,

Programa 5S – Vantagens e Desvantagens.

O programa 5S, desenvolvido no Japão, é uma técnica voltada para a manutenção da ordem e organização do ambiente de trabalho.

Para isto, a metodologia prioriza o desenvolvimento de uma cultura voltada para a disciplina no local de trabalho.

O interessante do 5S é a sua adaptação em qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho. Para termos noção, há pessoas aplicando as etapas do programa em sua vida pessoal.

Como usar?

O significado por trás do símbolo “5S” consiste numa lista de “sensos” que devem ser desenvolvidos para se alcançar o objetivo final do programa.

A seguir resumiremos os “sensos” utilizando uma tabela, a fim de facilitar a compreensão das etapas do 5S.

5S Aplicação Questões importantes Lemas
Seiri Senso de organização e utilização. Verifique todo o local de trabalho e classifique o que é relevante ou supérfluo.

Mantenha somente as coisas importantes no ambiente de processo.

O que deve ser jogado fora?

O que deve ser guardado em um depósito?

O que pode ser útil para outra pessoa?

É útil hoje? Conserve! Não é útil? Descarte
Seiton – Senso de ordem. Após eliminar todos os itens desnecessários, organize os necessários. Há um lugar para cada coisa?

Cada coisa está em seu lugar?

Cada coisa, após o uso, está em seu devido lugar?

Organizar traz mais espaço, mais conforto e mais tranquilidade!
Seisô – Senso de limpeza. Além da organização, o ambiente e os utensílios dele devem estar sempre limpos e em ótimas condições de uso. Cada um da equipe está sendo responsável pelo seu espaço?

Todos limpam o que usam antes de guarda-los?

Limpe a sujeira e encontre um destino certo para o lixo!
Seiketsu – Senso de padronização, saúde e higiene. Nesta etapa, a prioridade é padronizar a aplicação dos primeiros 3S. Isto auxiliará a criar procedimentos específicos para a arrumação do ambiente de trabalho. A empresa tem padrões para a aplicação dos 3S acima?

Em um ambiente limpo, a segurança está sendo maior?

Em um ambiente limpo, gasta-se menos com produtos de limpeza

Quem não cuida bem de si mesmo, não merece credibilidade!
Shitsuke – Senso de disciplina e autodisciplina Tornar os 4S anteriores uma disciplina, em outras palavras criar um novo elemento na cultura organizacional da instituição. Há disciplina para manter a ordem, a rotina e o constante aperfeiçoamento?

Os 5S estão na rotina das pessoas?

As pessoas seguem fielmente as diretrizes dos 5S?

Faça o que tem que ser feito mesmo que ninguém veja!

Fonte: Adaptado de Almeida, M. G.¹  

Após discutirmos o programa 5S, vamos para o que realmente interessa neste post!

Precisamos analisar criticamente quais são as vantagens e desvantagens de aplicar o 5S em sua organização.

Desvantagens

O rotineiro é analisar primeiro as vantagens, porém se você der uma busca simples no Google, encontrará milhares de textos expondo os benefícios do 5S, por isso iniciaremos pelas desvantagens.

Provavelmente você já leu, ouviu e escutou alguma palestra sobre o programa 5S. Após o contato com o assunto, surgiu em sua mente uma luz para a solução de alguns problemas do cotidiano de sua empresa, e, com isso você pensou: Vou implementar o 5S! Entretanto, por algum motivo não houve sucesso na implementação.

Essa situação não podemos a classificar como hipotética, pois ela é a realidade de muitos gestores ao tentarem implementar qualquer sistema ou programa focado na qualidade.

Um dos principais motivos e a principal desvantagem evidenciada ao longo dos anos por nós, da Templum Consultoria Ilimitada, é o descrédito dos colaboradores quando o assunto é a busca sistemática pela qualidade.

Com o programa 5S não é diferente!

A equipe de trabalho deve enxergar a metodologia como um recurso intangível capaz de prover melhorias significativas nos resultados da organização.

Se no primeiro “S” os colaboradores não se comprometerem em eliminar tudo que é desnecessário, logo o ambiente ficará carregado de problemas, nos quais afetarão diretamente a eficiência na execução dos processos.

Por esse motivo recomendamos duas dicas:

Dica 1: Quer eliminar o descrédito dos colaboradores? Se comprometa com o 5S, principalmente se você possui uma função de liderança na sua empresa. As pessoas precisam enxergar os benefícios, dado que o ser humano prefere ver, para assim crer!

Dica 2: Escolha uma pessoa com o perfil ideal para coordenar todo o programa 5S. Essencialmente, um colaborador com a área de trabalho de seu computador e a sua mesa toda organizada pode ser um sinal rsrsrs. Tirando as brincadeiras, não adianta exigir de alguém desorganizado e sem senso de disciplina para gerenciar o processo, com certeza será um desastre.

Vantagens

Sem dúvida, a principal vantagem é a cultura de disciplina adquirida com a implementação do 5S.

O “senso de disciplina” gerado através do programa, apesar de intangível, é possível fotografá-lo. Como assim?

O pai do 5S, Hiroyuki Hirano, recomenda fotografar o ambiente de trabalho antes e depois da aplicação do programa².

Pois bem! Uma imagem vale mais que mil palavras!

Com a fotografia é bem provável que você se impressione com os resultados físicos, mas sem dúvida os resultados não físicos, como produtividade, eficiência e satisfação dos colaboradores internos serão mais surpreendentes.

Comece agora!

Este post está sendo escrito no final do ano, provavelmente você pense: o melhor momento para começar a implementação do programa 5S é no começo do próximo ano. Não! Os resultados do 5S são para agora.

Investir no 5S trará resultados reais!

Quer saber mais? Nós, da Templum Consultoria Ilimitada, somos especialistas quando o assunto é Qualidade. Consuma o máximo de nossos materiais! Temos certeza que podemos te ajudar.   

Referência

¹ALMEIDA, M. G. Pedagogia Empresarial: Saberes, Práticas e Referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

²NAKAGAWA, Marcelo. FERRAMENTA: 5S PARA EMPREENDEDORES. Disponível em: <http://cms-empreenda.s3.amazonaws.com/empreenda/files_static/arquivos/2012/08/21/ME_5S.PDF>. Acesso: 29 de nov. de 2016               

 

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Conteudista da Templum Consultoria Ilimitada e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unitoledo e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Guilherme Alonço
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *