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Tempo de Leitura: 2 minutos

A norma ISO 9001:2008 no requisito 4.2.1 estabelece quais são os tipos de documentos que devem estar presentes no Sistema de Gestão da Qualidade. São eles:

– Politica da Qualidade

– Objetivos da Qualidade

– Manual da Qualidade

– Procedimentos documentados e registros requeridos pela norma.

Essa estrutura de documentação segue a hierarquia abaixo e pode estar em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação.

A abrangência da documentação de um Sistema de Gestão da Qualidade é diferente em cada empresa devido ao porte da organização e a complexidade dos processos, porém a norma ISO 9001 exige que a empresa possua 06 procedimentos documentados.

Isso quer dizer que em 06 itens da norma, a empresa deve elaborar um documento que irá estabelecer, documentar, implementar e manter os requisitos exigidos. São esses itens:

– 4.2.3 Controle de Documentos

– 4.2.4 Controle de Registros

– 8.2.2 Auditoria Interna

– 8.3 Controle de Produto Não Conforme

– 8.5.2 Ação Corretiva

– 8.5.3 Ação Preventiva

Para os outros itens da norma fica ao critério da empresa escolher como será a melhor forma de sistematizar seus processos, podendo ser por meio da elaboração de procedimentos documentos ou não.

Por isso podemos afirmar que a norma ISO 9001 não é nem um pouco burocrática, pois a abrangência da documentação (ou seja, a quantidade de procedimentos documentados existentes) é escolha da empresa e não uma exigência normativa.

E hoje a tendência é justamente elaborar uma documentação simples que realmente vai agregar valor para a empresa e não engessar seus processos.

Tem interesse em implementar a ISO 9001 em sua empresa? Clique aqui e fale com um especialista!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

35 Comentários

  • Thiago Tarifa disse:

    Boa tarde,

    Quais os documentos necessários para uma empresa de serviços logísticos precisa ter para obter a certificação?

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Thiago, boa tarde!

      Esse texto trata de uma versão antiga da norma que já está obsoleta, por isso não se assuste 😉

      A nova versão da ISO 9001 excluiu a obrigatoriedade de procedimentos e agora você deverá criar apenas documentos que façam sentido para o contexto da sua organização e que garantam o resultado conforme do serviço prestado. Se você quiser, pode nos enviar seu contato que entraremos em contato com você para explicar o processo de certificação mais detalhadamente.

      Espero poder tê-lo ajudado.

  • Juliana disse:

    Olá, Na versão 2015 estes procedimentos ainda são obrigatórios?
    Obrigada!

    • Olá Juliana, tudo bem?

      Este texto quando foi escrito dizia respeito a ISO 9001:2008, hoje na ISO 9001:2015 não existem procedimentos obrigatórios, desta forma as organizações poderão manter os procedimentos que realmente são importantes para a conformidade dos seus processos.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  • Jhon Luiz disse:

    Bom dia, como é feito a renovação da ISO 9001?
    A ISO já foi implementada uma vez, mas tenho que renovar e não sei quais documentos preciso ter em mãos.

    • Olá John, tudo bem?

      Você terá que passar pelo processo de recertificação e provavelmente migrar o seu SGQ para a nova versão da ISO 9001:2015. A questão não são quais documentos, até porque a nova versão da ISO 9001:2015 não existem mais procedimentos obrigatórios. Para recertificar, basicamente você terá que se adequar aos novos requisitos da ISO 9001:2015; passar por um processo de auditoria interna e realizar os ajustes após este processo; passar pela auditoria de certificação.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  • É quais são os procedimentos do ISO 9000??

    • Olá Micimara, tudo bem?

      Este texto quando foi escrito dizia respeito a ISO 9001:2008, por isso vale a ressalva que na versão da ISO 9001:2015, não existem procedimentos obrigatórios, desta forma as organizações poderão manter os procedimentos que realmente são importantes para a conformidade dos seus processos.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  • Osires Santos disse:

    Boa noite, onde posso encontrar as relações das Isos existentes?

    • Olá Osires, tudo bem?

      Atualmente o site da ISO (International Organization for Standardization) aponta que existem mais de 21580 normas internacionais. E todas as normas são divididas em comissões técnicas, pois cada tipo de norma trata especificamente sobre algum assunto, por exemplo a comissão técnica 176 é responsável pelas normas que estabelecem os sistemas de gestão.

      Para você ter conhecimento sobre todas as normas existentes, você deve acessar o site da ISO na parte de catálogos. Acesse: https://www.iso.org/standards-catalogue/browse-by-ics.html

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  • Jaqueline Medeiros disse:

    Boa tarde.
    Sou a Jaqueline estou trabalhando com a atualização do Manual da Qualidade e gostaria de saber se os procedimentos mandatórios para a versão NBR ISO 9001:2015 mantêm-se como os da antiga versão. Gostaria de saber também se mantêm-se os termos Controle de documentos e registros tendo em vista que mudou-se o termo para “informação documentada”.
    Desde já agradeço

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Jaqueline, boa tarde!

      Na nova versão da ISO 9001, não existem procedimentos obrigatórios, então você pode aproveitar esse momento de deixar apenas os procedimentos que realmente são importantes para a conformidade dos seus processos.
      Em relação aos termos documentos e registros, pode manter essa nomenclatura, sem problemas.

      Qualquer duvida, conte conosco.
      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Jenifer Duarte disse:

    Boa tarde, eu gostaria onde localizo ou se consigo realizar a compra de algum material que contenha uma lista mestra com o nome de procedimentos que uma transportadora precisa ter na área de saúde. Obrigada.

  • Genine disse:

    Olá! Gostaria muito de saber se para a certificação da iso os documentos devem ser apresentados impressos ou se já há algum software já em uso que consiga agregar informações de documentos como:levantamento de necessidades da organização, lista de presenças de reuniões, treinamentos e etc. e procedimentos operacionais padrão da empresa e suas áreas.

    E se não poderiamos ter estes documentos com assinatura digital?

    • Igor Furniel disse:

      Genine os documentos podem estar no formato que você preferir. Cada vez mais as empresas se apoiam em documentos eletrônicos e os auditores estão muito acostumados a auditar olhando para o computador. Sistemas de gestão da qualidade como o QUALIEX, por exemplo, são ótima saída!

  • Valdirene Dal Póz disse:

    Bom dia!!! Meu nome é Valdirene Dal Poz, sempre trabalhei em controle de qualidade de alimentos (frigorifico de bovinos) e no momento estou num área totalmente nova; industria de embalagens plasticas, só “sacos” de todos os tamanhos possíveis, não produzimos sacolas nem impressos…e não tem NADA de registro, procedimentos, nada nada documentado…gostaria que me ajudassem… por onde começar??????
    Desde já obrigado!!!!!!

    • Igor Furniel disse:

      Valdirene comece mapeando os processos. (esta planilha pode ajudar bastante: https://drive.google.com/open?id=0B8PiJpItoBc9NGcxbUtpTHh3VTQ). Com este documento bem feito para todos os processos terá um belo guia para os próximos passos.

      • Anderson disse:

        para implantação de um sistema de qualidade , quais outro passos são necessários, qual a sequência para iniciar o procedimento .

        • Daniela Albuquerque disse:

          Olá Anderson, boa tarde!

          O nosso diretor comercial entrará em contato com você para explicar todos os passos para a implementação de um sistema de gestão.

          Conte conosco.
          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque

  • sara disse:

    Bom dia Rivaldo!

    Tenho uma dúvida, eu necessariamente preciso Procedimentar os meus processos ou posso colocá-los num Manual devidamente organizado por Módulos, pois atualmente utilizo os Manuais como forma de registrar os processos e capacitar os colaboradores…

    Aguardarei o ser retorno!

    Att,

    Sara

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Sara,

      A norma indica alguns documentos que precisam ser mantidos, então para esses itens é obrigatória a criação de procedimentos/documentos específicos, mas para outros requisitos essa necessidade varia de acordo com a análise da empresa.

      Espero poder tê-la ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Weber disse:

    Para se obter a certificação ISO 9000, existe a exigência que a empresa precisa ter Licença de Alvará, caso sim tem algum outro ponto que ela possa aceitar, tipo inscrição Estadual. Onde posso ver esses pontos?
    desde já muito obrigado

  • Kleyton Teixeira disse:

    Boa noite,

    Vocês tem algum modelo genérico de procedimentos de ação corretiva e preventiva ?

    Se sim poderiam me enviar no seguinte email: [email protected]

    Desde já agradeço

  • luciano disse:

    Quais são os 20 registros mandatórios de um SGI?

  • Douglas Nascimento de Oliveira disse:

    Gostaria de conhecer melhor o sistema de gestão da qualidade ISO 9001: 2008

  • Lucas Sibindy disse:

    Ola Daniela…
    veja se me ajuda na questão:

    Tendo presente os princípios da Comunicação e Comportamentais que o Auditor deve ter em consideração, apresente um comentário ao seguinte parágrafo:
    “Um Auditor não pode comportar-se mais como há anos atrás, que se assemelhava à raposa, sempre matreira e inevitavelmente devastadora quando entra no galinheiro. O auditor deve sempre lembrar-se que não é o predador nem tão pouco o auditado a presa. Deve sempre ser valorizado o trabalho de parceria (auditor – auditado) para que a entidade consiga alcançar os seus objetivos com eficácia.”
    José Ribamar Mendonça Bertrand*

  • Lucas Sibindy disse:

    no decorrer de uma auditoria, como é que um Auditor poderá verificar, se um determinado procedimento obrigatório está estabelecido, documentado, implementado e mantido?

    • Olá Lucas,

      Seja bem vindo em nosso blog!

      Um procedimento obrigatório estará estabelecido se houverem critérios que definem cada um dos itens da norma. Ele estará documentado se houver a evidência de que está definido em algum meio em que possa ser consultado pelos usuários. Ele estará implementado se os envolvidos souberem da sua utilização e aplicação no dia a dia e mantido, quando possui métodos que assegurem que esteja sempre apropriada para o propósito da organização.

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Penso que essa ponderação é razoável e muito importante. Se apenas os 6 itens da norma são suficientes, porque será que a Templum colocou tantos ítens na plataforma da empresa da qual sou RD, Carotti Eletricidade Industrial? Em minha opinião trata-se de uma empresa de 20 funcionários e de baixa complexidade.

    • Olá Sr. Jurandir!

      Tudo bem?

      Sua pergunta realmente é muito importante, pois esse tipo de questionamento é bem comum.

      Perceba que o texto indicado trata-se da elaboração de documentos e não da implementação dos itens da norma em questão.

      Ora, se a minha empresa busca a certificação em determinado tipo de sistema de gestão é fato que deve atender a todos os itens dessa norma específica. Porém, que normalmente se imagina é que esse tipo de processo é muito burocrático, mas na verdade a quantidade e a extensão da documentação da empresa é uma escolha estratégica e não normativa, uma vez que a norma exige apenas 06 procedimentos obrigatórios.

      O que indicamos no texto é que para os outros itens não existe a obrigatoriedade de elaboração de procedimentos escritos, mas que a necessidade é indicada de acordo com a atividade da empresa. O senhor pode atestar isso em sua própria documentação, uma vez que possui apenas 12 procedimentos em seu sistema de gestão, que trata-se de uma atividade com a necessidade de especificações muito clara as atividades a serem realizadas em um total de 67 itens no total da norma.

      Reafirmo que nós da Templum, em nosso compromisso em atendê-los dentro das mais modernas ferramentas de gestão, nos preocupamos constantemente em elaborar sistemas de gestão eficientes e que não burocratizam a empresa e posso garantir que sua empresa está inserida nesse cenário.

      Espero que possa ter esclarecido as suas duvidas.

      Muito Obrigada por sua participação em nosso blog.

      Tenha uma ótima semana!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Gabriel disse:

    Bom dia, sou estudante de SGI, estamos com um trabalho para o curso, gostaria que me ajuda-se, sobre implantação da iso 9001, apos mapear os processos da empresa , como eu inicio a elaboração dos procedimentos referentes aos processos(iso 9001)?
    obrigado, me mande por e-mail se possivel.

    • Rivaldo Silva disse:

      Boa Tarde Gabriel,
      Conforme sua solicitação, segue nossos comentarios espero que possa ajuda-lo.
      Após o levantamento do mapeamento dos processo onde você define entras, processo e saída a próxima etapa será;

      1- Visitar cada departamento da empresa e entrevistar os colaboradores, assim você vai fazendo um rascunho de cada processo da empresa quem realiza, como realiza e o que utiliza para realizar.
      2- Após realizado isso, pegue a documentação e com o auxilio da alta direção melhore (verifique o que precisa melhorar) os processos.
      3- Após definido padronize todos os documentos e treine os envolvidos, caso tenha mudança todos estarão cientes.

      Lembre-se todo processo definido deverá ter mecanismos de monitoramento (indicadores)
      Essa seria a sistemática adequada para você começar a definir os processos de sua organização.