Instrução de Trabalho (IT) na ISO 9001, como e quando utilizar?

Instrução de Trabalho (IT) na ISO 9001, como e quando utilizar?

Documento Instruções de Trabalho (IT)  na ISO 9001

A Instrução de Trabalho (IT) é um documento muito importante no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001, pois contém o modo correto de se executar uma determinada atividade. Embora sua definição seja simples, o importante é que quem redigir a instrução de trabalho conheça detalhadamente a tarefa descrita ou tenha ajuda de quem possui esse conhecimento.

A Instrução de Trabalho (IT) deve seguir de forma critica um passo a passo, pois será esta instrução que mais tarde servirá como conteúdo para treinamentos aos colaboradores envolvidos e também para que se tenha um processo claro e objetivo.

Não confunda Instrução de Trabalho e Procedimentos

Apesar de terem estruturas parecidas, em alguns casos, idênticas, as Instruções de Trabalho (IT) e Procedimentos têm funções diferentes.

A começar pela hierarquia dentro da documentação do SGQ, pois as ITs vêm logo abaixo dos Procedimentos. A distinção entre esses documentos se faz pela usualidade.

De forma mais clara, seguem abaixo suas diferenças:

Instrução de Trabalho (IT): É mais usada em atividades produtivas, operacionais, tendo por característica ser um padrão técnico.

Seguem alguns exemplos de onde aplicar padrões operacionais:

  • Operação de máquina de fresa;
  • Armazenagem de matéria-prima a granel;
  • Validação de novos produtos projetados;
  • Seleção de candidatos a vagas de empregos;
  • Polimento;
  • Abastecimento de matéria-prima;
  • Além de atividades como vendas internas, atendimento ao cliente etc.


Procedimento:
É usado para descrever regras, informações mais detalhadas das atividades específicas para o gerenciamento do sistema da qualidade. É responsável por padronizar os processos gerenciais, tendo por característica ser um padrão de sistema.

Seguem exemplos:

  • Controle de documentos;
  • Controle de registros;
  • Controle de produtos não-conforme;
  • Ação corretiva;
  • Ação preventiva;
  • Auditoria interna;
  • Além de um processo completo de um determinado departamento ou setor.

Elaborando uma Instrução de Trabalho

Antes de iniciar, faça uma análise do seu processo e/ou a função do executor. Para isso você pode utilizar dos recursos propostos abaixo.

Fluxograma: Os símbolos utilizados no fluxograma têm por finalidade colocar em evidência a origem, processamento e destino da informação. Considere tudo o que acontece nos processos de fabricação/prestação de serviços e os responsáveis por cada processo.

Coleta de dados: O trabalho de elaboração do fluxograma é facilitado quando há a coleta de dados, onde as informações devem ser fornecidas pelos próprios executores dos trabalhos, mediante a utilização de um roteiro de entrevista, que poderá conter as seguintes questões: Cargo e nome? De quem recebe o trabalho? Em que consiste seu trabalho? Quantas unidades de trabalho fazem por dia? Quanto tempo gasta para realizar seu trabalho?

Recursos: Para que esta instrução esteja bem definida, considere todo e qualquer recurso utilizado neste processo, como máquinas, Instrumentos de medição, EPIs, computador e outros. Nesta instrução você deve esclarecer exatamente o recurso necessário que o colaborador precisa para executar determinada função.

Buscando Informações: O melhor caminho é buscar a informação onde o processo acontece. Lembrando que a instrução de trabalho tem como função básica definir todo o funcionamento de um processo para que os envolvidos entendam o mesmo de uma forma só. Foque nos pontos a seguir ao realizar sua busca por informações: objetivos, documentos correlatos, descrição da atividade, processo (isso inclui o comportamento operador-produto-cliente), qualificação do executante, materiais utilizados.

Elaborei minha IT. Meu trabalho acabou?

Não! Lembre-se que se trata de um documento vivo, ou seja, está caminhando junto com seu processo.

Quando o mesmo sofre uma alteração, seja ela por adequação ou por uma melhoria, não podemos esquecer de atualizá-la. Procure avaliar constantemente se o que está previsto na IT é a realidade da sua organização, pois os processos definidos e documentados nela deverão ser demonstrados quando houver inspeção ou auditoria, evidenciando, assim, se o processo atende ao documento elaborado.

E bom trabalho!

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Autor

Bacharel em Administração e Pós Graduada em Engenharia da Qualidade pela Anhanguera Educacional, experiência de 13 anos em Indústria nas áreas de Controle e Garantia da Qualidade, possui curso de Auditora Líder reconhecido pelo IRCA no sistema de Gestão NBR ISO 9001:2008. Atua como Consultora nas normas NBR ISO 9001 e PBQP-H.

96 comments

  • Bom artigo, parabéns
    Apenas fiquei com uma dúvida. Após aprovação da minha instrução de trabalho posso modificar o nome da instrução de trabalho depois de um ano, por exemplo?

    Responder
  • Olá!
    Estou com uma dúvida que não estou conseguindo esclarecer. Será que poderiam me ajudar?

    Quando um documento é criado e aprovado pela primeira vez, ele é a revisão 00 ou 01?
    Isso faz alguma diferença? Existe alguma tendência nesse sentido?

    Grato!

    Responder
    • Jonathan Reis

      Olá, Tafarel.

      Seja bem vindo em nosso blog!

      Sua pergunta é muito pertinente, parabéns!

      Na verdade não existe uma regra para isso, a norma não exige o inicio da revisão pelo número 00 ou pelo número 01. O mais importante é ter o controle que é exigido pela norma.

      No dia-a-dia da Templum os clientes de ISO 9001 preferem começar com 01 e de PBQP-H 00.

      Portanto, não é necessário se preocupar em relação a essa sistemática.

      Espero ter lhe auxiliado.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

      Responder
  • Boa tarde!

    Por favor, fala alguma coisa na norma sobre obrigatoriedade de assinatura de IT’s? Ou posso somente armazená-las eletronicamente, sem nenhuma assinatura? Obrigada.

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Sandra!

      Seja bem vinda em nosso blog! Sua participação é muito importante para nós!

      A norma indica que os procedimentos devem ser aprovados e que é necessário manter o registro de aprovação desse documento, mas não indica que essa aprovação deve ser uma assinatura.

      Nesse caso, você deve indicar no seu procedimento Controle de Documentos qual será a forma de evidência de aprovação desses documentos, caso não exista uma assinatura, ok?!

      Espero que possamos tê-la ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Bom dia,

    Minha dúvida é em relação a Its que foram definidas como formulário, ou seja, no sistema tem uma mascara de IT com controle de revisão da mascara, porém quando se elabora e descreve a IT a mesma recebe outra revisão que no caso é da instrução, então tem 2 campos, um de revisão da mascara e outro de revisão da instrução, existem algum impeditivo para isso normativamente falando? e na questão do controle de documentos e registros, como funcionária isso?

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Jefferson, tudo bem?

      Seja bem vindo em nosso blog! Sua participação é muito importante para nós!

      No caso da norma, não existe nenhum impedimento para essa sistemática, desde que os colaboradores da empresa entendam o que significa cada um dos campos, ok?!

      Na lista mestra você deve considerar a revisão da IT e não da máscara.

      Qualquer duvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Rafael,

      Seja bem vindo em nosso blog!

      Não existe nenhum padrão definido para a realização de instrução de trabalho. Você pode elaborar o documento de acordo com a realidade da sua empresa.

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Qualquer duvida, por favor avisar.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • As cópias de “IT’s” disponibilizadas nos setores da fábrica devem assinadas pelo RD, etc.?
    O original está assinado e disponível em uma pasta, alem da cópia digital, em uma pasta com acesso restrito.
    Obrigado, Sérgio Silva

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Sergio, seja bem vindo em nosso blog!

      Em relação à sua duvida, não necessariamente todas as cópias precisam ser assinadas pelo RD. Você deve verificar o que o seu procedimento Controle de Documentos define como critério para a distribuição dos documentos, ok?!

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Olá, pessoal da Templum!
    Parabéns pelo blog e pela postagem. É muito dinâmica e instrutiva.

    Pelo visto, preciso muito da ajuda de vocês! Estou trabalhando numa empresa do setor portuário e, com intenção de melhorar a qualidade dos serviços e a eficiência dos funcionários, principalmente para evitar os vícios no trabalho que realizam há anos, e o “jeitinho” para resolver algumas coisas, estou iniciando um projeto: um documento oficial da empresa com a descrição das funções de cada funcionário -por cargo-, com as diretrizes da realização do trabalho baseadas nas normas decorrentes de resoluções das autoridades como, por exemplo, a ANVISA.

    Entretanto, estou meio perdido, como todo estagiário. Não sei por onde começar e não sei qual o modelo mais adequado para esse projeto.

    Será que vocês podem me dar alguma orientação nesse sentido?

    Obrigado,
    Rafael Lemos.

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Rafael,

      Seja muito bem vindo em nosso blog! Ficamos muito felizes com a sua participação.

      No seu caso, recomendo que faça o teste drive da nossa plataforma online para entender um pouco sobre a elaboração de documentos para um sistema de gestão. Acredito que ajudará muito em seu trabalho. Nesse link damos alguns modelos que pode utilizar em seu trabalho, ok?!

      É só clicar no link a seguir, fazer o cadastro e começar a experiência: http://www.templum.com.br/iso-9001/

      Espero que goste. Esperamos o seu feedback!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Boa tarde Cristiane,

    Estou elaborando IT’s em meu trabalho, trabalho em TI, porem estou com uma duvida em questão com a Indexação, Armazenamento e Retenção desses documentos, uma vez que terão revisões, como procedo em relação a isso? Existe algum prazo normativo?

    Abraço Sonia

    Responder
    • Sonia

      Obrigada pela sua participação em nosso Blog.

      Vamos a sua pergunta, a norma determina que você deve ter controle sobre seus documentos e que exista um Procedimento Documentado para as tratativas para questão de documentos revisados ou seja considerados como obsoletos a norma determina:

      g) evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que eles
      forem retidos por qualquer propósito.

      Caso um documento sofra revisão você ira determinar no seu procedimento a forma mais adequada para garantir que o documento atualizado seja distribuído e os documentos obsoletos sejam descartados ou deletados, a forma que determinar no seu procedimento será a sistemática valida.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Fico a disposição para auxiliar

      Cristiane Gonçalves

      Responder
  • Olá, parabéns pelo material do site. Gostaria de uma consulta. Como vocês entendem a aplicação de formulários em meio exclusivamente eletrônico. Atualmente, principalmente com as distâncias e com o avanço da tecnologia, é normal muitas empresas garantirem a evidência do cumprimento de um processo através de formulário que “vem e vão” apenas em meio eletrônico, sem imprimir nem assinar. Isso vai desde uma soliciação de mudança de função até a investigação de uma não conformidade. Como vocês julgam isso? É possível estabelecer que tudo seja feito por meio eletrônico, inclusive em situações com várias pessoas envolvidas? Evoluímos ao ponto de considerarmos que um campo assinatura possa ser preenchido, por exemplo, “por conferece call” ou “por e-mail”? A pergunta é porque ainda vejo muitas pessoas resistentes a este tipo de mudança. O que vocês acham?

    Responder
    • Olá Nonato

      Primeiramente quero agradecer sua participação em nosso Blog.

      Em relação ao questionamento realmente os formulários em meio eletrônico estão sendo cada vez mais aderidos nas organizações, devido ao avanço na tecnologia, criação de softwares e constante uso de e-mail tornou-se esta prática usual.

      A norma ISO 9001:2008 determina que os registros devem ser prontamente recuperáveis, então se eles estão em meio eletrônico deverá existir uma forma de recuperar de forma rápida e pratica.

      Em relação as resistência das pessoas a mudanças, isto ocorre pela dificuldade de se quebrar paradigmas, a forma mais fácil de aplicar este tipo de mudança é com base em treinamento, somente por meio de treinamentos que conseguimos mudar uma cultura já enraizada, não pode ser nada impositivo, tem que ser em pequenas doses demonstrando os benefícios que os registros em meios eletrônicos trazem para a organização e para o meio ambiente.

      Fica a dica.

      Cristiane Gonçalves

      Responder
        • Daniela Albuquerque

          Olá Fabíola, seja muito bem vinda em nosso blog!

          Segue abaixo uma explicação simples sobre cada tipo de documento:

          Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade
          Demonstra a visão e estratégia da Alta Direção;

          Manual da Qualidade (MQ)
          O Manual da Qualidade retrata de modo simples e objetivo as diretrizes e a operação do sistema de gestão da Qualidade;

          Procedimentos (PR)
          Normas estabelecidas pela norma NBR ISO 9001:2008, e internos necessários para demonstrar e controlar o sistema;

          Documento Complementar (DC)
          Normas internas que estabelecem os processos e os controles, no nível de especificidade que se faça necessário, define também quem, o quê e quando;

          Instrução de Trabalho (IT) e Anexos
          Documento de nível operacional preparado em conjunto com os funcionários envolvidos na execução das atividades detalhando “como” são executadas as atividades e rotinas de trabalho;

          Formulários (FO)
          Documento gerado através de formulário contendo campos a serem preenchidos, evidenciando os resultados alcançados, estando atrelados a procedimentos ou a instruções de trabalho.

          Registros
          Documentos utilizados para prover evidência de conformidade com requisitos e da operação eficaz do sistema de gestão da qualidade.

          Caso queira informações mais detalhadas, sugiro que faça o nosso curso online Controle de Documentos. Veja as datas disponíveis no site: http://www.cursos.templum.com.br

          Estamos à disposição.

          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque

          Responder
  • Bom Dia!

    Gostaria de saber se a norma ISO 9001 estabelece qual documento deve deve ser criado primeiro. PGP, POP e IT. Há uma cronologia a ser seguida? Ou podem ser criados em datas próximas sendo que os de menor hieraquia criados primeiro?

    Agradeço desde já.

    Responder
    • Olá Allan, boa tarde!

      A norma não estabelece a cronologia de criação de documentos. No entanto é muito comum que os procedimentos sejam criados antes dos formulários. Faça um planejamento para a criação desses documentos e crie conforme sua necessidade.

      Atenciosamente,

      Thais Cargnelutti
      Especialista Templum

      Responder
  • Boa noite,

    Gostei muito o seu blog, parabéns a sua criativa e ajudar as pessoas para melhorias do Brasil.

    eu estou curioso os seus modelos, você poderia me encaminhar? para que conhecer/alterar os modelos dos documentos da minha empresa.

    Porque eu vim aqui o seu blog através pelo Google as pesquisas que eu tinha duvida para explicação do “Instrução de Trabalho Geral” sobre Documentação do produto.

    Grato pelo elaborou! Te aguardo os modelos.

    Thyago (Surdo)

    Responder
  • Boa noite.
    Muito bom seu Artigo.
    Estou desenvolvendo uma IT para o processo de colagem de fita de bordo em chapas de MDF e MDp em esquadras para que possamos fazer uma semana Kaizen com o processo padronizado.
    Poderia mandar um modelo no meu e-mail fazendo favor?

    Grato
    Bruno Francio

    Responder
  • Olá,

    Gostei muito da página, esclareceu muitas dúvidas. Mesmo assim gostaria de receber um exemplo de it, para aplicação industrial.
    Desde já Grato

    Jefferson Sobreira

    Responder
  • olá, bom dia!
    achei muito interessante a descrição que fizeram para a criação de IT’s e Procedimentos, muito bom.
    gostaria que me enviasse um modelo para analise e possivel implantação na empresa que trabalho.

    grato desde já,

    Alex Alexandre.

    Responder
  • Boa Noite!
    Estava vendo o material de vocês sobre IT e Procedimentos.
    E mesmo assim, continuei com algumas duvidas. Vocês poderiam enviar alguns modelos de IT para que eu consiga entender melhor!?
    Aguardo retorno.

    Responder
  • Boa noite. Gostei muito de sua publicação e esclareceu algumas questões. Sou estagiário em uma empresa de informática e estou montando minha primeira IT. Sendo assim, por ser a primeira que realizo, ainda fico com alguns questionamentos sobre estrutura, modelo. etc. Gostaria de saber se poderia me enviar algum modelo de IT?

    kaiocruzmachado@hotmail.com

    Desde de já agradeço.

    Responder
    • Olá Kaio, boa tarde!

      Obrigada por contribuir em nosso blog. Ficamos felizes que estamos contribuindo com o esclarecimento de suas dúvidas.

      Acabo de enviar no seu e-mail um modelo de Instrução de Trabalho!

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Thais Cargnelutti
      Especialista Templum

      Responder
  • Bom dia!
    Estava vendo o material de voces sobre IT e Procedimentos.
    E mesmo assim, continuei com algumas duvidas. Voces poderiam enviar alguns modelos de IT para que eu consiga entender melhor!?

    Aguardo retorno.

    Responder
  • gostaria de saber se posso usar it e bpf no mesmo cabeçalho.
    gostaria de unir os 2 e trabalhar na mesma apostila. posso fazer isso ou ficaria errado de acordo com as normas?

    Responder
    • Daniela Albuquerque

      Olá Nathani,

      Obrigada pela sua participação em nosso blog.

      Não existe nenhum tipo de impedimento para a utilização desses documentos como IT e POP. Apenas aconselho que indique essa aplicação em seu procedimento Controle de Documentos e Registros para não haver nenhum tipo de confusão na utilização desses documentos.

      Qualquer duvida, por favor nos avisar. Estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  • Bom dia! Muito esclarecedora a sua publicação. Gostaria de modelos de IT e Procedimentos para aplicar na área de TIC. Desde já agradeço.

    Responder
  • Prezada Cristiane,

    Gostei muito do post, foi bastante esclarecedor no que tange à diferença entre IT e POP. Poderia me enviar um modelo de IT. Trabalho em uma empresa de cosméticos e essências ambientais.

    Obrigada.

    Responder
    • Prezada Carla

      Obrigada pelo elogio e pela participação em nosso Blog.
      Vou encaminhar um modelo em seu e-mail, mas lembre-se que deve criar a sua Instrução de Trabalho de acordo com a realidade da sua empresa e juntamente com as pessoas que participam do processo.

      Atenciosamente,

      Cristiane Gonçalves

      Responder
  • Rivaldo, faço revisóes nos meus documentoas uma vez por ano, conforme procedimento estabelcido atendendo a norma RDC059 2000 Boas Práticas de Fabricação.
    Tenho algumas tabelas que uso no processo como bitolas de arames com suas tolerancias, tempo de e temperatura de fornos, …, enfim são documentos orientativos com cópias controladas e são dificeis de sofrererm alterações, como posso (proceder )fazer para não ter que faze estas revisões periodicas toda vez que já são valores estabelecidos e dificil de mudarem.

    desde já agradeço

    Eduardo

    Responder
  • Bom Dia,

    Quero tirar uma dúvida.

    Todos os registros que possuo no SGQ tem que estar mencionado nos meus fluxos ou instruções de trabalho.
    Se tiver uma auditoria e mostrar que uso determinado registro e ele não estiver mencionado ou no fluxo ou na IT, posso levar NÃO CONFORMIDADE por isso ?

    Mariana

    Responder
    • Olá Mariana
      Primeiramente agradeço sua participação no Blog, seja bem vinda!
      Não existe uma obrigatoriedade de incluir instruções de trabalho nos Procedimentos (fluxos), mas seria uma boa pratica se eles estivessem alinhados, pois facilitaria o entendimento das pessoas que utilizam os fluxos e Its.
      Não seria uma não conformidade isso, dependendo do auditor ele poderá apontar como oportunidade de melhoria.

      Espero ter ajudado

      Cristiane Gonçalves
      Templum Consultoria On line

      Responder
  • Obrigado Rivaldo

    Rivaldo, faço revisóes nos meus documentoas uma vez por ano, conforme procedimento estabelcido atendendo a norma RDC059 2000 Boas Práticas de Fabricação.
    Tenho algumas tabelas que uso no processo como bitolas de arames com suas tolerancias, tempo de e temperatura de fornos, …, enfim são documentos orientativos com cópias controladas e são dificeis de sofrererm alterações, como posso (proceder )fazer para não ter que faze estas revisões periodicas toda vez que já são valores estabelecidos e dificil de mudarem.

    desde já agradeço

    Eduardo

    Responder
    • Olá Eduardo,
      A revisão de documentos é um processo contínuo por isso não temos uma data base específica. Aconselho a você a realizar essa atividade semestralmente após duas revisões você poderá aumentar o tempo para avalia-los. Saiba que é importante também após a avaliação caso caso tenha alterações em algum documento, você treinar os colaboradores envolvidos.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum

      Responder
  • Bom dia!

    A minha dúvida, esta no requisito 4.2.3 – Controle de Documentos.

    Dentro de um documento ( Procedimento e Instrutivo ), tem que conter os seguintes itens que são observados pelo auditor: Rastreabilidade, numero de revisão, data de revisão, histórico de revisões e aprovadores do documento.

    Os itens Históricos de revisões e Aprovadores ( assinaturas ), tem que estar no próprio documento em anexo disponibilizado na área de atuação, ou pode o instrutivo estar na área de atuação e a folha de histórico e aprovadores estar em poder da qualidade?

    Desde já, agradeço pela ajuda.

    Responder
    • Helson, bom dia!
      A norma não direciona onde deve estar os registros de alteração dos documentos, ele indica que o mesmo tem de ser mantido, quanto ao local de armazenamento poderemos fazer da seguinte forma.
      Você poderá ter a guarda das alterações com o documento original que estará disposto com o SGQ, o documento que você disponibilizar para consulta de outros colaboradores nos setores/departamentos poderá conter um carimbo de cópia controlada. Lembre-se você não poderá esquecer de treinar os colaboradores quanto a modificação dos documentos. Dessa forma a aprovação tambem poderá ser evidenciada no documento original no SGQ.

      Espero que tenha ajudado.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum Iso Online

      Responder
  • Bom dia! Otimo o site de vocês, parabéns!!
    Gostaria de saber se é necessário a guarda física dos originais dos POPs pela Qualidade.
    Posso manter somente o arquivo eletronico como original?
    A partir do momento que assino uma cópia POP ele é considerado original ou pode ser uma cópia controlada?

    Obrigado!!

    Responder
    • Olá Adriano, boa tarde!
      Obrigado por acessar nosso blog, esperamos ajuda-lo em suas duvidas.
      A ISO 9001 não determina que você guarde os arquivos em sistema físico ou impresso, você deve garantir a integridade, revisão e histórico dos documentos desenvolvidos pela organização. Caso você tenha em sua empresa a facilidade de comunicação para todos os colaboradores através só sistema, você poderá deixar todos os documentos em PDF para consulta.
      Lembrando, os formulários devem ser disponíveis para impressão, os demais documentos como procedimentos, instruções de trabalho, manual da qualidade e POPs poderão ser disponibilizados através do PDF.
      Todos os documentos necessitam de aprovação, a mesma poderá ser evidenciada através de assinatura, por e-mail. A norma não determina como aprovar os documentos só nos informa que devem ser aprovados, o método utilizado você escolhe, e apos isso coloque em seu procedimento de controle de documentos.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum Consultoria Online Templum

      Responder
    • Olá Ronaldo!

      Não há um item da 9001 que informe a necesseidade da IT, este é um recurso que pode e deve ser usado sempre que tiver a necessidade de detalhar a execução de atividades e sempre que quizer garantir 100% da repetibilidade de alguma tarefa ou ação.

      Um abraço,
      Igor

      Responder
  • Boa tarde! Excelente o site de vocês, parabéns!
    Seria possível me enviar um modelo fictício de IT? Existe uma regra geral sobre quais são os tópicos que deverão conter dentro das IT’s?

    Responder
  • Bom dia! Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Trabalho em uma empresa da área hospitalar e minha dúvida e´a seguinte:

    Aqui denominamos as IT’s de PO’s. Posso colocar dentro dos PO’s além do passo a passo das atividades, as características e especificações do processo? Ou preciso ter um pop específico falando sobre o processo e separar as atividades nos PO’s ou IT’s?

    Obrigada!

    Responder
    • Caroline

      Bom dia!

      Obrigada pelo elogio ao Blog e agradecemos sua participação.
      Respondendo ao seu questionamento, não existe uma regra a ser seguida para uma PO’s ou IT’s.
      O usual é ter um prodedimento macro (rotina de trabalho para um departamento) e as PO’s direcionadas para cada atividade.

      Espero ter ajudado, caso continue com dúvidas entre em contato novamente.

      Cristiane Gonçalves
      Equipe

      Responder
  • Boa Tarde,

    Estou com dificuldades de elaborar uma IT de um auxiliar de logística (IMPEX)
    Voces teriam um modelo ou uma dica a nos dá para que possamos efetuar a elaboração da mesma.

    Responder
    • Flaviano

      Boa tarde!

      Primeiramente agradeço a sua presença em nosso Blog.
      Você esta mencionando uma Instrução de Trabalho para Auxiliar de Logística, uma IT é o como se faz para execução de uma atividade ou manuseio de equipamento, vou encaminhar em seu e-mail modelos de Descrição de Cargos e Instrução de Trabalho.
      Espero que possa te auxiliar.

      Cristiane Gonçalves
      Equipe

      Responder
  • Bom dia!!

    No SGQ da empresa em que trabalho diferenciamos os tipos dos documentos em Norma Operacional(NO), Procedimento Operacional(PO), Instrução de Trabalho(IT) e Registro(RG).Considerando que estão em ordem de hierarquia, posso ter em um setor somente IT sem NO e PO??ou tenho q seguir a hierarquia começando pela NO???

    Obrigado!

    Responder
    • Olá Daniel!

      Você pode sim, a criação de ITs não precisa estar vinculada necessáriamente a NOs ou POs. Entendo que em alguns casos a IT, sozinha, resolve o problema.
      Siga este caminho e mantenha seu SGQ enxuto!

      Um grande abraço,

      Igor

      Responder
  • Boa noite !

    Trabalho em uma empresa de transporte e estou implatando o sistema de gestao de qualidade ISO 9001.Minha duvida é referente ao tempo que os documentos devem ficar arquivados para virar obsoletos.Aonde eu devo marcar a validade do documento e aonde posso arquiva-lo apos sua validade?

    Aguardo respostas,

    Att,

    Beatriz Pereira (Comercial)

    Responder
    • Olá Beatriz

      A definição para guarda e descarte dos documentos do SGQ de sua organização devem ser definidos em seu procedimento controle de documentos. O item 4.2.3 da norma destaca como dever, algumas diretrizes para essa atividades, desde que você tenha os critérios definidos em seu procedimentos, o tempo de guarda e como deverá descarta-lo fica a seu critério.

      Rivaldo Silva
      Auditor ISOONline

      Responder
  • Bom dia!

    Estou implantando ISO 9001 em uma empresa de Linhas Aéreas. Geralmente empresas do ramo da aviação utilizam documentos e manuais específicos, definidos pela ANAC para regulamentar procedimentos como o de Manutenção de Aéronaves, neste caso a ANAC exige a criação de manutenção de um Manual Geral de Manutenção que funciona como um POP para o planejamento e execução dos programas de manutenção das aeronaves.

    Minha dúvida é a seguinte:
    Referencio no Plano de Gestáo da Qualidade e existência deste Manual ou devo obrigatóriamente elaborar uma Instrução de Trabalho para o setor de manutenção, que na prática será o mesmo documento?

    Responder
    • Olá Éder, seja bem vindo a nosso blog.
      Você basicamente já respondeu sua pergunta, poderá sim referenciar o POP ou documento ao sistema de gestão da sua empresa e deverá com certeza terá maior facilidade para controla-lo em qualquer alteração realizada no documento.

      Espero que tenha respondido sua pergunta,

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

      Responder
  • Olá!

    Os itens obrigatórios das Intruções de Trabalho são as mesmas que as do Procedimentos, ou seja, quem aprovou, data de revisão, código…segue o mesmo pensamento que os POP’s? Devo informar nas IT’s quem as aprovou, qual revisão…ou tem um tratamento diferenciado?

    Grata

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    • Boa tarde Roberta
      O que voce utiliza para os procedimentos ou POP´s deverá ser estendido para as IT´s tambem, pois são documentos e os documentos estão definidos conforme a sistemática estabelecida em seu procedimento 4.2.3 Controle de Documentos.
      Aprovação, revisão e historicos de alterações deverão ser controlados e evidenciados.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

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  • É CONVENIENTE COLOCAR NAS INSTRUÇÕES DE TRABALHO (ISO 9001) AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO PROCESSO EM QUESTÃO.
    ESTAMOS IMPLANTANDO O SGI (SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO).

    NO AGUARDO!

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    • Bom dia Fabio,
      Obrigado por procurar nosso blog em suas duvidas, mas vamos lá.
      Voce poderá sitar em sua instrução de trabalho tudo aquilo que a alta direção verificar que é necessario ou que os colaboradores deveram sempre seguir como padrão para os processos, mas fique atento a um detalhe.
      Tudo que for descrito nas instruções de trabalho serão cobradas em auditorias internas e de certificação, e caso algo que esta mencionado no documento não seja feito o auditor poderá relatar uma não conformidade.

      Então, fica a sua escolha e da rganização a necessidade de citar ou não informações adicionais.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

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  • Bom dia! Por favor, tem como indicar um curso específico só para fazer essas ITs e POPs ? Podem me informar o local que pode ser realizado ? Dão algum tipo de certificação ?

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  • A empresa onde trabalho, está implantando ISO 9001.
    Como Coordenador do Departamento Comercial (Vendas/Suprimentos)estou com dificuldades para elaborar ITs, já que confundo IT com Procedimentos.
    Gostaria de um passo a passo para elaborar IT para Departamento Comercial.
    Obrigado.

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    • Olá Renan!

      Conforme citado no texto a usualidade da IT é para descrever determinada atividade a nível operacional, dentro de um processo maior. O mesmo ocorre no POP (Procedimento Operacional Padrão), portanto ambos têm a mesma característica e aplicação.
      A utilização dos nomes IT e POP difere de acordo com o ramo de atuação. Empresas que são certificadas somente pela ISO 9001 utilizam o termo IT. Empresas de alguns ramos em específico, como por exemplo, alimentício e farmacêutico, utilizam o termo POP, pois existem algumas normas que requerem esta nomenclatura, como por exemplo, normas da ANVISA.
      Portanto, como você citou o cargo “auxiliar de farmácia”, se seu ramo de atuação for o farmacêutico ou da área de saúde recomendo que utilize o termo POP.

      Espero ter ajudado!

      Atenciosamente,
      Isabela
      Especialista ISO 9001

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  • Isabela,
    Parabéns pelo post.
    Gostaria de saber qual o melhor instrumento a ser utilizado no SGQ: IT ou procedimento e caso seja os dois, na auditoria o auditor analise qual ?

    obrigado

    alex

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    • Olá Alex,

      Obrigada pelo comentário!

      Esclarecendo sua dúvida, a partir do momento que se tem o SGQ implementado na sua organização você terá que ter alguns procedimentos obrigatórios pela ISO 9001:2008, sendo eles: controle de documentos, controle de registros, auditoria interna, produto não conforme, ação corretiva e ação preventiva, os demais serão estabelecidos conforme a necessidade da organização, portanto os procedimentos são extremamente importantes, pois estabelecem a sistemática de como funciona na integra o seu setor/processo. As IT’s também são importantes, pois detalham uma determinada função em específico, conforme citado alguns exemplos no blog. Portanto Alex, você pode utilizar os dois, de acordo com a sua necessidade. Quanto à auditoria ela é feita por amostragem, o auditor não irá analisar toda a sua documentação, por isso mesmo é importante manter todo o SGQ organizado, para não ser surpreendido com algo que não esteja conforme, mas sem dúvida, os seus procedimento serão analisados pelo auditor.

      Espero ter ajudado!

      Isabela
      Especialista ISO 9001

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