ISO 9001 e ISO 14001, qual a diferença?

Mesmo após quase dez anos do surgimento da norma ISO 14001, muitos ainda me perguntam sobre a diferença entre as normas ISO 14001 e ISO 9001.

Vamos primeiro ás semelhanças:

Ambas são normas escritas pela ISO (International Organization for Standardization) uma das maiores organizações do mundo desenvolvedora de padrões internacionais.

A norma ISO 14001 seguem a mesma abordagem “planejar, fazer, checar, agir” (ciclo PDCA) da norma ISO 9001 .

Ambas requerem uma política, objetivos e metas, que os colaboradores sejam competentes, que documentos e registros sejam controlados e que análises críticas pela direção sejam realizadas.

Entretanto, existem também algumas diferenças significativas:

A norma ISO 9001 dá diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade com foco na satisfação do cliente. Trata de desenvolver e entregar um produto ou serviço que satisfaça as necessidades estabelecidas pelos clientes e define os requisitos para assegurar que isto aconteça.

Já a ISO 14001 dá diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental com foco na prevenção da poluição e de implementar controles para aquelas atividades significativas que poderiam ter um impacto sobre o meio ambiente.

Para a ISO 14001, o “cliente” pode ser considerado como o meio ambiente, com os requisitos ambientais sendo efetivamente definidos pela legislação e regulamentações. Da organização é requerido que identifique aquelas atividades que têm um impacto significativo sobre o meio ambiente e que implemente controles para minimizar este impacto.

Na ISO 9001, o monitoramento e medição  estão relacionados com processos e produtos, enquanto que a ISO 14001 foca na medição das características das operações que possam causar impactos significativos sobre o meio ambiente.

Ainda que ambas ainda requeiram que ações corretivas e preventivas sejam colocadas em prática, ao invés do produto não conforme referido na ISO 9001, a ISO 14001 se refere a situações reais de emergência e acidentes ambientais –

Mesmo que foco das duas normas seja diferente, existe um grande número de elementos e abordagens comuns entre elas. Então se a empresa está pensando em implementar a ISO 14001 e já existe um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 implementado, a diferença não é tão grande quanto parece.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Responsável técnica em Templum Consultoria Ilimitada
Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialista em Sistemas de Gestão Integrada. Participou do comitê da ABNT de revisão para a ISO 9001:2015. É responsável técnica da Templum Consultoria Ilimitada.
Daniela Albuquerque

Últimos posts por Daniela Albuquerque (exibir todos)

2 respostas
  1. Karla Silva Sousa says:

    Preciso que estabeleça e me explique de maneira sucinta a diferença existente entre as três séries, ISO 9000, ISO 14000 e ISO 22000.
    pois tenho que esclarecer essa dúvida, serei grata pela ajuda.

    Responder
    • André Seixas
      André Seixas says:

      Bom dia Karla!

      A diferença é que as normas e certificações são aplicadas a diferentes sistemas de gestão. A Norma ABNT NBR ISO 9001, estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade, que busca a otimização de sistemas e processos empresariais. Já a Norma ISO 14001 trata da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, onde os requisitos estabelecidos buscam a prevenção da poluição, principalmente. A Norma ISO 22000 estabelece requisitos aplicáveis à Segurança em Alimentos, sendo uma certificação aplicada à empresas alimentícias.

      Um excelente dia para você!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *