Quanto realmente custa implementar a certificação PBQP-H e por que vale a pena

Quando falamos em certificação ISO (International Organization Standardization) ou a própria implementação da certificação PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), muitos empresários se perguntam quanto realmente precisarão investir e quanto trabalho deverão empenhar no processo. Antes mesmo de buscar as informações a respeito, desistem ou deixam para outro momento por considerarem custoso e de difícil acesso.

O mais incrível é que podem se surpreender ao descobrir as facilidades que encontram para a implementação dessas certificações e as oportunidades que estão deixando de aproveitar para profissionalizar a empresa. Para acabar com esse preconceito e sanar de vez quaisquer dúvidas, elaboramos esse post para te mostrar o quanto pode ser barato e fácil implementar a certificação PBQP-H. Vem descobrir!

1. Apoio de uma consultoria especializada

Para começo de conversa, qualquer valor empregado na melhoria da qualidade da produção não é um custo, mas um investimento que deve gerar resultados no curto ou médio prazo. Nesse sentido, a certificação PBQP-H poderá ser obtida mediante uma consultoria especializada que dará total apoio durante o processo de implementação de um sistema de gestão que irá resultar na certificação.

O custo de uma consultoria tradicional pode ser alto e talvez uma modalidade online possa ser a solução ideal para resolver esse problema. O importante é ficar atento a credibilidade que a empresa de consultoria online possui no mercado para não transformar o investimento em um custo ainda maior.

2. Qualificação e treinamento da equipe de trabalho

A certificação PBQP-H trata de normas aplicadas para aumentar o padrão da qualidade e, enquanto estiver sendo implementada, o maior custo talvez seja o esforço colaborativo que os funcionários deverão empregar para aderirem às mudanças em suas ações para comportamentos padrões. Nesse caso, a escolha de um agente de mudanças como RD (Representante da Direção) com um forte perfil de liderança poderá transferir todo o conhecimento técnico recebido da consultoria aos funcionários e motivar a mudança.

A capacitação e treinamento da equipe de força de trabalho poderão ser obtidos ao mesmo tempo em que acontece a implementação da certificação PBQP-H economizando tempo e recursos. Depois dessa etapa, o investimento em treinamento pode ser necessário apenas para a melhor adequação dos funcionários aos novos padrões que deverão respeitar, mas o custo é baixo e o tempo de aplicação deve ser curto.

3. Adequação da infraestrutura

Uma das normas estabelecidas para se obter a certificação PBQP-H é seguir a forma ideal para o melhor armazenamento e utilização dos materiais. Como a certificação é apenas uma diretriz, ela diz o que deve ser feito e monitorado, mas o método que será utilizado na prática fica por conta da estratégia desenvolvida pela construtora.

Nesse caso, a infraestrutura necessária para receber e armazenar os materiais deve configurar um investimento para a sua melhor adequação, mas vai depender do porte da obra e se o armazenamento é efetuado pelo próprio fornecedor.

4. Medição do padrão de qualidade obtido

Como a implementação da certificação PBQP-H é feita já com uma obra em andamento, o processo acontece de forma rápida e já no primeiro empreendimento em andamento. Quando a construtora partir para o início da segunda obra, a certificação obtida já poderá trazer resultados melhores e garantir o aumento da qualidade nos serviços, redução de custos e maior lucratividade.

Mas antes de obter a certificação, o padrão de qualidade deve ser medido em uma auditoria interna (realizada pela própria consultoria) para se avaliar os resultados obtidos na melhoria dos processos de produção como a eliminação do desperdício de materiais utilizados na obra, funcionários mais preparados para o trabalho e a redução dos riscos de acidentes de trabalho.

5. Por que vale a pena obter a certificação PBQP-H

A certificação PBQP-H gera uma vantagem competitiva importante para garantir o fechamento das vendas de imóveis. A construtora pode usá-la como um diferencial frente à concorrência, uma vez que as agências financeiras como o banco da Caixa Econômica Federal, por exemplo, só liberam o crédito para o financiamento de imóveis que possuem a certificação.

Todo o investimento realizado para a implementação da certificação PBQP-H retorna na medida e no tempo em que foi dedicado para obtê-la. Isso significa que quanto melhor forem implantadas as operações do sistema de gestão, melhores serão os resultados obtidos com os processos de produção.

Gostou da novidade! Compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *