Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Como fazer campanhas de comunicação para gerar engajamento nos colaboradores

Se antigamente as empresas conseguiam o engajamento de seus colaboradores somente por meio do pagamento de bons salários, este cenário mudou nos últimos anos. A palavra do momento é engajamento! As pessoas precisam se sentir parte de um propósito. Como conseguir isso? Uma boa estratégia de gestão de pessoas, que envolve excelentes condições de trabalho, boa remuneração, plano de carreira, diálogo aberto entre a empresa e as pessoas, entre outros fatores, ajuda muito.


Quando vamos para o campo da comunicação, as campanhas de sensibilização cumprem um papel importante. Por meio delas é possível fazer com que as pessoas sejam impactadas com os propósitos e se sintam convidadas a se engajar.

Elaborando uma campanha poderosa para gerar engajamento!

Pensando nisso, preparamos este guia com alguns passos para fazer campanha de sensibilização:

#1º passo: O mote – encontre o propósito a ser comunicado

Vamos pensar no seguinte objetivo: você precisa fazer com que os vendedores atinjam uma meta de vendas que eles consideram muito alta. Se há condições para atingir esta meta, talvez você só precise motivar a equipe a arregaçar as mangas. Nós sabemos, impor não é um bom caminho.

Então, você precisa estabelecer este propósito e torná-lo um mote, um “grito de guerra”. Todas as ações da campanha irão girar em torno deste mote. Ele deve ter um apelo emocional, ser a junção de palavras que tenham significado para a equipe de vendas.

#2º passo: Conteúdo – saiba o que dizer e como dizer

O conteúdo de uma campanha de sensibilização é o que a empresa quer comunicar. Não esqueça do apelo emocional. Dose as mensagens para que elas não pareçam piegas ou sensacionalistas e nem literais demais. Insira bossa nas mensagens, use figuras de linguagem, metáforas. A redação publicitária é a que mais se encaixa neste formato de comunicação.

Não esqueça: saiba exatamente a mensagem que você precisa passar e pense em formas inteligentes e inspiradoras de transmiti-la.

#3º passo: Visual – capriche na produção das peças

Você pode trabalhar com comunicado via e-mail, banner na intranet, cartazes no escritório, brindes e outros artefatos a serem entregues aos vendedores, outdoor, vídeos, mensagens SMS… Enfim, a criatividade não tem limites quando se trata de uma campanha de sensibilização. Contudo, capriche no visual destas peças. O ideal é contratar uma empresa especializada em design gráfico ou um profissional com este conhecimento.

As pessoas gostam de ver coisas bonitas, bem elaboradas. Além disso, um bom profissional de design saberá fazer a combinação de cores e outros elementos visuais que despertem as emoções certas.

#4º passo: Elemento surpresa: faça ações diferenciadas

Sair da rotina maçante do dia a dia corporativo é sempre motivador. Insira na sua campanha alguma ação diferenciada, que seja inusitado para sua equipe. Você pode chamar um palestrante, promover um coquetel, surpreender a todos com um vídeo gravado pelo presidente da empresa… As possibilidades são muitas. Faça algo diferente.

Dica final!

Gerar o engajamento dos colaboradores não é uma tarefa simples! Aqui na Templum nós já ajudamos diversas organizações a implementar sistemas de gestão e um ponto que gera muita discussão é como fazer as pessoas vestirem a  camisa durante um processo de implementação.

Pensando nisso, Igor Furniel escreveu um artigo, onde ele deixa dicas de como engajar colaboradores. As dicas fornecidas podem ajudar você nesta árdua tarefa.

Quer saber mais, acesse: Como engajar colaboradores? 

Outra dica extra para alcançar um alto nível de engajamento de seu time é por meio da ISO 9001:2015. Através da ISO 9001:2015 uma organização pode estabelecer um sistema de gestão com foco, principalmente no engajamento dos colaboradores. Para lhe dar mais detalhes sobre o assunto, deixarei aqui um webinar realizado pelo presidente da ISO.

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E você? Como você sensibiliza a sua equipe para se engajar num propósito? Você gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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