PBQP-H: O que são serviços controlados?

Conversando com um dos nossos consultores especialistas em PBQP-H, ele destacou que uma das principais confusões na implementação do Programa são os processos exigidos nos serviços controlados.

O SiAC através do PBQP-H estabelece uma lista de 25 serviços controlados em uma obra de construção civil. Estes devem possuir procedimentos a serem cumpridos no momento da sua execução, além de obrigatoriamente serem registrados e inspecionados.

Este assunto é muito importante!

pbqp-h-serviços-controlados

Quando o objetivo é implementar o PBQP-H no nível de adesão A, 100% dos itens normativos do programa são exigidos. Com isso, a lista dos 25 serviços controlados devem ser observados cuidadosamente.

O nosso consultor, José Rafael Alvim acrescenta:

“Os serviços controlados não necessariamente limitam-se à lista presente no Manual do PBQP-H. Sempre que a empresa identificar um serviço crítico ao andamento da obra, logo o mesmo também deve ser considerado um serviço controlado, ainda que não esteja na relação do SiAC.”

Em outras palavras, no caso de acrescentar novos serviços, além dos apresentados na lista, os mesmos devem ser devidamente registrados e inspecionados.

Esta sistemática auxilia na manutenção da qualidade de cada parte de uma construção. Sua aplicação ajuda os gestores e executores de um empreendimento a reduzirem os erros comuns causados nos serviços fundamentais em uma obra.  

Quais são os serviços da lista de serviços controlados?

pbqp-h-servicos-de-execucao-controlados-1

Para atender este requisito exigido no PBQP-H, a norma caracteriza a necessidade de criar dois procedimentos. A execução dos serviços e a inspeção documentada dos serviços.

O que é um procedimento de execução dos serviços?

Ao executar qualquer atividade contido na lista de serviços controlados, obrigatoriamente os processos e etapas devem apresentar uma documentação explicando detalhadamente como será a forma de execução.

Exemplificando, imagine a “colocação de uma janela”. Entre os itens a serem descritos, seriam: a forma de como fixar a janela; a forma de como furar as paredes; a forma de como montar a estrutura do local onde será colocado a janela; a instalação de verga e contra-verga e entre outros.

Basicamente, este procedimento é um precedente fundamental para se iniciar qualquer tipo de serviço contido na lista.

O que é um procedimento de inspeção de serviços?

Enquanto o procedimento de execução dos serviços é elaborado antes da realização de qualquer atividade da lista, a inspeção ocorre após o término das mesmas.

O objetivo central desta etapa é conferir a qualidade do que foi realizado.

Para executar esta parte do processo é importante definir o “método de verificação”, ou seja a forma como será avaliado a qualidade do que foi feito.

Pensando no mesmo exemplo da “colocação de uma janela”, imagine que um dos itens estabelecidos para inspeção seja “o ajuste final após colocação dos vidros”. Um método de verificação recomendável seria conferir os aspectos físicos, nos quais podem ser observados visualmente.

Em casos de problemas encontrados nos serviços controlados, estabeleça propostas de soluções, nas quais melhor se adequem à realidade da sua obra.

Seja minucioso!

Descreva com exatidão os detalhes dos serviços controlados, desde a colocação de um simples parafuso. Com certeza isto facilitará o andamento da sua construção e a orientação dos executores dos serviços.

Nós, da Templum Consultoria Ilimitada, entendemos a necessidade da padronização de todo tipo de atividade para se alcançar o tão famoso “padrão de qualidade”.

Estamos disponibilizando para download dois exemplos práticos de procedimento de execução e inspeção dos serviços.

Mais alguma dúvida? Nós estamos aqui para respondê-las.

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *