Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Adequação à ISO9001:2008, ainda da tempo! parte2

Olá Pessoal! Dando continuidade aos posts que retratam as mudanças principais na versão 2008 da norma ISO 9001, veremos hoje os itens: 4.2, 6.2.2, 6.3, 6.4, 7.2.1. Boa leitura e contem com minha ajuda para qualquer dúvida!


4.2 Requisitos de Documentação
Melhoria no entendimento e liberdade para as organizações definirem os documentos e registros necessários para garantir a eficácia dos seus processos, além dos já requeridos pela norma. Eliminação da letra g e na sub-clausula 4.2.3, fica definido que os documentos de origem externa que devem estar sob controle são os necessários par o planejamento e operação só SGQ. O item 4.2.4 – controle de registros foi completamente revisado, e estipulou-se que os “registros estabelecidos para fornecer evidência de conformidade com os requisitos e da efetiva operação do SGQ devem ser controlados”.

6.2.2 Competência, Treinamento e Consciência:
Significativamente alterado com relação a foco na atividade de treinamento, e entendido agora como condição para necessário para chegar às competências necessárias, com determinação das competências necessárias para o pessoal que afeta a conformidade com os requisitos do produto, certificando-se de que as competências necessárias foram atingidas. Eliminada a avaliação de eficácia dos treinamentos, focando o atingimento das competências.

6.3 Infra Estrutura:
Inclusão de mais um exemplo dentro da letra c:

Serviços de apoio como sistemas de informação.

6.4 Ambientes de Trabalho: Incluída nota:
O termo ambiente de trabalho relaciona-se às condições necessárias para atingir a conformidade com os requisitos do produto tais como salas limpas, precauções antiestéticas e controles de higiene.

7.2.1 Determinação dos Requisitos Relacionados ao Produto: Também foi incluída uma nota para esclarecimento:
Atividades de pós-entrega podem incluir ações durante o período de fornecimento de garantia, obrigações contratuais tais como serviços de manutenção, serviços complementares como reciclagem ou disposição final.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque