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O que é recertificação?

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Três anos após a certificação empresas passam por auditorias para garantir e assegurar os processos de gerenciamento da qualidade e manter em dia o selo ISO 9001.

As empresas que já possuem a certificação de qualidade ISO 9001 têm a certeza do desenvolvimento de um trabalho assertivo e direcionado junto aos seus clientes e colaboradores. Entretanto, a cada três anos é preciso reforçar esse compromisso com a gestão da qualidade. E como se faz isso?

A auditoria de recertificação é um processo de extrema relevância para todas as organizações, sejam elas grandes ou pequenas, públicas ou privadas, de manufatura ou serviços. O processo inclui duas auditorias internas e reflete a preocupação com a melhoria contínua da qualidade na prestação de serviços.

Para as empresas, obter a recertificação significará o completo amadurecimento do sistema de gestão pautado nos requisitos da qualidade e garantirá que o trabalho seja pautado dentro das melhores práticas garantindo eficiência e eficácia a todos os processos que fazem parte da rotina de trabalho.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

Sem comentários

  • Ariston Pereira disse:

    No caso de uma empresa que lida com a segurança de trabalhadores (no caso uma empresa que fabrica Equipamentos de Proteção Individual), essa recertificação é tratada com mais atenção?
    Quais os cuidados que uma empresa como essa deve ter para atender o padrão de qualidade exigidos pelos seus clientes?

    • rivaldo disse:

      Em relação à atenção dispensada na certificação, todas as empresas que possuem seu sistema de gestão da qualidade certificados na norma ISO 9001 devem atender a todos os requisitos estabelecidos por esse documento, sendo em qualquer ramo de atividade. O que muda de um segmento para outro é a complexidade e o nível de exigência requerida para a atividade da empresa, pois a norma ISO 9001 em seu item 1.1 indica que a empresa deve assegurar a conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

      Dessa forma, empresas que possuem um grau de regulamentação maior possuem processos mais complexos, o que torna a auditoria de certificação mais criteriosa, pois a empresa é obrigada a assegurar o atendimento à legislação pertinente.

      Para atender ao padrão de qualidade a empresa deve implementar e manter um sistema de gestão da qualidade eficiente, pois assim atenderá aos requisitos estabelecidos pelo cliente e criará uma cultura de melhoria constante em sua organização.

      Bom Trabalho!

      Atenciosamente.

      Equipe Consultoria Online Templum