Os Desafios da Comunicação Interna

A comunicação interna é extremamente relevante na busca pelo sucesso de uma organização.

Se levarmos em consideração que todos os processos internos executados envolvem algum tipo de comunicação, não limitaríamos a comunicação interna a um elemento básico e presente no cotidiano nas rotinas de trabalho, antes, trataríamos ela como um recurso estratégico fundamental para alcançar o sucesso de sua empresa.

Neste post, gostaria de discutir um gráfico encontrado em uma pesquisa sobre “Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para 2015” realizada pela ABERJ (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

O gráfico apontava quais eram, para os participantes, os maiores desafios da comunicação na visão dos diretores e dos colaboradores de cada área. Apesar de tratar os desafios da comunicação como um todo, os dilemas lá encontrados também podem ser considerados desafios para o desenvolvimento de uma boa comunicação interna.

A seguir, serão tratados os principais desafios relatados na pesquisa na opinião dos participantes.

Link de acesso a pesquisa: http://www.aberje.siteprofissional.com/ebooks/pesquisa_de_tendencias.pdf

1°) Estabelecer um link entre a comunicação e a estratégia de negócio.

Planos estratégicos quando bem comunicados internamente tendem a trazerem bons resultados.

As empresas possuem objetivos estratégicos, seja ele de crescimento, desenvolvimentos em novos mercados, desenvolvimento de novos produtos e etc. Entretanto, poucas conseguem comunicar com clareza o que cada um deve fazer para se alcançar aquele alvo.

Dica: Estabeleça metas claras e transmita-as em um canal de fácil acesso em sua organização. Comunique as formas como serão alcançados os resultados.

2°) Construção e manutenção da confiança.

Confiança é sem dúvida um recurso intangível de qualquer instituição. Ambientes de trabalho abastecidos de relações de confiança costumam apresentar menos ruídos nos processos de comunicação interna.

Quando a problemas de confiança nas relações entre os colaboradores, a retenção de informações importantes são constantes, impossibilitando o desenvolvimento de uma comunicação eficaz.

Dica: Seja assertivo. Não de brechas para o mais variado tipo interpretações em sua comunicação. Dubiedades não ajudam a conquistar a confiança através da comunicação interna.

3°) Apoio as mudanças Organizacionais.

A substituição de um produto por outro mais atualizado, implementação de uma nova tecnologia, alteração na rotina de trabalho são alguns exemplos de mudanças organizacionais.

Existem mudanças organizacionais que são consideradas mais simples, porém outras podem ser consideradas mais radicais. Independente da gravidade, todas elas devem ser bem comunicadas.

Dica: Mudanças Organizacionais devem ser comunicadas de forma planejada. Não derrame todas as informações de uma só vez, antes comunique por partes como ocorrerão as alterações. Preferencialmente, estabeleça com antecedência o plano de comunicação desta modificação.

4°) Fortalecer o papel da comunicação para apoiar os processos de tomada de decisão.

Processos de tomada de decisão, obrigatoriamente, necessitam de um grande volume de informações. Quanto mais importante for a decisão, ainda mais necessário será a captação de informações.

O mais curioso disso tudo é que muitos informes estão inseridos dentro da organização, sendo assim a comunicação interna da empresa deve estar alinhada e pronta para compartilhamento das mesmas.

Dica: Crie uma forma de cada setor de sua empresa partilhar informações, nas quais podem ser úteis a qualquer área. Tenho certeza que os setores de marketing e finanças podem trocar “figurinhas” sem maiores atritos rsrsrs.

5°) Lidar com a evolução digital e as redes sociais.

Existem ferramentas utilizadas, nas quais não possuem mais a mesma eficácia. O mundo evoluiu, e, com certeza, a principal revolução ocorrida foi na forma de nos comunicarmos.

Empresas que não evoluírem os seus processos de comunicação interna estão fadadas ao retrocesso. Não estou desmerecendo aqui o bom e velho mural de avisos rsrsrs… Entretanto, estamos em outra era e a informação deve chegar aos seus ouvintes com mais velocidade, antes que ocorram maiores problemas.

Dica: Classifique a importância da informação, para assim escolher o melhor meio de comunicação interna para a mesma. Existem informações que podem ser compartilhadas no grupo de WhatsApp dos funcionários, porém a outra que necessariamente devem utilizar meios mais formais, como um e-mail corporativo.

Comunique-se bem!

Qualquer desafio é acompanhado de riscos.

A notícia boa é que se você leu este texto até o final, isto o torna uma pessoa ciente sobre as preocupações relacionadas a este processo tão importante a sua empresa.

Identificado os desafios, planeje-se e estabeleça planos de melhoria contínua. Aperfeiçoar esta ferramenta tão importante não só trará bons resultados como aumentará a satisfação de seus colaboradores internos.

Gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto. Deixe aqui seus comentários.    

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
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