A ISO 9001 em empresas de serviços

Constantemente encontramos empresários que atuam na área de serviços com dúvidas sobre a possibilidade de implementar um sistema de gestão da qualidade em sua empresa.

É possível aplicar a ISO 9001 em empresas prestadoras de serviços?

A resposta é sim, com certeza!

Essa confusão pode ser gerada pelo fato do texto da norma utilizar o termo “produto” em seu conteúdo, fazendo com que pessoas acreditem que não seja aplicada a serviço.

Porém, a própria norma em seu texto esclarece essa questão ao dizer que, onde aparecer o termo “produto”, este também pode significar “serviço”, deixando claro então que a adoção de um sistema de gestão da qualidade pode ser aplicado a todas as organizações, independente do seu porte e tipo de atividade.

Tudo bem… Agora sabemos que é possível implementar um sistema de gestão da qualidade em empresas de serviços, mas…

Quais são as vantagens que uma empresa desse setor ganha com a ISO 9001?

Uma das principais características de uma empresa de serviços é a sua intangibilidade, ou seja, o fato do seu serviço não poder ser tocado nem visto torna a análise do seu resultado muito mais subjetiva e com isso as ações da empresa podem ser prejudicadas.

Por isso encontrar uma metodologia que transforme essa análise subjetiva em dados concretos para acompanhar o desenvolvimento da empresa é um grande desejo dos gestores que atuam nesse tipo de atividade e nesse ponto o sistema de gestão da qualidade somente agrega valor na rotina da empresa.

Isso porque a ISO 9001, através de metodologias específicas que monitoram os processos da empresa faz com que o resultado antes intangível de uma empresa de serviço possa ser mensurado e acompanhado de forma objetiva. E se o gestor souber aproveitar essas informações, consegue uma grande vantagem competitiva sob o seu concorrente.

Então, gestor, agora é só decidir quando vai começar a implementação da ISO 9001 e mãos à obra! Bom trabalho!

Autor

Daniela Albuquerque
Formada em Comunicação Social, pós graduada em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e atualmente está cursando especialização em Sistemas de Gestão Integrada em ISO 9001:2008; ISO 14001:2004; OHSAS 18001:2008 e ISO 26000.Atua há 05 anos com implementação em sistemas de gestão e possui também experiência em áreas de marketing de relacionamento e planejamento estratégico de organizações.

Deixe uma resposta