Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

Diagnóstico empresarial: Saiba como a ISO 9001 pode ajudar sua empresa

Muito se fala sobre a certificação ISO 9001 e que ela é muito boa para as empresas. Ótimo! Mas boa para o que? No texto de hoje quero explorar um pouco mais sobre este assunto e de quebra disponibilizar um diagnóstico empresarial com base na própria ISO 9001.


Se eu afirmasse para você que a ISO 9001 pode ajudar a sua empresa em assuntos, como: gestão estratégica, gestão de pessoas, gerenciamento de processos, indicadores de desempenho e entre outros assuntos ligados ao sucesso do seu negócio, você acreditaria ou não?

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade mais utilizado no mundo inteiro. Seus requisitos, fornecem importantes diretrizes para implementação de ações voltadas para a gestão da sua empresa.

Não pense que é só do ponto de vista interno! A ISO 9001 é extremamente importante para o seu negócio no mercado.

Grandes companhias buscam fazer negócio com empresas certificadas, uma vez que este sistema de gestão é sinônimo de qualidade nos produtos, serviços e processos organizacionais.

Criando uma visão prática da ISO 9001 – Diagnóstico Empresarial

Os especialistas técnicos da Templum Consultoria desenvolveram um diagnóstico com base nos requisitos da ISO 9001.

A ferramenta contém algumas categorias de perguntas de temas que serão vistos no processo de implementação da ISO 9001. *No final do texto disponibilizei o diagnóstico para download.

Este diagnóstico é ótimo para saber os principais pontos fortes e quais os pontos de melhoria que a certificação trará ao seu negócio. Vejamos quais pontos serão tratados no diagnóstico:

# 1° Gestão Estratégica

A gestão estratégica na ISO 9001 diz respeito à identidade e grandeza de uma organização.

Em suma, o processo de gestão e planejamento estratégico remete à forma como a empresa é dirigida e para onde todos os esforços e recursos devem ser direcionados para alcançar os objetivos centrais do seu negócio.

O planejamento estratégico é o momento ideal para definir claramente onde sua organização pode chegar.

# 2° Liderança

Liderança está intimamente ligada ao alcance dos objetivos centrais da sua organização.

Os líderes são responsáveis por ditar o ritmo e o caminho a ser seguido pela organização. Há quem afirme que nenhuma empresa é maior ou melhor do que seus líderes permitem.

Apontar com clareza o propósito e direcionamento, criar condições ideais para o engajamento de todos, são algumas das atribuições dos líderes comprometidos com os resultados.

Diferente de outras versões anteriores da ISO 9001, agora a responsabilidade do sistema de gestão é compartilhada e não mais centralizada.

Agora, para conquistar a almejada certificação todos precisam se envolver e participar ativamente para garantir um processo coeso, com qualidade.

# 3° Processos Organizacionais

Gerenciar sua organização com base em processos é a melhor forma de garantir produtos e serviços que satisfaçam o cliente.

O conhecimento completo dos processos ajuda na identificação das entradas e saídas e como garantir os resultados almejados.

A ISO 9001, através da Abordagem de processos, pode ser um ótimo start para conhecer a fundo os processos de sua organização. 

# 4° Gestão de Pessoas

Não existe sucesso empresarial, nem qualidade  sem pessoas capacitadas e comprometidas com os propósitos organizacionais. Sempre podemos potencializar a gestão de pessoas em uma empresa.

Problemas como falhas humanas em atividades, profissionais sem capacitação e escassez de conhecimento na condução dos processos podem ser corrigidos com a implementação de um sistema de gestão da qualidade.

# 5° Foco no Cliente

Os clientes são a razão de existir de uma empresa, são eles que impulsionam o negócio.

A ISO 9001 é uma excelente oportunidade para aprimorar a forma de monitorar e gerenciar relação da empresa com seu cliente.

Não conhecer o que o consumidor quer, como ele age/pensa e como fidelizar sua relação com ele, pode ser um problema crônico com consequências na receita futura da organização.

# 6° Gestão Operacional

Gestão operacional é o coração de sua empresa, diz respeito à forma como ela funciona no dia-a-dia, tanto no planejamento das atividade quanto na sua execução.

Um erro muito comum sobre gestão operacional é restringir o assunto a produção do produto/serviço.

A implementação da ISO 9001 deixa claro que a gestão operacional engloba todos os tipos de atividades realizadas pela organização, seja uma rotina comercial ou uma atividade direcionada ao negócio central da empresa.

# 7° Gestão de Resultados

A ISO 9001 fará sua empresa criar uma rotina de gerenciamento de indicadores e índices de monitoramento.

Desta forma, você poderá acompanhar se está alcançando os resultados pretendidos. Conseguirá migrar de uma gestão empírica, com decisões baseadas no feeling para decisões com base em dados e informações.

Download - Diagnóstico Empresarial ISO 9001

Faça agora e conheça as oportunidades de melhoria que a ISO 9001 trará em sua empresa!


Download

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)