Utilizando a ISO 9001 para planejar as ações estratégicas de sua empresa

Resumir a ISO 9001 a uma atividade de preenchimento de documentos é, sem sombra de dúvida, a pior avaliação que um gestor envolvido no processo de implementação pode fazer.

Um exemplo disso é que no desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade, como a ISO 9001:2015, um dos requisitos é compreender o contexto da organização, tanto internamente, quanto externamente.

Porém, não é o objetivo deste post aprofundar sobre o tema de processos de tomada de decisão. O exemplo acima foi utilizado para elucidar a importância de compreender um sistema de gestão da qualidade como um processo estratégico de uma organização.

O nosso objetivo nesse texto é responder ao seguinte questionamento: Por que a ISO 9001 pode ser considerada um recurso estratégico importante?

1°) A ISO 9001 auxilia o gestor a entender o que sua organização é e pode ser.

No mínimo, provocante esta declaração, mas é verdade!

Muitos gestores, ao desenvolverem seus negócios durante os anos, não conseguem definir ao certo quais são os objetivos principais da organização.

Entretanto, vale destacar, isto não é sinônimo de fracasso. Em muitos momentos podemos nos deparar com empresários que não sabem ao certo qual a missão, visão e valores de sua empresa, mas apresentam negócios rentáveis e com um futuro promissor. No entanto, este não é o caso da maioria, e, sim, da minoria.

A ISO 9001 tem por objetivo auxiliar as pessoas a compreenderem o que realmente suas empresas são e o que elas podem ser em alguns anos.

Entender os objetivos principais de sua empresa pode alavancar os seus ganhos de eficiência e a ISO 9001 pode ajudar no direcionamento de esforços em atividades primordiais para a companhia.

2°) A ISO 9001 auxilia na formulação de uma estratégia para qualquer organização.

Imagine que você, como empresário, tenha um objetivo ambicioso de atender a uma demanda de mercado, cujo propósito, apesar de ser muito audacioso, não é impossível. Com certeza, há uma necessidade de elaborar uma estratégia bem definida.

Um dos requisitos a ser atendido na implementação da ISO 9001 é fazer os gestores pensarem estrategicamente. Para isso, é preciso compreender a fundo quais são os pontos fortes e fracos de sua organização. Com isso, os gestores de qualquer negócio podem se preparar para as demandas de seu mercado de atuação.

3°) A ISO 9001 prepara a organização para os riscos inerentes ao seu negócio.

Tudo na vida envolve riscos. Uma simples viagem de família possui seus riscos, como: o pneu do carro furar; o clima estar chuvoso, impedindo, assim, os passeios e a diversão.

No ramo dos negócios não é diferente!

Os pontos fracos internos podem representar perigos para qualquer organização. Em um exemplo bem simples, imagine um empresário que possui um ótimo produto, mas uma equipe de vendas pouco capacitada, logo todo seu negócio estará comprometido.

Os riscos externos ou ameaças também podem ser gerenciados em um sistema de gestão da qualidade. Riscos externos podemos exemplificar como: concorrência; novos produtos no mercado; novas leis e regulamentações; falta de matéria prima para o produto final e etc.

Não importa o risco ou a sua origem, o administrador de uma organização deve estar atento a todos estes elementos que podem trazer dificuldades reais para qualquer projeto e estratégia da empresa.

Para isto, um sistema de gestão bem gerenciado pode munir qualquer um para enfrentar os desafios existentes.

Planeje-se!

Como foi apresentado, a ISO 9001 realmente aprofunda o conhecimento estratégico de qualquer organização. De forma resumida e clara, um sistema de gestão da qualidade apresenta as ferramentas necessárias a qualquer gestor, seja ele de pequena, média ou grande empresa, para planejar estrategicamente os passos de sua organização.

Mais alguma dúvida? Nós da Templum Consultoria Online estamos à disposição para responder a qualquer um de seus questionamentos.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *