,

5W2H: Vamos responder algumas perguntas

5w2h-simplifique-seu-plano-de-acao

Como eu amo o 5W2H!

No post de hoje iremos conversar sobre uma das ferramentas mais simples de serem utilizadas por qualquer empreendedor.

Um dos motivos de iniciar este texto declarando minha afinidade com a ferramenta 5W2H consiste na minha utilização semanal dela.

Apesar de fácil a sua aplicabilidade, considerar esta ferramenta muito simplória para seu negócio é um erro que você não pode cometer. Por vezes, administradores, gestores, desenvolvedores de produtos e outros preferem não adotar determinada metodologia pelo motivo de a considerarem básica de mais para seus empreendimentos.

Simplifique seu plano de ação

A ferramenta 5W2H é útil para traçar um plano de ação, independentemente de sua complexidade. Desenvolvimento de novos produtos, abertura de novas franquias, expansão em novos mercados, análise de concorrência são exemplos de algumas das atividades, nas quais poderão ser otimizadas com o método proposto pela ferramenta.

Basicamente, o desenrolar da ferramenta 5W2H depende da ação de responder sete perguntas sobre o projeto a ser desenvolvido.

  • O que? (What)
  • Por que? (Why)
  • Quem? (Who)
  • Onde? (Where)
  • Quando? (When)
  • Como? (How)
  • Quanto? (How much)

Uma das características de cada empreendedor é a sua capacidade de gerar novas ideias. Porém, juntamente com este ponto positivo de sua personalidade, a dificuldade de transformar os seus insights em projetos reais é, sem dúvida, o principal dilema enfrentado por essas mentes brilhantes.

Por isso, responder estas perguntas antes de iniciar um novo projeto, seja ele qual for, pode ser o ponto de partida para o sucesso de qualquer coisa a ser realizado pelo gestor ou seus colaboradores.

Como aplicar o 5W2H?

Recentemente, acompanhei a respostas de alguns empresário para a seguinte questão: Cite o principal objetivo que a organização tem para os próximos anos?

Obviamente que as respostas foram tão genéricas quanto a pergunta. “Aumentar o faturamento em x%” e “aumentar a nossa carteira de clientes” foram as respostas mais encontradas. Entretanto, por mais que os objetivos declarados sejam genéricos, a metodologia proposta pelo 5W2H pode fornecer um norte para elaboração de um plano de ação.

O quadro a seguir contém uma simulação básica da utilização do 5W2H com um dos objetivos almejados pelos empresários que responderam o questionamento anterior.

Aumentar a nossa carteira de clientes.
Etapas do 5W2H O que responder? Características de cada etapa
O que? (What) O que queremos fazer? O que faremos para conquistarmos novos clientes? Definir uma ação ou atividade a ser executada. Pode ser também um problema ou desafio a ser resolvido.
Por que? (Why) Por que utilizaremos está ferramenta? Por que treinaremos nossos vendedores? Justifique a resposta anterior. Apresente bons motivos do que se pretende realizar.
Quem? (Who) Quem aplicará os treinamentos para os vendedores? Quem será o responsável na prospecção de novos clientes? Defina quem serão os responsáveis pelo plano de ação
Onde? (Where) Onde serão aplicados os treinamentos para a equipe de venda? Onde serão realizadas as prospecções dos novos clientes? Informe o local onde cada parte de seu processo será executado.
Quando? (When) Quando iniciaremos o plano de ação? Quando iremos treinar nossos vendedores? O cronograma do seu plano é essencial para continuidade do mesmo.
Como? (How) Como faremos a prospecção dos novos clientes? Como treinaremos a nossa equipe de vendas? Praticidade! Neste momento defina os passos de como serão executados os procedimentos para atingir os objetivos pré-estabelecidos.
Quanto? (How much) Quanto será o valor do investimento feito para se conseguir novos clientes? Quanto efetivamente gastaremos para treinar nossos vendedores? Defina os custos dos procedimentos de seu plano de ação. Não comece nada sem realmente saber sua capacidade de investimento.

 

Automatize o 5W2H

Uma das facilidades desta ferramenta é a sua forma de automatização. Através de uma planilha do Excel ou uma tabela inserida em um documento no Word qualquer pessoa consegue usufruir esta metodologia.

Caro leitor, para você ter noção da importância do 5W2H mostrarei um caso prático da utilização da ferramenta.

Para realizar este post eu fiz uma tabela utilizando o 5W2H. Compreendo que escrever posts semanalmente é uma tarefa que exige um bom plano de ação.

Vejamos a tabela:

5W2H: Vamos responder algumas perguntas?
O que? (What) Por que? (Why) Quem? (Who) Onde? (Where) Quando? (When) Como? (How) Quanto? (How much)
O que é o 5W2H? Por que utilizar o 5W2H? Quem pode utilizar o 5W2H? Onde aplicar o 5W2H? Quando aplicar o 5W2H? Como funciona? O retorno do investimento?

 

Perceba que durante o post faço questão de responder as etapas do 5W2H. Um ponto importante do meu plano de ação ao escrever é deixar claro a importância do que vai ser discutido, tentando explicar, através de todo o texto, os benefícios do tema para o leitor do blog.

Hora de agir!

Aconselho você, leitor do nosso conteúdo, aplicar o 5W2H no seu próximo projeto. A ferramenta pode não preencher todas as lacunas necessárias para execução dos seus planos, entretanto os passos para qualquer empreitada precisam de um norte bem definido, e, com certeza, o 5W2H será mais do que útil.

Disponibilizarei um exemplo de uma planilha de 5W2H para download.

Nós, da Templum, garantimos que seus próximos passos estarão mais claros. Direcione suas ações através do 5W2H.

Achou o texto interessante? Deixe aqui seus comentários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *