Viviam Santos
Por Viviam Santos

Auditora elogia cliente da Templum que certificou em três meses

O escritório de advocacia Miranda Feliciano Sociedade de Advogados, de Embu das Artes (SP), certificou-se em dois meses e 13 dias após o início da consultoria da Templum Consultoria Online e implementação da ISO 9001. A auditora líder da QMS, Elsimar Barros, foi quem fez a auditoria do Miranda Feliciano. “A auditoria foi muito tranquila […]


O escritório de advocacia Miranda Feliciano Sociedade de Advogados, de Embu das Artes (SP), certificou-se em dois meses e 13 dias após o início da consultoria da Templum Consultoria Online e implementação da ISO 9001.

A auditora líder da QMS, Elsimar Barros, foi quem fez a auditoria do Miranda Feliciano. “A auditoria foi muito tranquila e foi a melhor que eu já fiz. Parabenizo a equipe da Templum, pois a Miranda Feliciano foi certificada sem nenhuma observação ou recomendação de melhoria”, afirma ela. “Sugiro a participação da empresa em Prêmios de Sistema de Gestão da Qualidade, pois os processos acontecem muito bem”.

O que a auditora viu de positivo nos processos e sistema de gestão do escritório foi a integridade do sistema de gestão, totalmente aderente aos requisitos da ISO 9001. “Pude evidenciar todos os princípios da qualidade”, acrescenta.

Tais princípios são raros de serem encontrados. “É raro ver funcionários com conhecimento dos procedimentos e, no Miranda, a empresa fazia tudo certo. Embora não tivesse necessidade, sugeriram que eu conversasse com cada funcionário para constatar que todos conheciam os processos”, surpreende-se a auditora.

Os princípios da qualidade devem fazer parte da cultura da organização

As não conformidades ou problemas que geralmente são constatadas como em escritórios de advocacia têm relação aos requisitos da norma, e geralmente os apontamentos ficam pautados em controle de registros e avaliação de fornecedores.

Para ela, o interessante para qualquer empresa é que os princípios da norma façam parte da cultura da organização: “A política no Miranda foi bem definida e estruturada, as ações foram baseadas em indicadores e dados. A empresa também faz avaliação dos funcionários a cada três meses, realiza treinamentos semanais sobre oportunidades e problemas, entre outras ações”.

“Já fiz auditoria em quatro clientes da Templum e o que eu percebi é que a consultoria deu uma ótima base e as ferramentas para o sucesso e a certificação da empresa”, diz Elsimar.

Apesar das facilidades que a consultoria oferece, a auditora garante: “O líder da empresa é quem deve acreditar na implementação para fazer acontecer.”