Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

É possível implementar ISO 9001 em empresas que possuem processos realizados no cliente?

Vou contar um caso para vocês…
Certo dia entrou em contato conosco uma empresa que estava interessada em implementar ISO 9001, porém achava que não era possível, pois estava no segmento de manutenção de equipamentos eletrônicos e isso quer dizer que muitas vezes o resultado de testes e ajustes só pode ser realizado no cliente.


Até aí, tudo bem, mas a dúvida na verdade era a seguinte:

“Se a minha empresa for certificada ISO 9001 e caso seja necessário realizar testes ou ajustes nos meus clientes, posso perder o meu certificado?”

Afinal, é possível implementar a ISO 9001 em uma empresa que possui processos (ou pelo menos parte deles) realizados nos clientes?

Sim, claro que é possível e a forma de implementação não muda. O que vai mudar na verdade é a forma como você vai controlar, monitorar e gerenciar esse processos que não são realizados dentro da sua empresa.

E, ainda, se nos aprofundarmos um pouquinho mais nesse assunto, vamos perceber que uma empresa que possui atividades que não são realizadas dentro do seu ambiente só tem a ganhar com a implementação da ISO 9001.

Afinal, quantas empresas que possuem essa sistemática têm controle sobre a operação que acontece no cliente? Poucas.

Na maior parte dos casos, essas empresas não conseguem monitorar o desempenho das atividades externas por não ter processos bem desenhados e por não definirem claramente como as atividades devem ser desempenhadas.

Com a ISO 9001, você vai estabelecer metodologias especificas e controles que farão com que a sua operação externa
seja monitorada, evitando desgastes e desperdícios. Além de obter uma grande rastreabilidade do processo como um todo.

Então, se a sua empresa possui atividades que são realizadas no cliente, não perca tempo. Você verá que a implementação da ISO 9001 só trará benefícios para você e sua organização.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque