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A norma ISO 9001:2008 no requisito 4.2.1 estabelece quais são os tipos de documentos que devem estar presentes no Sistema de Gestão da Qualidade. São eles:

– Politica da Qualidade

– Objetivos da Qualidade

– Manual da Qualidade

– Procedimentos documentados e registros requeridos pela norma.

Essa estrutura de documentação segue a hierarquia abaixo e pode estar em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação.

A abrangência da documentação de um Sistema de Gestão da Qualidade é diferente em cada empresa devido ao porte da organização e a complexidade dos processos, porém a norma ISO 9001 exige que a empresa possua 06 procedimentos documentados.

Isso quer dizer que em 06 itens da norma, a empresa deve elaborar um documento que irá estabelecer, documentar, implementar e manter os requisitos exigidos. São esses itens:

– 4.2.3 Controle de Documentos

– 4.2.4 Controle de Registros

– 8.2.2 Auditoria Interna

– 8.3 Controle de Produto Não Conforme

– 8.5.2 Ação Corretiva

– 8.5.3 Ação Preventiva

Para os outros itens da norma fica ao critério da empresa escolher como será a melhor forma de sistematizar seus processos, podendo ser por meio da elaboração de procedimentos documentos ou não.

Por isso podemos afirmar que a norma ISO 9001 não é nem um pouco burocrática, pois a abrangência da documentação (ou seja, a quantidade de procedimentos documentados existentes) é escolha da empresa e não uma exigência normativa.

E hoje a tendência é justamente elaborar uma documentação simples que realmente vai agregar valor para a empresa e não engessar seus processos.

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Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria