Série Planejamento Estratégico: Análise SWOT

Existe um momento mais propício do que o final do ano para conversarmos sobre planejamento estratégico?

Nas próximas semanas serão apresentados técnicas e ferramentas utilizadas para auxiliar o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Nós, da Templum Consultoria Ilimitada, consideramos esta série fundamental para qualquer empresário. Embasados na nossa missão principal, na qual é: “Contribuir para um país mais forte por meio de empresas mais fortes”.

Sendo assim, para alcançar sucesso nessa jornada oferecemos esta série para encorajar todos os micros, pequenos, médios e grandes empresários a iniciarem uma busca incessante por estas técnicas e ferramentas discutidas nesta série.

O que é análise SWOT?

Apesar de não sabermos o nome dos pais desta ferramenta, o seu uso é tão difundido, ao ponto de se tornar quase um domínio público para todas as empresas.

As siglas SWOT indicam:

  • S – Strengths (Pontos Fortes);
  • W – Weaknesses (Pontos Fracos);
  • O – Opportunities (Oportunidades);
  • T – Threats (Ameaças).

Basicamente, a ferramenta serve para analisar os fatores internos e externos inerentes a uma organização e, com isso dar uma base para o gestor desenvolver um plano de ação embasado em uma análise profunda.

Análise Interna

Representados pelas letras “S” e “W”, esta parte da análise indica o levantamento dos pontos fortes e fracos internos de sua organização.

Se fosse para utilizar outro termo para esta fase a chamaria de “Etapa do Autoconhecimento”. Digamos que está etapa levanta o que a empresa tem de melhor (pontos fortes) e o que ainda precisa ser melhorado (pontos fracos).

Diariamente, lidamos com clientes que indicam a necessidade de implementar algum Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001, ISO 14001 e etc), a fim de aprimorar seus processos internos.

Escutamos diversos relatos, como: “Tenho um ótimo processo produtivo, mas minha equipe de vendas não consegue passar os produtos adiante”.

Logo, se observarmos está declaração, concluímos que o ponto forte desta organização seria “o processo produtivo” e o ponto fraco “minha equipe de vendas”.

Análise Externa

Identificado através das letras “O” e “T”, esta etapa avalia quais são as oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo.

Empreendedores são especialistas em encontrar novas oportunidades ambientais, entretanto é recomendável fazer uma lista de prioridades, dado os objetivos centrais de seu planejamento estratégico. Por mais que algumas oportunidades sejam ótimas aos olhos, uma análise fria e meticulosa pode auxiliar os gestores a escolherem as melhores opções.

Para identificar as ameaças é preciso levar em consideração os tipos existentes no ambiente externo. Existem ameaças macros (exemplo: crise econômica nacional) e micros (exemplo: ações e atitudes de seus concorrentes). Todas devem ser monitoradas de perto, uma vez que elas afetam diretamente o seu planejamento estratégico.

Como integrar a análise SWOT no meu planejamento estratégico?

Alguns entendem a análise SWOT como uma etapa do planejamento estratégico, devido a sua praticidade em fornecer uma forma de entender o contexto ambiental de qualquer organização.

Um dos objetivos do planejamento estratégico é auxiliar os gestores a tomarem decisões acertadas sobre todas as ações da empresa. Tomada de decisões sem informações coletadas e analisadas não combinam. Desta forma, integrar a análise SWOT ao seu planejamento estratégico pode diminuir os riscos de erros no seu plano de ação.

Vamos praticar!

Talvez você nunca tenha utilizado esta ferramenta ou já usou e por algum motivo parou. Ferramentas como estas já estão validadas e testadas por milhares de empresários no mundo todo.

Para te motivar a usar esta metodologia, veja a frase do general Sun Tzu no livro “A arte da guerra”:

planejamento-estrategico-analise-swot

Não sei se o general Sun Tzu utilizava a análise SWOT rsrsrs… mas, com certeza, ele entendia a importância de entender os pontos forte e fracos de seu exército, para assim aproveitar as melhores oportunidades e minimizar os riscos das ameaças.

Como utilizar?

Nossa especialista, Daniela Albuquerque, escreveu um post muito legal ensinando a elaborar uma matriz SWOT.

Além disso, estamos disponibilizando para download uma versão de uma Planilha em Excel para elaborar uma análise SWOT.

Por fim, recomendo você ficar atento para a continuidade da nossa série sobre planejamento estratégico. Muitas dicas importantes serão dadas nestes dias.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
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