Benefícios da ISO 14001 em empresas de Ecoturismo
A norma ISO 14001:2004 define meio ambiente como: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações”. Ou seja, uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes. O meio […]
A norma ISO 14001:2004 define meio ambiente como: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações”. Ou seja, uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes.
O meio ambiente é a base do Ecoturismo, um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.
É uma atividade que não envolve somente a utilização dos recursos naturais como uma proposta pedagógica e de lazer, ou seja, não é somente levar os alunos-turistas e ecoturistas para um lugar natural e conservado, para que possam admirar de forma mais próxima as belezas naturais e interagir com as mesmas. Envolve também a conservação daquele ambiente natural, na busca da sustentabilidade.
Uma forma de comprovar a sustentabilidade do negócio é implantando um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2004.
Uma empresa de Ecoturismo que adota um sistema de gestão ambiental garante que seu negócio respeita o meio ambiente, atraindo um novo nicho de clientes que está disposto a pagar até 30% a mais para contribuir com a preservação local visitado. Além de reduzir os impactos ao meio ambiente, reduz custos, aumenta a organização da empresa, aumenta a satisfação do cliente e tem acesso diferenciado á linhas de crédito.
Daniela Albuquerque
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Últimos posts por Daniela Albuquerque (exibir todos)
- Atualização PBQP-H 2018: tudo o que você precisa saber - 31 de janeiro de 2019
- Ação de Correção e Ação Corretiva! Qual a diferença? - 15 de maio de 2018
- O que são stakeholders e como eles impactam o planejamento estratégico do negócio - 11 de maio de 2018