Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A reunião de análise crítica da ISO 9001

É na reunião de análise crítica que a alta direção verifica a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade implementado. Este é o momento em que ações de melhoria contínua deverão ser propostas e executadas. Durante a reunião, são discutidos os resultados da auditoria realizada para a certificação ou recertificação ISO 9001. Detalhadamente, é revelada […]


É na reunião de análise crítica que a alta direção verifica a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade implementado. Este é o momento em que ações de melhoria contínua deverão ser propostas e executadas.

Durante a reunião, são discutidos os resultados da auditoria realizada para a certificação ou recertificação ISO 9001. Detalhadamente, é revelada a quantidade de não-conformidades e as ações para corrigir esses erros. Da mesma forma, é lido um feedback dos clientes, em que se mensura a satisfação do cliente e análise do negócio, por exemplo.

A alta direção analisa os indicadores de desempenho da qualidade do mesmo, de forma que os objetivos propostos antes do processo sejam verificados. Assim é possível saber em quais pontos as mudanças apresentadas não surtiram efeito ou atingiram resultados diferentes do esperado.

Ao mesmo tempo, é durante este estudo que é verificada a eficácia da implementação ISO 9001. A organização que passou pelo processo terá assim as melhorias, detectadas pela alta direção e muitas vezes não perceptíveis, descritas em um documento.

A reunião termina com um plano de melhorias necessárias para se atingir um grau maior de qualidade, já que a perfeição não existe. Também são mencionados os recursos e investimentos necessários para a realização destes aperfeiçoamentos.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque