Segurança no Transporte de Produtos Químicos
O objetivo deste post é trazer informações sobre o SASSMAQ e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa. Aqui você aprenderá:
- O que é o SASSMAQ?
- Para que serve o SASSMAQ?
- O que minha empresa ganha com isso?
- Por que é importante para indústrias químicas
- A estrutura do SASSMAQ
- Como implementar o SASSMAQ?
- Dúvidas Frequentes
O que é o SASSMAQ?
Lançado pela Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário. O módulo Rodoviário, o primeiro que foi lançado, é voltado a transportadoras e operadoras logísticas.
Saiba também: Quanto dinheiro minha transportadora pode perder por não ter o SASSMAQ
Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos. O principal objetivo do SASSMAQ é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança.
As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.
Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, ressalta a Abiquim, a certificação gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.
De acordo com a Abiquim:
O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas.
Para o que serve o SASSMAQ?
O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição.
É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Cefic – Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.
Principais benefícios:
- Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
- Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
- Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
- Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
- Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
- Estar qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.
O que a minha empresa ganha com isso?
No total, existem hoje no Brasil mais de 140 mil empresas e cerca de 740 mil profissionais autônomos, totalizando mais de 2 milhões de veículos de carga.
Essas empresas de transporte no Brasil sofrem muito com a falta de profissionalização, principalmente pela falta de uma gestão competente. Essa ausência de uma gestão eficiente custa caro e leva a transportadora a perder espaço em um mercado que já é tão concorrido.
Segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa a 4 colocação entre os países com maiores índices de acidentes do mundo.
Estima-se que o custo anual com esses acidentes chega a R$ 60 bilhões. Esse valor que poderia ser utilizado para melhorias, reinvestimento e profissionalização do setor hoje é utilizado para conter impactos ambientais, realizar pagamentos de multas ambientais, passivos trabalhistas, entre outros.
A boa notícia é que segundo as gerenciadoras de risco no mercado, as 05 principais causas de acidentes envolvendo cargas no Brasil podem ser neutralizadas mediante uma gestão eficiente dos operadores logísticos, que é justamente o objetivo do SASSMAQ.
Por que é importante para indústrias químicas
Diversos estudos mostram que a indústria química tem crescido cada vez mais em nosso país. Junto com esse crescimento, vem o aumento da demanda por serviços, bem como o aumento de fiscalização.
Aliado a isso, temos visto uma grande tendência das grandes empresas de terceirizarem os serviços intermediários da sua cadeia de produção, ou seja, as atividades de apoio à sua atividade fim, que é a produção dos produtos químicos.
Atividades como recursos humanos, contabilidade, manutenções e transporte são exemplos desses processos de apoio que têm sido terceirizados.
A intenção dessas empresas fazendo isso é, principalmente, diminuir o seu passivo trabalhista e diminuir a “dor de cabeça” com atividades que não são a sua entrega, podendo focar em melhorias dos seus processos, dos produtos.
Dessa forma, o SASSMAQ se torna um grande aliado das indústrias químicas com relação ao transporte. Mesmo empresas que não são associadas à ABIQUIM, têm buscado transportadoras com a certificação SASSMAQ por saber que estas transportadoras já foram avaliadas nos quesitos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade.
Para as indústrias, isso é um grande diferencial, pois elas sabem que são ‘corresponsáveis’ pelo transporte de seus produtos e, portanto, qualquer problema que ocorrer no transporte, a indústria também responde por isso.
[Post] SASSMAQ: SASSMAQ – Se não é obrigatório, por que investir?
Veja na prática os benefícios da Implementação do SASSMAQ
A estrutura do SASSMAQ
O SASSMAQ é um sistema de gestão integrado que aborda gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança das partes interessadas e aplica-se a todos os prestadores de serviços na área de logística que envolvem produtos químicos, perigosos ou não.
Após a implementação dos requisitos do sistema de gestão, a empresa se submete a uma avaliação realizada pela ABIQUIM para certificação no programa, mediante a conformidade do questionário padrão do SASSMAQ.
Esse questionário possui 06 áreas de avaliação, que ao ser combinados permite a avaliação global do desempenho de cada fornecedor.
- Gerenciamento
- Segurança, Saúde e Ambiente
- Equipamentos
- Planejamento das Operações
- Segurança Patrimonial e Confidencialidade
- Inspeção do local
O processo de certificação é conduzido por certificadoras habilitadas pela ABIQUIM e a relação completa pode ser consultada no site do programa.
Como implementar o SASSMAQ
Implementar o SASSMAQ pode ser mais simples do que o próprio nome do programa. Para o sucesso desse projeto, basta a vontade e o envolvimento da liderança nesse processo de adequação, que acontece conforme as etapas abaixo:
- Definições gerais: nessa etapa faremos a definição de como será a estrutura da informação da sua empresa, ou seja, utilizaremos um software, uma pasta nas nuvens, um pen drive… e também definiremos como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. É uma etapa muito importante para o sucesso do projeto.
- Gestão de Pessoas: nessa etapa abordaremos como gerenciar as relações de trabalho com seus funcionários e terceiros.
- Gestão de Competências: com todas as relações funcionais já definidas, chegou o momento de avaliar as competências de cada profissional a fim de elaborar planos de treinamentos individuais.
- Gestão de Riscos: nessa etapa faremos a identificação e análise dos riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem impactar as operações da empresa.
- Controle Operacional Ambiental: com os riscos ambientais identificados faremos o plano de ação para minimizar os impactos ambientais identificados e também como agir em caso de emergências ambientais.
- Infraestrutura da Operação: nessa etapa cuidaremos da operação da empresa, gerenciando os equipamentos e definindo programas de inspeção e manutenções de rotina.
- Operação: nessa etapa faremos o gerenciamento das atividades operacionais e administrativas diárias a fim de garantir a operação segura de um transporte.
- Segurança Ocupacional: com base em todas as operações identificadas serão gerados todos os controles que garantem a segurança de todas pessoas que atuam direta e indiretamente nas atividades mencionadas.
Dúvidas Frequentes (conforme canal Abiquim)
Confiram as principais dúvidas de nossos clientes:
1 – Qual o custo para a realização de uma avaliação pelo Sassmaq?
Não há um preço fixo para a avaliação. Os órgãos certificadores definirão o custo após avaliarem a dimensão do serviço a ser executado com base, entre outros dados, na estrutura física da empresa, número de funcionários e de filiais ou base de apoio.
2 – Qual o prazo de validade do Termo de Avaliação do SASSMAQ?
O prazo de validade é de 2 anos após a data de avaliação. Em função de trâmites documentais para aprovação, emissão do termo pelo organismo certificador e inserção de dados no site da Abiquim foi estendido o prazo de divulgação no site da Abiquim por mais 30 dias após o vencimento do termo de avaliação Sassmaq.
3 – Quais são os pré-requisitos para a avaliação?
- Ter frota própria: Frota mínima – 4 veículos próprios ou arrendados
- Motoristas – 1 pra cada veículo
- Transportar produtos químicos há mais de 06 meses
- Ter as licenças abaixo:
– Alvará da Prefeitura
– AVCB
– Licença de Operação (pode ter dispensa e é possível obter ao longo do processo)
– Licença IBAMA, PF, PC e exército (relativos ao produto e área de transporte)
– Registro na ANTT como ETC ou CTC
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