Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Documentos Importantes

Como saber quais documentos são importantes para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de cada empresa? Os documentos da qualidade são documentos que orientam e determinam como os processos da empresa devem ser conduzidos, de forma a manter as disposições planejadas. Para nos ajudar, a ABNT NBR ISO 9000:2005 define que: 2.7.2 Tipos de documentos usados […]


Como saber quais documentos são importantes para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de cada empresa?

Os documentos da qualidade são documentos que orientam e determinam como os processos da empresa devem ser conduzidos, de forma a manter as disposições planejadas.

Para nos ajudar, a ABNT NBR ISO 9000:2005 define que:

2.7.2 Tipos de documentos usados em sistemas de gestão da qualidade

Os seguintes tipos de documentos são usados em sistemas de gestão da qualidade:

a) documentos que fornecem informações consistentes, tanto internamente como externamente, sobre o sistema de gestão da qualidade da organização; tais documentos são referidos como manuais da qualidade;

b) documentos que descrevem como o sistema de gestão da qualidade é aplicado em um projeto, contrato ou produto específico; tais documentos são referidos como planos da qualidade;

c) documentos que estabelecem requisitos; tais documentos são referidos como especificações;

d) documentos que estabelecem recomendações ou sugestões; tais documentos são referidos como diretrizes;

e) documentos que fornecem informações sobre como realizar atividades e processos de forma consistente; tais documentos podem incluir procedimentos documentados, instruções de trabalho e desenhos;

f) documentos que fornecem evidência objetiva de atividades realizadas ou de resultados alcançados; tais documentos são referidos como registros.

Cabe a cada organização determinar a extensão da documentação necessária e os meios a serem utilizados. Pois isto depende de diversos fatores como:

  • tamanho e tipo da organização;
  • complexidade e interação dos processos;
  • complexidade dos produtos;
  • requisitos do cliente;
  • requisitos regulamentares aplicáveis.

Então, mãos a obra!

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque