9001:2015.

Não se esqueça de avisar a alta direção que as mudanças estão chegando e um plano de transição deverá ser elaborado. Esse processo não será complicado; o mais importante é você entender o seu cenário, afinal pequenos negócios e multi-nacionais têm realidades muito diferentes e isso deve ser considerado. Lembre-se também que o prazo para adequar sua empresa à nova versão da norma é de 3 anos, a partir da data de sua publicação.

Quero chamar a sua atenção para a estrutura de alto nível, que agora começa a valer para todas as normas de sistemas de gestão que passarem por novas revisões, que nada mais é do que a unificação de tudo que é comum em diversas normas de sistemas de gestão. O anexo foi criado para facilitar e baratear a integração com outros sistemas, como por exemplo a ISO 14001.

Portanto, essa pode ser uma boa hora de implementar o SGI. Converse com seus gestores a respeito dessa oportunidade de melhorar ainda mais o seu negócio.

Resumindo:

  • o prazo para adequação é de 3 anos a partir da publicação;
  • faça uma revisão dos processos para identificar os pontos que não atendem a revisão;
  • converse com seus gerentes e diretores.

Se precisar de ajuda, conte com a Templum.

Estamos desenvolvendo uma série de vídeos e ferramentas para ajudá-lo a entender os principais conceitos e realizar a adequação com mais tranquilidade.

Até a próxima.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas. Visite seu site para saber mais.
Ricardo Tocha
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *