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Tempo de Leitura: 2 minutos

Anteriormente no inicio do processo de implementação da ISO 9001 era exigido que a empresa determinasse uma pessoa que, independente de outras funções, iria desempenhar a função do Representante da Direção (RD) no Sistema de Gestão da Qualidade. Porém, na versão ISO 9001:2015 não existe mais esta obrigatoriedade. Isto, na verdade, foi uma quebra de paradigma, pois agora a norma pede um maior envolvimento da Alta Direção. Agora a Alta Direção tem responsabilidade direta com o sucesso do SGQ.

Ainda que a escolha do RD não seja mais um item normativo, muitas organizações optam por nomear uma pessoa com a responsabilidade de conduzir o processo de implementação.

Qual é a importância dessa função na organização e quais são os critérios que devem ser analisados para essa escolha?

Vamos esclarecer essas dúvidas para que você, gestor, possa fazer a seleção correta e agregar ainda mais valor ao seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Consultoria ISO 9001

1. Qual é a função do Representante da Direção (RD)?

O RD é uma função que serve como um facilitador que pode auxiliar:

  • Que os processos do Sistema de Gestão da Qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos;
  • Integrar à Alta Direção sobre o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria;
  • Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a organização.

Portanto, o RD é um dos agentes responsáveis pelo Sistema de Gestão da Qualidade. É ele quem vai direcionar a empresa rumo à certificação e por isso a escolha dessa pessoa deve ser realizada com muito cuidado para que o projeto não caminhe para o rumo errado.

2. O RD pode ter outras funções dentro da organização?

Sim, o RD pode ter outras funções na empresa, porém é uma atividade que exige um envolvimento com todos os processos e níveis da organização. Então, para que consiga exercer seu papel de forma imparcial na organização é indicado que a pessoa escolhida se dedique a essa atividade integralmente.

3. Quais são as habilidades e conhecimentos para a função?

O RD deve ser uma pessoa que tenha conhecimentos sobre:

  • Qual é a cultura organizacional
  • Quais são as atividades da organização
  • Técnicas e métodos de gestão
  • Administração geral

As habilidades exigidas para essa função são:

  • Organização, planejamento e realização
  • Iniciativa
  • Capacidade de percepção e análise crítica
  • Persistência na busca de soluções
  • Negociação

Mas fique atento, o RD não faz tudo sozinho. É necessário o comprometimento de todos!

Muitos Sistema de Gestão da Qualidade fracassam por entregar tudo na mão de uma unica pessoa. Acredito que nenhuma empresa gosta de ter as coisas funcionando pela metade ou até paradas, lembre-se a implementação da ISO 9001 custou longas horas de trabalho e dinheiro, por isso o envolvimento de todos é crucial para garantir os resultados esperados.

Para finalizar, gostaria de indicar um webinar com o tema “Seu sistema de gestão pode fracassar”. Um dos temas levantados ao longo do vídeo é a escolha equivocada da figura do RD.

 

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria