Segurança do trabalho e produtividade

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

A produção é um fator de crescimento da empresa opnde o objetivo final pe um produto acabado e está sempre na lista de prioridades de qualquer empresa. Mas a produção sem qualidade e sem segurança do trabalho pode não trazer produtividade a empresa.

Produtividade é a relação entre quantidade produzida e recursos utilizados.

Um dos fatores que influem na elevação da produtividade dentro de uma organização é o planejamento e controle da produção. A segurança do trabalho deva ser discutida durante o planejamento, seja para Qualidade ou para a Produção.

A implementação do sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho em uma empresa visa eliminar ou minimizar riscos aos trabalhadores e outras partes interessadas que possam estar expostos a riscos de acidentes e doenças ocupacionais associados a suas atividades.

Um dos benefícios do SST é  a redução de acidentes, perigos e tempo de parada. Um alto índice de abstinência significa baixa produtividade pois você continua pagando para o trabalhador não produzir. Prevenir riscos e manter o trabalhador saudável é a melhor forma de manter a produtividade da empresa.

O trabalhador deve ser visto como patrimônio e não apenas como um simples apertador de botão ou embalador de peças, pois sem o trabalhador não existe produção, se não existe produção não existe lucro.

A saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são valiosos bens individuais, comunitários e dos países. A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.