Documentos Externos – Ponto Crítico para a ISO 9001

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Na implementação de um sistema de gestão da qualidade, estamos sempre olhando para dentro da empresa, criando sistemáticas para melhorar os processos internos e muitas vezes podemos nos esquecer de um ponto que é muito crítico e que pode colocar em risco todo o trabalho efetuado: os Documentos Externos.

Então, vamos conversar um pouco mais sobre isso:

Segundo a norma ISO 9001, a organização deve “assegurar que documentos de origem externa determinados pela organização como necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e que sua distribuição seja controlada“, mas quais são esses documentos externos?

Um documento externo é todo documento cuja emissão, revisão ou alteração é realizada por uma organização externa ao Sistema de Gestão da Qualidade, mas que o seu conteúdo impacta no atendimento aos requisitos do produto ou serviço e por isso a organização precisa garantir que a informação que está utilizando está sempre atualizada.

São exemplos de documentos externos: Documentos Regulamentares, Normas Técnicas, Literaturas Técnicas, Desenhos Técnicos, Leis, Portarias, Resoluções, Normas de Produtos (DIN, AISI, ASTM, etc.), Licenças, entre outros.

Então, agora vamos pensar… Sua empresa possui alguns dos documentos citados acima? Se sim, como você sabe se está utilizando a revisão atualizada e não uma versão obsoleta? E se essa informação estiver desatualizada, quais os impactos que podem gerar na sua prestação de serviço? Nesse caso o prejuízo pode ser bem grande.

Então, é muito importante que ao mapear os processos da organização, que todos os documentos externos que podem impactar no seu resultado sejam identificados e estabelecer uma sistemática para conferir regularmente a atualização das informações.

Para ajudá-lo nesse controle, no link a seguir existe um modelo de lista mestra de documentos que pode ser utilizado em sua organização: Lista Mestra de Documentos.

Bom Trabalho!

  1. Thiago Araujo Fiais
    Thiago Araujo Fiais says:

    Boa tarde, venho tentando elaborar uma crítica sobre á ISO 9001:2008 e não tenho tido êxito.
    Te pergunto.Vc tem alguma coisa sobre isso?Em forma de crítica?
    Aguardo retorno.

    Muito Obrigado!!!

    • Rivaldo Silva
      Rivaldo Silva says:

      Olá Thiago, primeiramente gostaria de saber qual o tipo e motivo da crítica para que eu posso tentar ajuda-lo. É qualquer tipo de crítica ou existe algo especifico.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum