alavancar sua empresa
Letícia Barrantes
Por Letícia Barrantes

Como alavancar a sua pequena empresa com Mapeamento de Processos

5.0 05 Muitas são as barreiras encontradas pelas pequenas empresas quando buscam crescimento no Brasil. Os pequenos empreendedores se deparam com questões como: falta de pessoal, falta de recursos para investir e falta de infraestrutura e, com isso, não sabem como alavancar a sua empresa. O mapeamento de processos pode ajudar… Contudo nada disso é […]


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Muitas são as barreiras encontradas pelas pequenas empresas quando buscam crescimento no Brasil. Os pequenos empreendedores se deparam com questões como: falta de pessoal, falta de recursos para investir e falta de infraestrutura e, com isso, não sabem como alavancar a sua empresa. O mapeamento de processos pode ajudar…

Contudo nada disso é impeditivo, tendo uma boa gestão interna qualquer empresa pode estruturar o que possui alavancando seus negócios e multiplicando seus recursos.

De acordo com o SEBRAE, 50% das empresas fecham hoje no Brasil nos primeiros 4 anos por falta de organização! E organizar é criar uma “estrutura regular das partes”. Tendo as partes estruturadas, teremos o todo organizado!

Quando isso não ocorre, diversas são as situações de desvio e retrabalho dentro das empresas. Pense:

  • Você já se deparou com uma conta paga fora do prazo pois o responsável ou prazo não estavam bem definidos?
  • Já entregou um produto não conforme para seu cliente porque ele não foi bem testado?
  • Já teve a sua produção parada por falta de material no estoque?
  • Ou ainda, já perdeu uma nova venda por não entender exatamente o que seu potencial cliente esperava de você?

Agora pense como seria se você soubesse exatamente quem é seu público alvo e como deve atingi-lo. Gerada uma oportunidade de negócio você faz a sua apresentação comercial usando um material consistente e capta exatamente o que seu cliente espera de você por meio de um formulário previamente preparado com todos os itens importantes para a prestação do seu serviço ou manufatura do seu produto.

Em seguida, você elabora uma proposta que detalha todos os recursos necessários para aquela entrega mostrando domínio e experiência sobre seu próprio negócio. Mostra quanto tempo vai levar, quais os equipamentos importantes, a mão-de-obra necessária e quais os custos de material, por exemplo. Tudo sempre embasado em um cálculo estruturado já determinado pela realidade do mercado na sua tabela interna de preços. A composição desta proposta técnica é enviada formalmente e em um formulário padronizado ao seu cliente.

Negociações ocorrem e em todas, seu atendimento ou da pessoa responsável permanece profissional e embasado nos registros já feitos daquela negociação. Qual a chance de você não vencer essa disputa?

Você recebe então um aceite formal por e-mail e com base em todas as informações combinadas utiliza o seu formulário padrão de contratos para personalizar o documento com as informações do seu mais novo parceiro. Sucesso na primeira parte!

As partes do processo, porém, continuam e se interligam. A principal saída da parte comercial será a principal entrada para a sua produção ou para o início da sua prestação de serviço e esse fluxo de material e informações segue por todas as áreas da sua empresa, as quais precisam do mesmo padrão de controle, registro e acompanhamento.

E aí, ainda tem dúvidas que a organização é o trampolim dos seus negócios? Enxergar é a forma que você tem de alavancar sua empresa. Em uma empresa, organizar é estruturar os processos regularmente, o que chamamos tecnicamente de Mapeamento de Processos. Vamos começar?