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Tempo de Leitura: 2 minutos

Antes de mais nada algumas definições importantes:

  • Não Conformidade: Não atendimento a um requisito.
  • Saídas Não Conformes: Resultado insatisfatório de um processo, que acabou por gerar um produto ou serviço que não atende ao uso ou entrega não pretendidos.

A norma ISO 9001:2015 em seu requisito 8.7 estabelece:

A organização deve assegurar que saídas que não estejam conformes com seus requisitos sejam identificadas e controladas para prevenir seu uso ou entrega não pretendido.
A organização deve tomar ações apropriadas baseadas na natureza da não conformidade e em seus efeitos sobre a conformidade de produtos e serviços. Isso deve também se aplicar aos produtos e serviços não conformes detectados após a entrega de produtos, durante ou depois da provisão de serviços.

Duas atitudes devem ser tomadas.

Ação de Correção, aja rápido!

Ao identificar uma saída não conforme, por exemplo, a empresa deve tomar uma ação imediata para evitar danos maiores. Essa ação imediata, que também é conhecida como Ação de Correção ou Ação de Contenção, tem como objetivo resolver o problema na hora. Os exemplos mais comuns de ação de correção são:

  • reclassificação;
  • retrabalho;
  • reparo.

Essas ações normalmente resolvem momentaneamente a não conformidade detectada, mas não impede que a falha volte a acontecer, pois foi tratada apenas o efeito do problema e não a causa.

Para facilitar, podemos fazer uma comparação com a identificação de uma doença. Ao ficarmos doentes, a primeira ação que fazemos é tomar um remédio para minimizar os sintomas, mas também temos que ir ao médico para investigar as causas desses sintomas e tratar a doença, fazendo com que os sintomas não voltem a incomodar.

 

Ação Corretiva, tratando a causa!

Com a não conformidade acontece da mesma forma. Ao fazermos uma ação de correção, estamos tratando o sintoma da Não conformidade, mas não sua causa raiz.

A ação tomada então após a identificação da causa raiz é a Ação Corretiva. Esta tem o objetivo de eliminar a causa de uma não conformidade, evitando a sua repetição.

Então, recapitulando a diferença entre as terminologias é que uma atua na causa da não conformidade e a segunda atua no efeito. Agora é a hora de revisar as não conformidades detectadas e verificar se existem desvios na classificação.

Auditoria Interna

 

Dica final: Relatório de Não conformidade

Muitas empresas ficam perdidas ao identificarem um não conformidade. O primeiro passo é registrar um relatório da não conformidade encontrada.

Um registro de não conformidade precisa ter:

  • Descrição da não conformidade;
  • Ação de correção;
  • Análise de causa raiz;
  • Ação corretiva.

Para facilitar o seu trabalho, gostaria de disponibilizar um modelo que utilizamos em nossas consultorias. Além disso, temos um webinar que fala como sua organização pode utilizar o relatório em seu Sistema de Gestão.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

6 Comentários

  • WALTER F. SIMOES disse:

    olá muito bom este site. tenho uma duvida :’ caso a Ação corretiva por não entregar cópias de atas de reunião da CIPA ao membros. do meu ponto de vista a Ação corretiva consiste em uma melhor eficacia no treinamento da próxima gestão, porem como avalio a eficacia visto que demora muito?

    • Olá Walter.

      Quando ocorre a identificação de uma Não Conformidade em um processo de auditoria é necessário aplicar uma Ação Corretiva para resolver o problema daquela Não Conformidade. Porém, uma das formas recomendadas é avaliar a eficácia da Ação Corretiva em um próximo processo de auditoria.

  • Alex disse:

    Prezados,

    Sempre haverá CORREÇÃO ?
    Enquanto que a AÇÃO CORRETIVA pode ter ou não (item 8.5.2,c da ISO 9001;2008) ?
    Att.

    Alex

  • Igor disse:

    Muito bom

    • Jonathan Reis disse:

      Olá, Igor!

      Muito obrigado pelo elogio!

      Volte sempre que achar conveniente.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis