Igor Furniel
Por Igor Furniel

Começar agora ou deixar para 2016?

Muitos empresários têm me procurado com uma questão intrigante: Começar um projeto agora ou deixar para 2016? Meu pensamento sobre este assunto é o seguinte:


Acredito que o final do ano é uma boa data para começar projetos, em geral nesta época do ano muita gente entra no modo stand by se permitindo procrastinar mais do que o normal, colocando a culpa no calendário. Outros gastam um tempo enorme fazendo análises e mais análises dos números gerados ao longo do ano, o que, na minha opinião, se assemelha muito ao trabalho do legista fazendo autópsias. Diante da atual conjuntura econômica de nosso país e da conjuntura financeira da maior parte das empresas brasileiras o melhor negócio a fazer é olhar para frente, antever ao máximo o que vem por ai e colocar seus projetos para rodar logo!

 

Começar um projeto agora é inteligente. Até o final de dezembro você tem tempo de amadurecer suas ideias, convencer pessoas, colocar coisas em prática e ajustar os principais pontos de seu projeto, seja ele qual for. Assim você começará o próximo ano com tudo ou quase tudo resolvido. Enquanto a maioria começa a pensar no que fazer la para o dia 5 de janeiro, você estará colhendo frutos, ou na pior das hipóteses estará um tanto quanto adiantado.

 

Casos reais. Semanalmente dezenas de empresas iniciam a implementação de seus sistemas de gestão da qualidade ISO 9001:2015. O mais legal para estas empresas que começam agora é que em nossa consultoria a primeira etapa deste processo é uma boa dose de planejamento estratégico, a empresa que passa por isso tem a oportunidade de criar ou revalidar seu propósito, missão, visão, valores, análises de ponto forte, fraco, ameaças, oportunidades, além de mapear e detalhar seus processos sempre pensando em riscos e oportunidades. Vou deixar registrado aqui algumas destas empresas que não deixaram para amanhã o que pode ser feito hoje: Akaroa Confecções, CRPRINT INFORMATICA, Dicon Contabilidade, ENGEDAM ENGENHARIA E CONSTRUCOES, FINANSEG, INTERLAB, L K P PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICOS LTDA.

 

Dica de ouro.  Pessoas precisam de algo bom para seguir. É muito mais fácil fazer parte de algo bacana do que criar algo bacana. Se você têm um projeto bacana coloque-o em prática agora, conquiste seguidores e comece 2016 com força total!

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel