Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Benefícios da ISO 14001 em empresas de Ecoturismo

A norma ISO 14001:2004 define meio ambiente como: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações”. Ou seja, uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes. O meio […]


A norma ISO 14001:2004 define meio ambiente como: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações”. Ou seja, uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes.

O meio ambiente é a base do Ecoturismo, um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

É uma atividade que não envolve somente a utilização dos recursos naturais como uma proposta pedagógica e de lazer, ou seja, não é somente levar os alunos-turistas e ecoturistas para um lugar natural e conservado, para que possam admirar de forma mais próxima as belezas naturais e interagir com as mesmas. Envolve também a conservação daquele ambiente natural, na busca da sustentabilidade.

Uma forma de comprovar a sustentabilidade do negócio é implantando um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2004.

Uma empresa de Ecoturismo que adota um sistema de gestão ambiental garante que seu negócio respeita o meio ambiente, atraindo um novo nicho de clientes que está disposto a pagar até 30% a mais para contribuir com a preservação local visitado. Além de reduzir os impactos ao meio ambiente, reduz custos, aumenta a organização da empresa, aumenta a satisfação do cliente e tem acesso diferenciado á linhas de crédito.

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque