O SGQ de uma organização é uma ferramenta de gestão organizacional que traz meios e formas de controlar e gerenciar processos e também permite a verificação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos.
Para saber mais sobre a ISO 9001:
O que é ISO 9001?
Benefícios da ISO 9001 para sua empresa
Um sistema de gestão da qualidade implementado com base nos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015 proporciona para as empresas:
- maior capacidade para prover produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
- visão sistêmica, o que proporciona uma maior facilidade para aproveitar oportunidades e garantir o aumento da satisfação do cliente;
- capacidade para abordar riscos e oportunidades associados com o seu contexto e objetivos.
O organismo que dita as normas desse Sistema de Gestão é a ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. A ISO 9001:2015 especifica requisitos para a gestão da qualidade e os princípios do sistema são:
- 1 – Foco no cliente
- 2 – Liderança
- 3 – Engajamento das pessoas
- 4 – Abordagem de processos
- 5 – Melhoria
- 6 – Tomada de Decisões com base em evidências
- 7 – Gestão de relacionamento
Através de documentos e registros, uma organização pode comprovar o atendimento aos requisitos estabelecidos. Qualquer empresa pode ter o SGQ, independente do tamanho, quadro de funcionários ou faturamento, basta o envolvimento da alta direção e dedicação.