Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Conheça o cartão BNDES e saiba como obtê-lo

Ainda não utiliza o cartão BNDES? Você pode estar perdendo uma grande oportunidade de investir no crescimento da sua empresa. O cartão BNDES é uma espécie de cartão de crédito que possui como objetivo financiar investimentos de micro, pequenas e médias empresas e também do MEI – micro empreendedor individual. O cartão é oferecido pelo […]


Ainda não utiliza o cartão BNDES? Você pode estar perdendo uma grande oportunidade de investir no crescimento da sua empresa. O cartão BNDES é uma espécie de cartão de crédito que possui como objetivo financiar investimentos de micro, pequenas e médias empresas e também do MEI – micro empreendedor individual. O cartão é oferecido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e através dele sua empresa tem acesso a diversos benefícios. Conheça mais sobre o cartão e como obtê-lo:

Principais Vantagens do Cartão BNDES

O objetivo do cartão é facilitar o processo de aquisição de bens e determinados serviços pelas empresas. Os benefícios oferecidos são o crédito rotativo pré-aprovado de até 1 milhão por banco emissor, financiamento automático em até 48 meses, prestações fixas e iguais e taxa de juros atrativa e diferenciada em relação aos financiamentos comuns.

Quais empresas podem obtê-lo?

Não são todas as empresas que podem utilizar o cartão BNDES, ele é oferecido para micro, pequenas e médias empresas, que possuam faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões e estejam sediadas no Brasil. Além disso a empresa precisa estar em dia com tributos federais, FGTS e RAIS.

Para ter direito a utilização do produto é preciso estar no grupo de empresas que exercem atividades que estejam de acordo com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES. Estão excluídas desse grupo:

  • Empreendimentos relacionados a jogos de prognósticos;
  • Comércio de armas, motéis, saunas e termas;
  • Empreendimentos do setor de mineração que incorpore processo de lavra rudimentar ou garimpo
  • Empresas com atividade bancária ou financeira;
    Ações e projetos sociais contemplados com incentivos fiscais.

Como solicitar o cartão da sua empresa?

A solicitação do cartão pode ser realizada através do site do BNDES ou diretamente no banco onde sua empresa possui conta corrente. Os bancos que emitem o cartão são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

Para fazer o pedido via internet, acesse o site do BNDES, www.cartaobndes.gov.br e escolha a opção “Solicite o seu cartão BNDES”. Você deve escolher o banco que será o emissor do cartão e a bandeira desejada: Cabal, Elo, Mastercard ou Visa. Após isso, preencha a ficha de solicitação do cartão com os dados cadastrais de sua empresa.

Quais os custos?
Os custos de emissão do cartão podem variar de acordo com o banco emissor escolhido, que está autorizado a fazer a cobrança da TAC – Tarifa de Abertura de Crédito. Essa tarifa não pode exceder o valor de 2% do limite de crédito concedido.

Quanto aos custos de utilização, não existe cobrança de IOF nas operações realizadas com o cartão BNDES.

Em que utilizar o cartão BNDES?

Sua empresa pode adquirir inúmeros bens com o cartão BNDES, são mais de 140 mil itens, desde equipamentos de informática, insumos, autopeças, serviços de pesquisa e até qualificação profissional. O catálogo completo de produtos e serviços está disponível no site www.cartaobndes.gov.br.

Essa é a hora de começar a utilizar os benefícios oferecidos pelo BNDES para sua empresa. Converse com o gerente do seu banco, solicite o cartão e invista em crescimento e melhorias para sua empresa.

Sua empresa já possui o cartão BNDES? Compartilhe com a gente sua experiência nos comentários.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha