ISO 45001: O que podemos esperar?

Como foi noticiado pela ISO, em dezembro de 2017, está previsto a publicação da nova norma ISO 45001. Combater acidentes de trabalho, que em alguns momentos se transformam em casos de óbito, é mais um dos compromissos da ISO.

Focado no objetivo de criar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, a ISO 45001 foi desenvolvida baseada no anexo SL assim como ocorreu com a revisão das novas versões da ISO 9001 e ISO 14001.

Diminuir os riscos e aumentar a segurança é mais do que necessário, é uma obrigatoriedade!

Todos os anos ouvimos milhares de estatísticas com os índices de acidentes de trabalhos. O relator da ONU que trata sobre os direitos humanos e substâncias e resíduos perigosos, Baskut Tunack, disse que cerca de 2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a doenças ocupacionais, segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entre as principais doenças indicadas pelo relator estão: câncer, doenças do pulmão e do coração e entre outras resultantes da constante exposição a produtos químicos perigosos.

Saúde e segurança no trabalho não tem relação somente com empresas que realizam atividades com grau de risco alto, como a construção de um prédio. Pelo contrário, todas as empresas possuem seus perigos e riscos em todas as suas atividades.

Por exemplo: uma pessoa que trabalha em uma lavoura pode desenvolver um câncer de pele caso não seja feito os procedimentos cabíveis para se proteger à exposição solar; um outro que fica o dia inteiro em frente a um monitor pode ter sérios problemas de coluna caso os seus equipamentos não estejam compatíveis com as condições ergonômicas necessárias.

São por estes e outros motivos que saúde e segurança no trabalho deve ser tratado como prioridade!

Por isso, a ISO 45001 está sendo desenvolvida. Organizações que possuem um sistema de gestão voltado para questões fundamentais, que envolvem a preservação da integridade de seus colaboradores, colhem resultados fantásticos.

Diante de tudo o que foi discutido, o que podemos esperar da ISO 45001?

  • Maior adequação a estrutura com outros sistemas de gestão.

Assim como outras normas, a ISO 45001 também será formulada seguindo o Anexo SL, ou seja toda a sua estrutura padrão e terminologias estarão de acordo com outros sistemas de gestão, assim como a ISO 9001 e ISO 14001.

  • Alinhamento do seu sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho com o seu contexto organizacional.

Com a ISO 45001, as empresas conseguirão ajustar seus sistemas de saúde e segurança com todo o contexto interno e externo que envolve sua organização. Isto inclui identificar riscos e oportunidades, desenvolver um conjunto de objetivos estratégicos e, principalmente verificar quais são as reais necessidades das partes interessadas. Tudo isso deixa evidente algo muito importante: saúde e segurança do trabalho também é assunto estratégico para a sua organização.

  • Maior envolvimento da alta direção.

Em conformidade com a evolução das outras normas, como a ISO 9001, a ISO 45001 trará um maior envolvimento da alta direção. Para isto, os gestores terão que se posicionar diante da responsabilidade de proteção a integridade de seus colaboradores.

A alta direção terá que se comunicar melhor com as partes interessadas do seu sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, além de direcionar e capacitar as pessoas para contribuir com todo sistema.

  • Desenvolvimento da mentalidade de risco em toda organização.

Um dos principais benefícios de um sistema de gestão voltado para questões de saúde e segurança do trabalho, consiste na proteção da vida humana perante as fatalidades ocasionadas por acidentes. Com a nova versão da ISO 45001 podemos esperar uma norma direcionada no desenvolvimento da mentalidade de risco em sua organização.

Sabemos que as fontes e as situações de perigos são muitas.

Radiação, temperatura e pressão são alguns tipos de fontes de perigos no ambiente de trabalho. Além disso, temos situações como o carregamento de objetos pesados, ambientes com ruídos, enfim a lista é interminável.

Sendo assim, a ISO 45001 dará ferramentas para minimizar os riscos, tudo porque o desenvolvimento de seu sistema de gestão de saúde e segurança do trabalhado estará pautado na identificação e contenção de todos os perigos existentes em uma organização.

A Templum Consultoria está atenta para todas as mudanças que ocorrerão na OHSAS 18001 para a ISO 45001.

Assim como outras normas que evoluíram, nós acreditamos que todas as modificações serão benéficas para as organizações.     

Deixe aqui seu comentário. Seu feedback é muito importante para nós.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *