O que todo pequeno empresário deveria saber para melhorar seus negócios

A Templum já ajudou milhares de empresas a adotar melhores práticas de gestão e alavancar o crescimento de seus negócios. Listamos aqui 11 coisas que aprendemos sobre alavancar o crescimento de pequenas empresas.

1. Pensar pequeno é o maior problema do empresário
Acreditar que sistemas de gestão são apenas para grandes empresas impede o pequeno empresário de usar técnicas de gestão testadas e aprovadas por empresas do mundo inteiro. Dezenas de estudos já comprovaram que o crescimento gerado pela adoção de sistemas como a ISO 9001 é muito maior do que o investimento necessário para sua implementação.

2. Liderança faz toda a diferença
A galinha engorda com os olhos do dono. É o líder quem define as metas e garante a provisão dos recursos necessários para a operação. O líder também dá o tom da conversa e seu comportamento tem reflexo direto no envolvimento da equipe, que só adere às mudanças se o líder estiver comprometido.

3. O resultado é que importa
Isso não é novidade para ninguém. O que o pequeno empresário muitas vezes não sabe é que essa máxima norteia o desenvolvimento do sistemas de gestão ISO. As normas não definem como as coisas precisam ser feitas, nem exigem que seu processo seja mais lento ou mais burocrático. É você quem define o melhor caminho para garantir os resultados que almeja.

4. Melhorar sempre
Estamos enfrentando um ritmo de mudanças sem precedentes na história. As grandes inovações que costumavam mudar nosso estilo de vida talvez uma ou duas vezes em uma geração, agora acontecem quase que anualmente. Para sobreviver nesse cenário o pequeno empresário precisa ter mecanismos para entender a satisfazer as necessidades do cliente. Como essa necessidade não para de evoluir, é indispensável melhorar sempre.

5. O que não pode ser medido não pode ser melhorado
Administrar uma empresa sem indicadores de desempenho é como dirigir um carro sem painel. Sem os indicadores de velocidade, temperatura do motor, quantidade de combustível, você pode até chegar no seu destino, mas é uma questão de sorte. Monitorando os indicadores corretos e tomando decisões baseadas em fatos reais a gestão se torna muito mais eficiente.

6. Amplifique seu potencial
A consultoria é a forma mais rápida de adquirir conhecimento empresarial e amplificar o potencial da sua equipe. O consultor experiente o ajudará a aplicar os conceitos de gestão moderna na realidade da sua empresa, cortando um longo caminho de tentativa e erro.

7. Documentar para vencer
Já faz 20 anos que a Templum presta consultoria e ainda ficamos impressionados com a visão errada que os empresário pequenos tem de sistemas de gestão documentados. Documentar a cultura da empresa facilita o acesso à informação, agiliza o treinamento de novos colaboradores e acelera a evolução da operação. Basta observar o salto evolutivo da espécie humana ao inventar a escrita.

8. Treinar, treinar, treinar
Só acha treinamento caro quem não está consciente do custo da ignorância.

9. Não quer trabalhar, fique em casa
É muito comum nossos vendedores escutarem objeções do tipo: “implementar a ISO 9001 vai me dar muito trabalho”. Um sistema de gestão não exige contratações novas e nem aumenta a carga horária de ninguém. O medo da mudança é compreensível, a preguiça não.

10. A ISO 9001 alavanca o crescimento
O sistema de gestão da qualidade é a caixa de ferramentas do administrador. Tudo que o gestor precisa para garantir a satisfação de seus clientes, e, consequentemente, alavancar o crescimento da empresa.

11. Qualquer empresa pode ter a ISO 9001 e se beneficiar com a implementação
Como consultores sabemos que cada empresa é única e têm necessidades diferentes. Apesar dessas diferenças, entendemos que todas as empresas ganham ao adotar um sistema de gestão como a ISO 9001. Afinal, o sistema é apenas uma metodologia de trabalho eficiente para se atingir um objetivo: a satisfação do cliente.

Isso é tudo que sabemos?

Nem de perto. Após auxiliar milhares de empresas e trabalhando em conjunto com milhares de profissionais adquirimos uma habilidade única para aplicar as técnicas propostas na normas ISO em diversos segmentos. Mas isso é apenas para clientes Templum!

 

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas. Visite seu site para saber mais.
Ricardo Tocha
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *