A importância da rastreabilidade

A rastreabilidade para algumas industrias é uma exigência legal. Além disso, é um elemento básico em planos de segurança e de gestão da qualidade na organização.

Estabelecer um bom sistema de rastreabilidade, mesmo quando recalls não estão previstos será útil para sua empresa. Um bom sistema de rastreabilidade garante controle completo sobre a complexidade de informações e dados dentro de uma operação, independente do volume. A rastreabilidade projetada corretamente é a base eficaz e eficiente da  documentação, responsabilidades, recursos, processos, produtos e serviços.

Os requisitos de rastreabilidade estão ligados às demandas de cliente, legislação e normas que todos os produtos colocados no mercado devem ser adequados à finalidade e não prejudicial à saúde. Com o risco, a rastreabilidade permite que as empresas e autoridades retirem os produtos identificados como inseguros.

Também:

• Minimiza os custos, tornando o processo mais eficaz;

• Permite a ação orientada para prevenir a recorrência;

• Auxilia no diagnóstico do problema, passando a responsabilidade quando pertinente;

• Promove a confiança do cliente e proteção de marca;

• Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade , bem  como, controle de estoque, uso de material e de origem / características de produtos).

Mas, afinal, o que é rastreabilidade?

A rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço nas etapas do processo ( recepção, produção, transformação e distribuição).

A rastreabilidade também pode garantir que a segurança dos produtos e atributos de qualidade foram verificados (país de origem, espécie do alimento ou material e se todos os componentes estão liberados para a produção e qualidade comprovada).

Uma dica importante  é que a organização defina lotes de produtos, matérias primas e embalagens, onde e quando os  reprocessos são utilizados e retrabalhos são feitos. De ondo veio e para onde vai o produto.

O sistema deve incluir a documentação necessária para registrar todas as informações durante as etapas do processo e com isso facilitar a investigação.

Vale a pena também, considerar na rastreabilidade de sua empresa a integração de dados externos e internos como fornecedores e clientes garantindo a interação de Fornecedor  – Empresa  – Cliente / Consumidor  na cadeia de abastecimento.

Depois de definida sua rastreabilidade realize testes e verifique se a mesma é eficaz ou se há necessidade de melhorias.  Assim sua empresa estará preparada cumprir a exigências e com sistema de gestão seguro.

Últimos posts por Cristiana Lima (exibir todos)