Quais os passos para uma Vistoria Veicular realizar a migração para ISO 9001:2015?

Entre as organizações que mais implementam a ISO 9001 estão as Empresas de Vistorias Veiculares (ECV’s). Estas empresas, assim como todas as outras que possuem o certificado da ISO 9001:2008, deverão migrar seu Sistema de Gestão da Qualidade no ano de 2018.

Para sermos mais precisos, as Vistorias Veiculares terão seus certificados da ISO 9001:2008 invalidados a partir de 23 de Outubro de 2018.

Como todas as ECV’s já participaram da implementação da ISO 9001:2008, é esperado que os gestores tenham consciência que novos desafios surgirão no atendimento dos requisitos da ISO 9001:2015.

Com foco na migração do seu Sistema de Gestão da Qualidade, iremos apresentar quais são os passos que sua Vistoria Veicular terá que fazer para conseguir o certificado da ISO 9001:2015.

Vamos lá!

1 – Adequação com os requisitos da ISO 9001:2015

Nova versão, novos requisitos! A revisão feita na ISO 9001:2015 traz consigo novas visões e algumas mudanças que afetarão principalmente a mentalidade das organizações. Estas alterações são traduzidas por meio de novos requisitos.

Entre os itens que sua Vistoria Veicular terá que se adequar para migrar o seu Sistema de Gestão, estão:

  • Requisito 4 – Contexto da Organização
  • Requisito 5 – Liderança
  • Requisito 6 – Planejamento
  • Requisito 7 – Apoio
  • Requisito 8 – Operação
  • Requisito 9 – Avaliação de Desempenho
  • Requisito 10 – Melhoria

2 – Executar uma Auditoria Interna

Implementado os requisitos para migração, chegou o momento de verificar se o sistema está em conformidade.

O primeiro passo é a execução de uma Auditoria Interna.  Normalmente, nesta etapa as empresas conseguem identificar possíveis erros nos processos, pontos em que é necessário alguma mudança e entre outras questões importantes para sua organização.

3 – Ajustes após Auditoria Interna

Vale destacar, que a auditoria interna é um processo de validação de tudo que foi feito na implementação dos requisitos. Sendo assim as não-conformidades identificadas nesta etapa servem como um apontamento para adequação do seu sistema e, consequentemente devem ser tratadas.

Este momento é fundamental, pois com a Auditoria Interna é possível ajustar à organização antes do processo de Auditoria de certificação.

4 – Contratar um Organismo de Certificação

Este é o momento de contratar um organismo de Certificação para verificar se a empresa atende os requisitos da ISO 9001:2015. Com isso, um Auditor vai até a sua empresa e verifica se o sistema de gestão está em conformidade com a Norma. Estando tudo ok, o auditor recomendará a certificação da empresa.

Agora é só comemorar!

A Templum Consultoria quer auxiliar sua Empresa de Vistoria Veicular na Transição para ISO 9001:2015!

Recentemente desenvolvemos um serviço de consultoria exclusivo para as ECV’s. Em nossa plataforma de consultoria, você terá acesso exclusivo a documentos e planilhas para migrar seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *