Documentação ISO 9001

A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade deve incluir:

  • Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
  • Manual da Qualidade;
  • Procedimentos documentados requeridos pela norma;
  • Documentos necessários para que a organização assegure o planejamento, a operação e controle eficaz dos seus processos;
  • Registros requeridos pela norma.

O Manual da Qualidade…

…deve incluir:

  • O escopo do SGQ, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões;
  • Procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, ou referentes a eles;
  • Descrição da interação dos processos do SGQ.

Procedimentos

Devem ser elaborados manuais de procedimentos, que listam as operações utilizadas na organização e também definem as responsabilidades (cargos, funções etc.). Estes manuais devem abranger todos os elementos do SGQ usados pela organização.

Além disto, estes documentos devem conter as instruções operacionais dos procedimentos listados. As instruções nada mais são do que relatar os métodos de inspeção, cronogramas de trabalho, especificações, exceções etc.

Controle de documentos

Todos os documentos do SGQ devem ser controlados. Deve-se estabelecer um procedimento documentado para definir os controles necessários para:

  • Aprovar documentos quanto a sua adequação, antes da emissão;
  • Analisar criticamente e atualizar quando necessário, e reprovar os documentos;
  • Assegurar que alterações e a situação de revisão atual sejam identificadas.

Controle de registros

Os registros são um tipo especial de documento e devem ser controlados.

Os registros devem ser estabelecidos e mantidos para proverem evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do SGQ. Todos os registros devem ser mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.

Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros da qualidade.

24 Comentários

  1. regina
    Publicado 12 de setembro de 2011 em 16:40 | Permalink

    nas norma da ISO é valido registro eletronico

  2. Publicado 12 de setembro de 2011 em 18:59 | Permalink

    Boa Tarde Regina,
    Sim, pode-se considerar os registros eletronicos, mas voce precisa definir isso em seu procedimento PR 4.2.4 Controle de Registros, toda a sistematica para cada registro.

    Rivaldo Silva
    Auditor ISOOnline

  3. alan vilhena
    Publicado 18 de setembro de 2011 em 12:19 | Permalink

    no site existe uma numeração que indica um iten da norma iso9001 vc pode me listar todos os itens necessarios para a certificação.

  4. Publicado 18 de setembro de 2011 em 14:08 | Permalink

    Alan bom dia
    Os itens indicados na norma ISO 9001 são processos determinados conforme a atividade realizada em cada empresa dependendo de seu produto ou serviço realizado, assim deverá seguir uma sistemática definindo o método para implementação e certificação para cada organização.
    Mas dentro da norma existem 6 itens (procedimentos) obrigatorios, neste caso todo tipo de organização deve ter, são eles;

    - 4.2.3 Controle de Documentos
    - 4.2.4 Controle de Registros
    - 8.2.2 Auditoria Interna
    - 8.3 Produtos Não Conforme
    - 8.5.2 Ação Corretiva e
    - 8.5.3 Ação Preventiva.

    Estes são os itens mínimos para a certificação de uma organização.

    Rivaldo Silva
    Auditor ISOOnline

  5. Ana
    Publicado 4 de outubro de 2011 em 14:45 | Permalink

    Bom dia,
    Iniciei a 2 semanas em novo trabalho na area comercial/suporte e percebi que nõ tem um procedimento escrito para todos os processos que são realizados e que cada departamento trabalha de uma maneira, com documentos diferentes que muitas vezes são realizados para o próprio controle do funcionários e os demais não sabem da existencia do mesmo.Como se trata de produção todas as informações que entram na empresa atraves do comercial são repassadas para todos os departamento e hoje utilizam um sistema muito vulneravel onde não contem todas as informações e é pouco integrado.
    Como atuei durante quase 05 anos em organismo certificador aprendi um pouco sobre SGQ e queria ajudar a empresa onde estou hoje a constituir um procedimento e seguir algumas regras.Hoje eles não tem intenção de implantar a 9k, mas não vejo o pq de não implantar futuramente e certificar todos os processos.
    Gostaria de uma dica de como devo ir passadno essa idéia sem pensarem que quero fazer uma revolução.Pois hoje a maioria dos funcionários são antigos de casa e estão aqui desde que a empresa foi iniciada e sei que nós seres humanos somos resistentes e mudanças e cumprimento de procedimentos e regras.

    Obrigada

  6. Publicado 4 de outubro de 2011 em 17:18 | Permalink

    Olá Ana boa tarde,
    Seja bem vinda a nosso blog, fique sempre a vontade para tirar suas duvidas com nossos especialistas.
    Conforme sua solicitação tenho alguns argumentos que podem auxilia-la no processo de amadurecimento para implementação da ISO 9001. Siga os links.

    http://certificacaoiso.com.br/qualidade-e-sinonimo-de-perfeicao/
    http://certificacaoiso.com.br/3-dicas-para-uma-implementacao-iso-9001-mais-eficaz/

    e o mais importante.

    http://certificacaoiso.com.br/iso-9001/

    Espero que estas informações possam ajuda-la em suas dificuldades.

    Rivaldo Silva
    Auditor ISO Online

  7. Ana
    Publicado 6 de outubro de 2011 em 13:18 | Permalink

    Olá Rivaldo, bom dia!

    Muito obrigada, vou dar uma lida e aos poucos vou apresentado as idéias.

    Grande abraço,

    Ana Hessel

  8. Gilson
    Publicado 29 de novembro de 2011 em 19:59 | Permalink

    Boa tarde.

    Sou estagiário em uma empresa de saneamento e gostaria de saber quais são os requisitos para que uma empresa que atua na área de saneamento possa conseguir o ISO 9001. Sei que existem 6 procedimento obrigatório (que foram citados no site):
    - 4.2.3 Controle de Documentos
    - 4.2.4 Controle de Registros
    - 8.2.2 Auditoria Interna
    - 8.3 Produtos Não Conforme
    - 8.5.2 Ação Corretiva e
    - 8.5.3 Ação Preventiva

    Minha dúvida é: Quais são os requisitos para uma empresa que atua na área de saneamento?

    Att.

    Gilson

  9. Publicado 2 de dezembro de 2011 em 13:17 | Permalink

    Boa Tarde Gilson,

    Os requisitos da norma ISO 9001 são os mesmos para qualquer tipo de empresa. Portanto, voce deverá seguir os requisitos normativos adequando-os a realidade da sua organização.

    Atenciosamente,

    Thaís Cargnelutti
    Equipe ISO Online

  10. Publicado 26 de dezembro de 2011 em 17:50 | Permalink

    boa tarde

    a SINCLAIR é uma empresa 100% brasileira a 20 anos no mercado e temos interesse em receber a certificação do ISO mais gostaria de saber qual o procedimento a ser adotado???

    favor me enviar por email sheila@sinclair.com.br

  11. Publicado 27 de dezembro de 2011 em 13:59 | Permalink

    Bom dia Sheila,

    Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato e nos colocar à disposição para sempre ajuda-la em suas dúvidas!

    Para que a sua empresa seja certificada ISO 9001 você precisa implementar todos os requisitos da norma. Para isso, você pode adquirir a norma no site da ABNT e implementar os seus itens na empresa, porém o mais indicado é que se realize a contratação de uma empresa de consultoria especializada que irá tornar esse processo mais assertivo.

    Normalmente os passos que irá seguir na implementação da ISO 9001 são:
    - Contratação de uma empresa de consultoria (ISO Online)
    - Realização de um diagnóstico sobre a empresa
    - Conscientização dos colaboradores
    - Mapeamento dos processos da empresa
    - Desenvolvimento dos procedimentos e documentos necessários
    - Treinamento aos colaboradores
    - Realização da Auditoria Interna
    - Contratação de um órgão certificador
    - Auditoria de Certificação

    São essas as etapas para a certificação ISO 9001.

    Se precisar de mais alguma informação, por favor nos avisar.

    Atenciosamente,

    Daniela – Equipe ISO Online

  12. Polyanna Rocha
    Publicado 5 de janeiro de 2012 em 16:41 | Permalink

    Boa Tarde,

    Meu nome é Polyanna, trabalho em uma empresa multinacional certificada na ISO 9001 e gostaria de tirar uma dúvida referente ao item 4.2.4 da ISO 9001. Quando falamos dos seis verbos, um deles é recuperar (recuperação).
    A ordem dos verboas tem que ser respeitada ou não altera a ideia final?
    Quando falo em recuperação entendo que seja a forma que vou recuperar o documento, caso aconteça alguma falha no seu armazenamento. Gostaria de ter uma idéia mas ampla sobre formas de controle de registros e atendimento a esse requisito. Sou nova na empresa e o setor esta abandonado e sem muitas pessoas que entendam e se enteressem pelo assunto.

    Muito Obrigada desde já !

    Polyanna Rocha

  13. Publicado 6 de janeiro de 2012 em 19:17 | Permalink

    Prezada Polyana,

    É importante que a ordem dos verbos seja respeitada, pois não é possível recuperar um arquivo se ele não estiver identificado corretamente.
    Para saber mais sobre outras formas de controle de registro e atendimento a esse requisito você pode utilizar o nosso test-drive, lá você encontrará mais informações.
    Manter um sistema de gestão da qualidade pode ser muito difícil se a alta direção e gerencia não estiverem comprometidas também.

    Bom trabalho!

    Atenciosamente,

    Thais Cargnelutti
    Equipe Isoonline

  14. Janaína Torres
    Publicado 10 de janeiro de 2012 em 17:24 | Permalink

    Boa tarde,

    Meu nome é Janaína e trabalho em uma empresa Multinacional e uma das Filiais, a do Chile, já é certificada em ISO 9001. A minha empresa, no momento, possuí 18 funcionários, relativamente pequena, e estou responsável pela adequação de procedimentos, documentos e formatos. Minha dúvida é a seguinte:

    *Como tomamos como base a organização do Chile, existe a separação dos Procedimentos Gerais do SGQ, Procedimentos Específicos do SGQ, Documentos do SGQ e Formatos do SGQ. Para os demais departamentos, cada um possui separação e têm criados (codificação de acordo a numeração do depto) os procedimentos específicos, documentos, formatos e registros. Isto está correto? (Ex.: Procedimento Geral SGQ “PG 00.00 – Estrutura SGQ”, Procedimento Específico SGQ “PE 01.00 – Departamento de Vendas”, Procedimento Específico Departamento “PE 101.00 – Captação de Clientes”.

    *Aplicando esta estrutura, teria de haver PEs para o SGQ mesmo havendo os PGs obrigatórios e os demais que abrangem os processos da empresa (Ex.: Satisfação do Cliente, Revisão da Direção e outros)?

    Vocês poderiam sanar estas dúvidas, por favor?

    Desde já agradeço a Colaboração.

    Att,

    Janaína Torres

  15. Publicado 13 de janeiro de 2012 em 10:06 | Permalink

    Janaina bom dia
    Obrigado por nos procurar, vou tentar esclarecer sua duvida.
    A norma ISO 9001 não definde de maneira alguma a forma de padronização relacionada a numeração dos documntos da organização, mas muitas empresas de consultoria adotam numeros de documentos conforme o processo ou departamento que destina-se o documento, exemplo: compras 7.4, RH 6.2.2 e vendas 7.2.
    Mas isso poderá dificultar o controle da documentação sempre que um novo docuemento for elaboarado, pois caso o responsavel não acompanhe estes novos documentos poderá ocorrer de varios documentos obterem a mesma numeração.

    Aconselhamos a voce realizar a melhoria continua em sua documentação, e melhorar o método de identificação dos documentos, entre em contato com a empresa matriz e verifique se pode ser modificado a sistemática de controle dos documentos, com certeza isso facilitará a interação entre as empresas e processos.

    Rivaldo Silva
    Auditor ISOOnline

  16. Filipi Blender
    Publicado 16 de janeiro de 2012 em 15:20 | Permalink

    Prezados boa tarde.

    Eu gostaria muito de esclarecer uma duvida sobre as versoes da ISO 9001,gostaria de saber quando será criada uma nova versão da ISO? e de quanto a quanto tempo é criada as versoes?

    No aguardo.

    obrigado.

  17. Publicado 16 de janeiro de 2012 em 19:15 | Permalink

    Boa Tarde Filipe,

    Tudo bem?

    Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu contato em nosso blog. Ficamos muito felizes em poder ajuda-lo em suas dúvidas.

    A ISO 9001 hoje está em sua 4ª (quarta) versão, que é a ABNT NBR ISO 9001:2008. As outras versões foram publicadas respectivamente em 1987, 1994 e 2000.

    As novas versões são redigidas por um Comitê Técnico da Organização Internacional para Normalização e a próxima versão, segundo o site Quality Progress (http://asq.org/qualityprogress/index.html) deve ser lançada em 2015, então não existe um período padrão para essa revisão.

    No texto (http://certificacaoiso.com.br/novos-conceitos-para-nova-versao-da-iso-9001/) em nosso blog existe uma tabela com os itens que estão sendo discutidos para serem contemplados na nova versão da norma. Vale a pena conferir!

    Espero poder te-lo ajudado e qualquer duvida, estamos sempre à disposição.

    Atenciosamente,

    Daniela Albuquerque
    Especialista ISO 9001

  18. Cristina Andrade
    Publicado 17 de janeiro de 2012 em 17:55 | Permalink

    Boa tarde,

    Este blog é super interessante e uma mais valia para quem precisa de auxilio ao que diz respeito aos Sistemas de Gestão …

    Estou com imensas dúvidas em distinguir processos de procedimentos.Inicialmente julgava que os procedimentos seriam a “explicação” dos processos, mas pelos vistos não é bem assim.

    Podem ajudar-me? – Preciso mesmo de perceber isto …
    Atentamente,
    Cristina.

  19. Publicado 3 de abril de 2012 em 2:22 | Permalink

    boa noite,estou com duvidas sobre controle de documentos,voces podem me ajudar,estou precisando entregar um trabalho valendo o meu estagio,grata neuraci

  20. Publicado 13 de abril de 2012 em 19:12 | Permalink

    Prezada Neuraci

    Boa tarde!

    Primeiramente quero agradecer pelo seu contato no Blog, agora respondendo ao seu questionamento o Controle de Documentos é um requisito obrigatório da Norma ISO 9001:2008, neste item a norma determina que a organização deve:
    a) Aprovar documentos quanto a sua adequação, antes da sua emissão,
    b) Analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reprovar documentos,
    c) Assegurar que as alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas
    d) Assegurar que as alterações pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso
    e) Assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis
    f) Assegurar que documentos de origem externa determinados pela organização como necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e que sua distribuição seja controlada, e
    g) Evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que eles forem retidos por qualquer propósito.

    Para melhor esclarecimento destes itens sugiro que veja o link abaixo, onde estão relacionados vários Posts referente ao Controle de Documentos:
    http://certificacaoiso.com.br/?s=controle+de+documentos
    Cristiane Gonçalves

  21. Renata
    Publicado 26 de abril de 2012 em 19:23 | Permalink

    Boa tarde!
    Estou com dúvida de se uma Empresa Certificada ISO 9001:2008, pode mudar a Razão Social e o CNPJ, se pode como proceder?
    Grata.

  22. admin
    Publicado 30 de abril de 2012 em 21:30 | Permalink

    Olá Renata
    Seja bem vinda a nosso blog.
    Com certeza você poderá alterar o CNPJ e Razão Social de vossa empresa a unica providencia que deverá tomar é, comunicar o órgão certificador da alteração realizada ou prazo para tal, para que a alteração seja feita no banco de dados, não espera até a auditoria de manutenção ou recertificação faça o contato o quanto antes.

    Obrigado

    Rivaldo Silva
    Auditor ISOOnline

  23. flavia
    Publicado 8 de maio de 2012 em 18:11 | Permalink

    Minha empresa presta serviços para um cliente que tem seus próprios procedimentos e que temos que usa-los. Como vamos implantar o sistema de gestão da qualidade em nossa empresa, gostaria de saber se temos que criar estes mesmos procedimento para evidenciarmos afim de atender o SGQ ou se podemos usar os procedimentos do clientes e apresentarmos ao auditor registros e evidencias baseados nos procedimentos deles.

  24. admin
    Publicado 9 de maio de 2012 em 14:29 | Permalink

    Olá Flavia
    O ideal é você possuir seus próprios procedimentos de processo pois assim terá maior controle e facilidade para alteração dos documentos quando necessários.
    O que o cliente esta diretamente ligado a você, será os requisitos (pedidos e solicitações)dos clientes.
    Dessa forma você conseguirá definir melhor o método de monitoramento de suas atividades.

    Rivaldo Silva
    Auditor ISOOnline

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>