ferramentas
Amanda Oliveira
Por Amanda Oliveira

5 ferramentas indispensáveis para otimizar a operação contábil

No meu último artigo publicado falei sobre a relação entre a tecnologia e os escritórios de contabilidade. Hoje, venho trazer dicas de alguns dos melhores softwares e ferramentas para otimizar ao máximo a operação contábil. Vamos lá?


Um escritório contábil lida com múltiplas operações todos os dias. Documentos de empresas e de pessoas, além de informações tão particulares dos clientes, fazem com que a responsabilidade e organização sejam fatores determinantes para o setor.

De alguns anos pra cá, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) já veio para facilitar o processo de entrega de documentos ao Fisco, diminuindo a burocracia e o tempo envolvido nisso.

Mas, felizmente, não parou por aí. Muitas empresas e startups pensaram na rotina do contador sob a ótica de otimização e organização, e com isso surgiram ferramentas e softwares que auxiliam muito a operação.

Não deixe seu escritório morrer

Saiba como perpetuar seu escritório de contabilidade


Não

O tamanho do escritório é indiferente, já que hoje em dia é totalmente possível ter acesso a ferramentas tecnológicas que vão se encaixar na realidade de cada um. Vou mostrar algumas aqui!

Contazul

Se você não usa, acredito que pelo menos já ouviu falar. Contazul é um software que permite a integração de sistemas contábeis para que você tenha acesso fácil às informações dos seus clientes.

Através de um painel para cada conta/cliente você confere notas fiscais – tanto recebidas quanto emitidas – e movimentações financeiras já conciliadas com o banco.

Nucont

Nucont é uma startup que lançou um software específico para quem deseja ou já aplica a contabilidade consultiva. Através de informações e análises geradas pela inteligência artificial, o contador pode ter insights e oferecer novos produtos e serviços de valor agregado ao seu cliente.

A empresa defende que o profissional de contabilidade é um cientista da riqueza e que a contabilidade consultiva é o futuro da profissão. Eu, é claro, concordo totalmente.

Evolutto

Falando em contabilidade consultiva, o Evolutto é o que tem de mais interessante na área! A proposta é entregar a consultoria através de uma plataforma completa que te permite colocar textos, vídeos, atividades e demais informações que vão agregar ainda mais valor ao seu serviço.

Se ainda não ouviu falar de consultoria híbrida, sugiro descobrir como escalar seu negócio – o céu é o limite. Uma equipe de profissionais te ajuda a criar seu produto dentro da plataforma disponibilizando exemplos e suporte ilimitado, além de um time de marketing igualmente qualificado que vai te auxiliar na divulgação do seu negócio através do marketplace. Totalmente disruptivo!

Ahgora PontoWEB

Este é um software que se denomina como gestão de presença. A ideia do Ahgora é integrar todos os documentos e registros necessários que são relativos a jornada de trabalho dos colaboradores, além de gráficos e relatórios inteligentes que prometem uma gestão de pessoas e RH mais estratégicos e menos operacionais.

Além de usar no seu escritório, você também pode utilizar para os seus clientes, facilitando muito a emissão e fechamento das folhas de pagamento.

SAGE Gestão Contábil

O SAGE é outra ferramenta que atua facilitando as informações de folhas de pagamento. Além disso, ele ainda integra a parte patrimonial, fiscal e tributária das empresas, prometendo benefícios que envolvem um melhor relacionamento com seus clientes através de informações ricas e confiáveis.

Essas são 5 das ferramentas que eu acho mais essenciais para a contabilidade. Obviamente a lista é enorme e existem muitas outras opções que valem a pena – mais ainda se formos considerar que a cada dia novas ideias surgem e as empresas de tecnologia investem pesado para entregar sempre mais praticidade aos seus usuários.

O importante é não ter resistência às mudanças. A realidade da profissão agora é essa. E que bom! Afinal, nunca antes o contador teve tanta oportunidade de se tornar alguém tão importante para seus clientes, e não somente o prestador de serviço que entrega as obrigações e gera as guias para pagamento.

No entanto, nem tudo são flores. É legal ter em mente que todo software, para funcionar bem, precisa ser alimentado com informações corretas. Ou seja, se o seu escritório não tiver um fluxo contínuo e organizado de processos – onde cada um sabe onde o seu papel começa e termina -, é essencial que “arrume a casa” antes de tudo.

Dessa forma, o escritório não ficará apoiado em ferramentas, mas sim terá seu próprio processo – afinal, as ferramentas mudam a todo momento.

E o seu escritório, já utiliza alguma dessas ferramentas? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar essas dicas com seus colegas!

Amanda Oliveira

Amanda Oliveira

Sou Tecnóloga em Marketing e atuo na área de outbound marketing da Templum, conectando empresas com soluções ideais para o seu crescimento e fortalecimento. Uma das minhas paixões é transmitir informações úteis e relevantes através da comunicação, seja ela falada ou escrita
Amanda Oliveira