ISO 9001 requisitos
Guilherme Kiellander
Por Guilherme Kiellander

ISO 9001 para escritórios de contabilidade

Este post é ideal para você que deseja aprender mais sobre o Programa de Qualidade Contábil e saber como funciona a ISO 9001 aplicada à escritórios de contabilidade.


Tempo de Leitura: 3 minutos
  1. O que é o Programa de Qualidade Contábil (PQC);
  2. O que consta no Programa de Qualidade Contábil;
  3. Por que implementar a ISO 9001 em um escritório contábil;
  4. Quanto tempo leva para implementar o Programa?;
  5. Como é feita a implementação?

O que é o Programa de Qualidade Contábil (PQC)

O Programa de Qualidade Contábil é a implementação da norma ISO 9001, a qual contém requisitos para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Seu grande foco é o cliente: atendê-lo da melhor forma possível é vital para todo o processo. Para isso, é preciso garantir a satisfação do cliente, a qualidade dos processos desde o primeiro contato até a prestação dos serviços de fato.

O programa visa:

  • Incentivar empresas a responder às pressões competitivas e aos avanços tecnológicos do mercado por meio da melhoria contínua de seus serviços e processos;
  • Identificar empresas que são comprometidas com ética, valorização da categoria, responsabilidade no relacionamento com seus clientes e com outras organizações do mercado;
  • Criar um diferencial de mercado para as organizações;
  • Desenvolver e adotar instrumentos para conscientizar o mercado e a sociedade sobre a importância dos serviços prestados pelos escritórios contábeis;
  • Estruturar e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no escritório, preparando-o para alcançar a certificação internacional ISO 9001, focado em escritórios contábeis.

A implementação atende um departamento por etapa, a fim de otimizar o processo, estruturando uma área por vez, cada uma com metas e indicadores próprios de acordo com o for traçado como objetivo.

O que consta no Programa de Qualidade Contábil

O Programa contém etapas que devem ser cumpridas a fim de organizar seu escritório de contabilidade. São processos que devem existir e estar devidamente documentados e mapeados dentro da empresa que, além de melhorar a organização e trazer diversos benefícios, como veremos mais para frente, também garantem a certificação da norma ISO 9001 para contabilidade.

Alguns dos processos mais importantes são: processo de gestão de risco, gestão de relacionamento de clientes, infraestrutura e melhoria, recursos humanos, comercial, operação e compras.

Diagnóstico para escritórios contábeis

Seu escritório está preparado para sobreviver a contabilidade online?


Por que implementar a ISO 9001 em um escritório contábil?

A ISO 9001 é mais do que uma certificação – ela implementa todo um sistema de gestão dentro da empresa, o que mapeia e organiza processos, trazendo um ganho considerável de eficiência, organização e lucro.

Um ponto importante da implementação é que você não precisa se preocupar em possuir processos e departamentos previamente existentes, não sendo, portanto, um pré-requisito para implementação. A própria implementação dos requisitos da norma garantirá que seu escritório terá processos mapeados e eficientes.

Com a implementação do Programa, seu escritório irá:

  • Conquistar novos clientes e fidelizá-los;
  • Reduzir custo operacional;
  • Recrutar, capacitar e manter bons profissionais;
  • Disseminar informações para sua equipe;
  • Elaborar processos comerciais e contratos mais claros;
  • Precificar serviços, mantendo a lucratividade e a competitividade do negócio;
  • Garantir relevância no mercado;
  • Garantir a produtividade da equipe;
  • Mitigar retrabalho;
  • Prevenir falhas, atrasos e multas decorrentes desses erros.

Quanto tempo leva para implementar o Programa?

O Programa não possui prazo mínimo de implementação. Todo o processo pode ser facilmente concluído dentro de 12 meses.

Dentro desse período, todos os processos do escritório de contabilidade serão revistos e aprimorados, estando pronto para receber o selo internacional da ISO 9001.

Após passar por todas as etapas e pontos de ajuste, haverá a auditoria para aí, então, ocorrer a certificação.

Por isso, é comum que existam contratos de mais de um ano, já que um ano será para implementação e os próximos para manutenção do certificado.

Como é feita a implementação?

A implementação do Programa de Qualidade Contábil é feita através do método de consultoria online da Templum, que utiliza um software próprio.

Todo o aprendizado acontece online, de forma simplificada e de fácil consumo, de acordo com a sua disponibilidade. Todo o processo é desenhado baseado na andragogia: o modo como adultos aprendem algo novo.

Por isso, todo o conteúdo é fracionado em vídeos curtos e didáticos, a fim de fazer com que você possa reter a informação da melhor forma e, por consequência, ter resultados melhores.

Dentro dessa plataforma, você irá passar por diversos módulos até chegar a certificação.

Primeiramente, é necessário preencher um diagnóstico inicial com dados do seu escritório como número de funcionários, quantidade de clientes, entre outros.

Este diagnóstico irá guiar todo o processo, já que as etapas que irão compor a consultoria serão de acordo com a necessidade do seu escritório.

O próximo passo é uma introdução à ISO 9001, seguindo para a análise dos processos do escritório e etapa de melhoria contínua, onde as não-conformidades serão ajustadas para seguir para a auditoria e certificação.

Mas não se engane – isso não significa que você não terá 100% de atenção do seu consultor! Você não precisará esperar a visita do consultor para tirar suas dúvidas; isso poderá ser feito através da plataforma, com nossos consultores especialistas em escritórios contábeis, sem cobranças de horas extras de atendimento e de forma ilimitada.

Quer levar seu escritório contábil à outro patamar? Entre em contato conosco e descubra como a Templum pode te ajudar!