Tudo que o construtor precisa saber sobre a certificação PBQP-H

A baixa qualidade registrada na construção civil brasileiro tem sido um gargalo na produção e gerado desconfianças tanto para os compradores quanto para os bancos financiadores. Esses fatores contribuem para a baixa valorização dos imóveis e redução das negociações efetivadas. Para ajudar a resolver esses problemas, o governo federal criou a certificação PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) para colocar a produção numa linha que segue os padrões internacionais de produtividade e qualidade.

E para você ficar por dentro do assunto, criamos esse post para deixá-lo a par de tudo o que o construtor precisa saber sobre o PBQP-H. Vem conhecer!

1. A certificação PBQP-H deve agregar valorização ao setor de construção civil

Com a certificação PBQP-H, o setor deve atuar sobre uma metodologia que promove maior organização, produção em maior escala, aumento da qualidade e valorização das construções. A modernização dos padrões de atuação do setor deve agregar maior competitividade no mercado e contribuir para aumentar a confiança dos consumidores e também das agências financiadoras na hora da liberação do crédito.

O banco da Caixa Econômica Federal, por exemplo, já exige a certificação PBQP-H para liberar um financiamento ao comprador. Ela funciona como uma garantia a mais para a agência financeira.

2. A certificação PBQP-H facilita a obtenção da ISO 9001

Tendo como base a ISO 9001, a certificação PBQP-H favorece o reconhecimento internacional de qualidade e leva a construtora a um patamar mais elevado de confiabilidade no mercado de construção civil do país. Ao obter o PBQP-H, a empresa pode também obter a certificação ISO 9001. A facilidade se deve ao fato de que os requisitos normativos pertencentes a ISO 9001 também compõem o PBQP-H.

Ao contrário do que muitos empresários imaginam, essas certificações não são nada burocráticas para se obterem, não influenciam a rotina da empresa e não há qualquer necessidade de se realizar novas contratações para isso. O que as normas sugerem são apenas o que deve ser feito e monitorado enquanto a forma como será feita ficará a cargo da empresa e pode ser facilmente adaptável conforme as estratégias que o empresário considerar mais adequadas.

3. O melhor momento para se obter a certificação PBQP-H

As empresas que não tiverem o PBQP-H poderão perder a competitividade no mercado e correrão sérios riscos de desaparecerem. Dessa forma, o momento certo para se obter a certificação é agora, já que poucas empresas ainda o possuem e isso será uma grande vantagem competitiva para a construtora. Outro fato importante é que, quanto menor for a empresa, mais barato, mais rápido e mais fácil será a sua implementação. Assim, podemos considerar o seu desenvolvimento de forma sustentável e com uma base sólida.

4. Os benefícios proporcionados pela certificação PBQP-H

Uma construtora que possui a certificação PBQP-H pode se beneficiar de um canteiro de obras mais organizado, melhora do índice de aproveitamento dos materiais, redução dos riscos de acidentes e promover maior capacitação aos operários, visto que executarão as tarefas de acordo com os padrões preestabelecidos. A consequência será as obras finalizadas dentro do prazo e com qualidade superior.

Gostou da notícia? Faça uma consultoria de PBQP-H conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *