O caminho mais rápido para Sistema de Gestão Integrado

A implementação em uma empresa de um sistema integrado de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001) e Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001), ou SGI, ainda é algo que poucas empresas têm no Brasil.

Por este motivo o SGI é uma vantagem de mercado e uma garantia de maior controle da empresa, que vai além da ISO 9001.

Juntos, esses três sistemas de gestão fazem com que a empresa controle a qualidade do produto ou serviço, satisfação do cliente, descarte corretamente os resíduos e tem eficiência dos processos, e se preocupe com a saúde e segurança dos trabalhadores. Ou seja, é um sistema de gestão completo para qualquer empresa.

Muitas vezes ainda, a procura de uma empresa pelo SGI se deve ao fato da pretensão em fornecer produto ou serviço a uma empresa de grande porte que exige tal certificação. Apesar disso, a consultora da Templum Consultoria Online, Fernanda Silveira, assegura que empresa mesmo as micro empresas podem implementar o SGI.

Controle de processos e redução de custos

Um controle maior dos resíduos é um dos diferenciais. Por exemplo, se a empresa sofre um derramamento de uma substância perigosa, há o plano de controle e o plano de emergência, que é exigido por lei. Com tais ações, há menor riscos de multas e consequências mais sérias, quando envolve a segurança e saúde dos funcionários.

Além disso, os funcionários são treinados para saber os riscos ambientais e de segurança do trabalho. Com esses conhecimentos, as chances de acidentes ambientais ou de trabalho ocorrerem são bem menores.

redução de custos é o resultado de todas essas ações. A ISO 14001 e a 9001 são focadas em melhorar matéria-prima, organizar a produção, controlar e rastrear os processos, entre outras melhorias do produto e do atendimento. O OHSAS 18001 evita que funcionários sejam feridos e, com isso, diminui riscos de processos, indenizações e afastamentos de funcionários.

Adiantar documentações é o atalho para o SGI

A forma mais rápida de conseguir implementar um Sistema de Gestão Integrado é a empresa ter algumas documentações prontas:

• Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
• Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
• Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
• Controle de Resíduo Perigoso;
• Laudo Ergonômico.

A partir de então, é implementado um controle de documentação e de resíduos, e verificado quais legislações são aplicáveis.

Engajamento de todos é essencial

Um SGI é denso e, por isso, é preciso total envolvimento da diretoria.

Quando a pequena e média está engajada e quer obter o SGI para crescer, pode conseguir essa certificação em menos de um ano de implementação. Se a empresa não tem a diretoria e o RD envolvidos, demora mais, porque é preciso atender muitas exigências.

Para seguir as etapas corretas e obter auxílio para implementar de forma eficaz e certeira, uma consultoria de SGI auxilia a empresa a conseguir a certificação em menos de um ano ou em poucos meses – dependendo do engajamento da empresa como um todo no processo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *